Apoio aos pais vai ser mantido mesmo depois da reabertura das creches

O apoio monetário do Estado às famílias será mantido mesmo depois de as creches reabrirem, que está previsto acontecer na segunda-feira, dia 18 de maio.

A garantia foi feita pelo primeiro-ministro, António Costa, na manhã desta quinta-feira, durante uma visita à creche Maria Monserrate, em Lisboa.

Durante a visita, o primeiro-ministro garantiu que o apoio monetário aos pais será mantido mesmo após a reabertura das creches na próxima segunda-feira. “É fundamental que tudo decorra com maior segurança”, disse António Costa, citado pela revista Sábado.

A ministra do Trabalho, Solideriedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que acompanhou o primeiro-ministro na visita, disse que já foram feitos mais de 15 mil testes à covid-19 aos funcionários das creches.

Ao todo, são 19 mil funcionários. António Costa disse que, na segunda-feira, “estará tudo testado”.

De acordo com o semanário Expresso, apesar das dúvidas de pais e educadores quanto à reabertura da creches, António Costa explicou que, após ter sido dado tempo para “um esforço de adaptação das instituições” e após o Governo ter decidido manter os apoios para os pais que prefiram manter as crianças em casa ou apenas as deixar nas creches durante pequenos períodos, considera estarem garantidas as condições de “maior conforto e segurança para familiares e funcionários”.

Ana Mendes Godinho disse, na quarta-feira, que o grande objetivo “é isolar os casos positivos que existam, para que a reabertura das creches seja feita com o máximo de segurança e de cautela, e com a implementação das medidas de prevenção necessárias”.

“A maioria das crianças não vai regressar”

A maioria das crianças não vai regressar à creche na próxima semana, havendo mesmo instituições que não receberão ninguém, mas serão obrigadas a reabrir na mesma, de acordo com a Associação de Creches e de Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP).

“A maioria das creches vai receber cinco ou seis crianças e alguns estabelecimentos já sabem que não vão ter ninguém”, disse, à agência Lusa, Susana Batista, presidente da ACPEEP.

Segundo Susana Batista, “serão poucas as creches que terão meia dúzia de crianças”.

Para a ACPEEP, a reabertura a partir de 18 de maio levanta graves consequências financeiras para as instituições. As instituições que irão abrir sem crianças ou com poucas obrigam ao regresso dos trabalhadores e, consequentemente, à reavaliação das mensalidades pagas pelos pais.

Quando as creches estiveram encerradas, as instituições baixaram as mensalidades. Agora, o valor terá de voltar a subir, mas “os pais não querem aceitar a opção de voltar a pagar a mensalidade completa”.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, na quarta-feira, o documento final com regras para a reabertura das creches e do ensino pré-escolar. Na próxima sexta, o Conselho de Ministros vai decidir o que abre mesmo segunda e reavaliar também o que já foi aberto.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …