Apoio aos pais vai ser mantido mesmo depois da reabertura das creches

O apoio monetário do Estado às famílias será mantido mesmo depois de as creches reabrirem, que está previsto acontecer na segunda-feira, dia 18 de maio.

A garantia foi feita pelo primeiro-ministro, António Costa, na manhã desta quinta-feira, durante uma visita à creche Maria Monserrate, em Lisboa.

Durante a visita, o primeiro-ministro garantiu que o apoio monetário aos pais será mantido mesmo após a reabertura das creches na próxima segunda-feira. “É fundamental que tudo decorra com maior segurança”, disse António Costa, citado pela revista Sábado.

A ministra do Trabalho, Solideriedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que acompanhou o primeiro-ministro na visita, disse que já foram feitos mais de 15 mil testes à covid-19 aos funcionários das creches.

Ao todo, são 19 mil funcionários. António Costa disse que, na segunda-feira, “estará tudo testado”.

De acordo com o semanário Expresso, apesar das dúvidas de pais e educadores quanto à reabertura da creches, António Costa explicou que, após ter sido dado tempo para “um esforço de adaptação das instituições” e após o Governo ter decidido manter os apoios para os pais que prefiram manter as crianças em casa ou apenas as deixar nas creches durante pequenos períodos, considera estarem garantidas as condições de “maior conforto e segurança para familiares e funcionários”.

Ana Mendes Godinho disse, na quarta-feira, que o grande objetivo “é isolar os casos positivos que existam, para que a reabertura das creches seja feita com o máximo de segurança e de cautela, e com a implementação das medidas de prevenção necessárias”.

“A maioria das crianças não vai regressar”

A maioria das crianças não vai regressar à creche na próxima semana, havendo mesmo instituições que não receberão ninguém, mas serão obrigadas a reabrir na mesma, de acordo com a Associação de Creches e de Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP).

“A maioria das creches vai receber cinco ou seis crianças e alguns estabelecimentos já sabem que não vão ter ninguém”, disse, à agência Lusa, Susana Batista, presidente da ACPEEP.

Segundo Susana Batista, “serão poucas as creches que terão meia dúzia de crianças”.

Para a ACPEEP, a reabertura a partir de 18 de maio levanta graves consequências financeiras para as instituições. As instituições que irão abrir sem crianças ou com poucas obrigam ao regresso dos trabalhadores e, consequentemente, à reavaliação das mensalidades pagas pelos pais.

Quando as creches estiveram encerradas, as instituições baixaram as mensalidades. Agora, o valor terá de voltar a subir, mas “os pais não querem aceitar a opção de voltar a pagar a mensalidade completa”.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, na quarta-feira, o documento final com regras para a reabertura das creches e do ensino pré-escolar. Na próxima sexta, o Conselho de Ministros vai decidir o que abre mesmo segunda e reavaliar também o que já foi aberto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …