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Governo dá 4 mil euros para a compra de um carro elétrico

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Começa hoje o processo de incentivos à compra de veículos elétricos. Pacote tem um total de 10 milhões de euros.

Demorou, mas foi aprovado: a partir de hoje está em vigor o pacote de incentivos do Estado à compra de veículos elétricos em 2023.

Há seis anos que o Estado dá apoio à compra de eléctricos e o despacho costuma ser publicado no primeiro trimestre, ou em Abril.

Desta vez o documento foi publicado no dia 3 de Maio, pelo ministério do Ambiente.

O pacote total do Fundo Ambiental é de 10 milhões de euros, tal como no ano passado, lembra o portal Eco.

A ideia é incentivar os portugueses a comprar carros com emissões de dióxido de carbono baixas ou nulas e abrange também motos e bicicletas.

Para quem comprar um carro ligeiro de passageiros eléctrico, o incentivo é de 4 mil euros. O carro tem de custar, no máximo, 62.500 euros. O apoio ascende a 6 mil euros no caso de ligeiros de mercadorias.

Nas bicicletas eléctricas para uso citadino, o Estado paga metade (no máximo de 500 euros). Nas bicicletas citadinas convencionais, o Estado paga 20%, até ao máximo de 100 euros.

Nas bicicletas de carga também paga metade, até ao máximo de 1.500 euros em bicicletas com assistência eléctrica e de 1.000 euros sem assistência eléctrica.

Para motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, o incentivo é igual ao de bicicletas eléctricas para uso citadino: metade do valor, até 500 euros.

Este pacote também prevê a instalação de postos de carregamento privativos em condomínios, com ajuda de 80% no valor do equipamento, até ao máximo de 800 euros. Este incentivo está limitado a um carregador por condómino, até ao limite de 10 carregadores por condomínio.

A atribuição de incentivos, lê-se no despacho, é “condicionada à verificação da elegibilidade dos pedidos” e aos respectivos limites; as candidaturas são ordenadas por data de entrega.

Os pedidos devem ser submetidos até ao dia 30 de Novembro deste ano – sendo que quem se candidatou já desde Janeiro ganha prioridade.

ZAP //

7 Comments

    • Vão mas enterrar-se em dividas de Créditos e depois além do carro Perdem a casa, num Pais como Portugal cada vez se vê mais carros Novos com menos de 6 anos, depois queixam-se que ficam sem casas

      • Desde que tenham carros…querem lá saber das casas. O que interessa é fazer figura.

  1. O carro mais barato é o Citroën AMI (desde 7790 €), mas tem apenas 6 kW de potência do motor elétrico e 40 Nm de binário que se esbate em torno dos 30-35 km/h e não passa dos 45 km/h. Depois vem o Renault Twizy E-TECH (desde 13.005 €). Um quadriciclo, que mais parece um carro de criança, com motor de apenas 17 cv de potência e autonomia para 70 km. A seguir é tudo de 20000€ para cima. Como é que 4 mil euros de ajuda do Estado dá para comprar um carro elétrico “sem ser de brinquedo”? Estão a brincar, só pode!

  2. Isto não faz muito sentido:
    Este incentivo está limitado a um carregador por condómino, até ao limite de 10 carregadores por condomínio

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