Apple quer que a almofada esteja de olho em nós enquanto dormimos

A Apple comprou uma nova patente para uma tecnologia que monitoriza os nossos sinais vitais enquanto dormimos. Os resultados poderão ser vistos no telemóvel ou num smart watch.

Uma almofada com uma tecnologia capaz de monitorizar a nossa respiração, batimento cardíaco, qualidade de sono e outros tipos de sinais vitais pode tornar-se uma realidade. Segundo o Patently Apple, que dá a conhecer as patentes da marca, a Apple registou o pedido de patente para esta tecnologia.

A nova invenção da Apple, que poderá ser usada também sob a forma de um sensor colocado debaixo do colchão, seria também útil para acompanhar problemas de saúde crónicos de pacientes, de uma maneira menos invasiva.

Depois de recolhidos, os dados serão transmitidos para um processador que calcula o status de saúde “em comparação com um paciente ou população relacionada”. Ou seja, a tecnologia pode detetar algum problema com os sinais vitais que se possa revelar preocupante.

Com recurso a um telemóvel, e caso haja algum problema de saúde, poderão ser enviados alertas a profissionais médicos a dar a conhecer o ponto de situação do paciente. Esta invenção poderá então ser útil para melhorar o acompanhamento médico à distância.

Segundo o ZDNet, este pedido de patente surge cerca de dois anos depois da Apple adquirir a Beddit, uma empresa de rastreio de sono. Já o Apple Watch tem a funcionalidade de eletrocardiograma que permite aos utilizadores monitorizar os seus batimentos cardíacos.

O produto poderá também levantar questões em relação à privacidade dos dados dos clientes, uma vez que o dispositivo permite guardar registo de vários sinais vitais e da condição médica de todos os seus utilizadores.

Ainda não há informações de quando é que o produto estará pronto para ser comercializado, nem do preço que a Apple pensa cobrar pela nova tecnologia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …