/

Nem os aparelhos da Apple escaparam aos terríveis Meltdown e Spectre

A Apple confirmou que todos os iPhones, iPads e Macs estão a ser afetados por duas grandes falhas nos chips – Meltdown e Spectre – que podem permitir a hackers informáticos roubar dados.

“Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afetados mas, neste momento, não são conhecidas formas de explorar estas falhas que estejam a afetar clientes. Estas questões aplicam-se a todos os processadores modernos e afetam quase todos os dispositivos de computação e sistemas operacionais”, informou a Apple, citada pela BBC.

No entanto, a gigante tecnológica recomenda aos seus clientes para descarregarem softwares apenas em fontes confiáveis de forma a evitar “aplicações maliciosas”.

As falhas Meltdown e Spectre foram encontradas em muitas modernas unidades de processamento dos computadores, os chamados michochips, fabricados pela Intel, ARM e AMD, empresas que, no conjunto, fornecem quase todo o mercado de computadores.

Segundo a BBC, a Apple informa que já lançou atualizações de software contra a Meltdown nos últimos iPhones e iPads – o iOS 11.2 – e nos Mac e iMacs – com o macOS 10.13.2. Nos próximos dias, a empresa vai lançar também uma atualização para o navegador Safari, de forma a prevenir problemas relacionados com a Spectre.

De acordo com a mesma nota, a Apple garante que o Apple Watch não foi afetado.

Entretanto, a Google e a Microsoft também avisaram em comunicado quais são os produtos afetados por estes bugs e lançaram atualizações para prevenir ataques contra os seus sistemas Android.

A Google diz que os seus telefones Android estão protegidos caso os utilizadores tenham atualizado os aparelhos com as últimas atualizações de segurança e a Microsoft já lançou soluções para muitos dos seus serviços.

Segundo o site Hipertextual, estas duas falhas já estão a ser consideradas “das vulnerabilidades mais graves da história da computação”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.