Nem os aparelhos da Apple escaparam aos terríveis Meltdown e Spectre

A Apple confirmou que todos os iPhones, iPads e Macs estão a ser afetados por duas grandes falhas nos chips – Meltdown e Spectre – que podem permitir a hackers informáticos roubar dados.

“Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afetados mas, neste momento, não são conhecidas formas de explorar estas falhas que estejam a afetar clientes. Estas questões aplicam-se a todos os processadores modernos e afetam quase todos os dispositivos de computação e sistemas operacionais”, informou a Apple, citada pela BBC.

No entanto, a gigante tecnológica recomenda aos seus clientes para descarregarem softwares apenas em fontes confiáveis de forma a evitar “aplicações maliciosas”.

As falhas Meltdown e Spectre foram encontradas em muitas modernas unidades de processamento dos computadores, os chamados michochips, fabricados pela Intel, ARM e AMD, empresas que, no conjunto, fornecem quase todo o mercado de computadores.

Segundo a BBC, a Apple informa que já lançou atualizações de software contra a Meltdown nos últimos iPhones e iPads – o iOS 11.2 – e nos Mac e iMacs – com o macOS 10.13.2. Nos próximos dias, a empresa vai lançar também uma atualização para o navegador Safari, de forma a prevenir problemas relacionados com a Spectre.

De acordo com a mesma nota, a Apple garante que o Apple Watch não foi afetado.

Entretanto, a Google e a Microsoft também avisaram em comunicado quais são os produtos afetados por estes bugs e lançaram atualizações para prevenir ataques contra os seus sistemas Android.

A Google diz que os seus telefones Android estão protegidos caso os utilizadores tenham atualizado os aparelhos com as últimas atualizações de segurança e a Microsoft já lançou soluções para muitos dos seus serviços.

Segundo o site Hipertextual, estas duas falhas já estão a ser consideradas “das vulnerabilidades mais graves da história da computação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …