Nem os aparelhos da Apple escaparam aos terríveis Meltdown e Spectre

A Apple confirmou que todos os iPhones, iPads e Macs estão a ser afetados por duas grandes falhas nos chips – Meltdown e Spectre – que podem permitir a hackers informáticos roubar dados.

“Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afetados mas, neste momento, não são conhecidas formas de explorar estas falhas que estejam a afetar clientes. Estas questões aplicam-se a todos os processadores modernos e afetam quase todos os dispositivos de computação e sistemas operacionais”, informou a Apple, citada pela BBC.

No entanto, a gigante tecnológica recomenda aos seus clientes para descarregarem softwares apenas em fontes confiáveis de forma a evitar “aplicações maliciosas”.

As falhas Meltdown e Spectre foram encontradas em muitas modernas unidades de processamento dos computadores, os chamados michochips, fabricados pela Intel, ARM e AMD, empresas que, no conjunto, fornecem quase todo o mercado de computadores.

Segundo a BBC, a Apple informa que já lançou atualizações de software contra a Meltdown nos últimos iPhones e iPads – o iOS 11.2 – e nos Mac e iMacs – com o macOS 10.13.2. Nos próximos dias, a empresa vai lançar também uma atualização para o navegador Safari, de forma a prevenir problemas relacionados com a Spectre.

De acordo com a mesma nota, a Apple garante que o Apple Watch não foi afetado.

Entretanto, a Google e a Microsoft também avisaram em comunicado quais são os produtos afetados por estes bugs e lançaram atualizações para prevenir ataques contra os seus sistemas Android.

A Google diz que os seus telefones Android estão protegidos caso os utilizadores tenham atualizado os aparelhos com as últimas atualizações de segurança e a Microsoft já lançou soluções para muitos dos seus serviços.

Segundo o site Hipertextual, estas duas falhas já estão a ser consideradas “das vulnerabilidades mais graves da história da computação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …

Transportes públicos são "ponto nevrálgico" da transmissão da covid-19

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19. "Os transportes públicos …