/

Apple quer que a almofada esteja de olho em nós enquanto dormimos

A Apple comprou uma nova patente para uma tecnologia que monitoriza os nossos sinais vitais enquanto dormimos. Os resultados poderão ser vistos no telemóvel ou num smart watch.

Uma almofada com uma tecnologia capaz de monitorizar a nossa respiração, batimento cardíaco, qualidade de sono e outros tipos de sinais vitais pode tornar-se uma realidade. Segundo o Patently Apple, que dá a conhecer as patentes da marca, a Apple registou o pedido de patente para esta tecnologia.

A nova invenção da Apple, que poderá ser usada também sob a forma de um sensor colocado debaixo do colchão, seria também útil para acompanhar problemas de saúde crónicos de pacientes, de uma maneira menos invasiva.

Depois de recolhidos, os dados serão transmitidos para um processador que calcula o status de saúde “em comparação com um paciente ou população relacionada”. Ou seja, a tecnologia pode detetar algum problema com os sinais vitais que se possa revelar preocupante.

Com recurso a um telemóvel, e caso haja algum problema de saúde, poderão ser enviados alertas a profissionais médicos a dar a conhecer o ponto de situação do paciente. Esta invenção poderá então ser útil para melhorar o acompanhamento médico à distância.

Segundo o ZDNet, este pedido de patente surge cerca de dois anos depois da Apple adquirir a Beddit, uma empresa de rastreio de sono. Já o Apple Watch tem a funcionalidade de eletrocardiograma que permite aos utilizadores monitorizar os seus batimentos cardíacos.

O produto poderá também levantar questões em relação à privacidade dos dados dos clientes, uma vez que o dispositivo permite guardar registo de vários sinais vitais e da condição médica de todos os seus utilizadores.

Ainda não há informações de quando é que o produto estará pronto para ser comercializado, nem do preço que a Apple pensa cobrar pela nova tecnologia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.