/

Após chumbo do TC, apoio para independentes pode ser mais baixo

António Cotrim / Lusa

Os apoios à redução de atividades dos independentes do setor da cultura, do turismo, dos eventos e do espetáculo podem vir a ser mais baixos dos que os atribuídos em maio.

O Jornal de Negócios avança que os apoios à redução de atividade a que os independentes do setor da cultura, do turismo, dos eventos e do espetáculo ainda terão direito até agosto podem ser mais baixos do que os que foram atribuídos em maio, antes da decisão do Tribunal Constitucional (TC).

A explicação para a redução do valor reside na alteração dos critérios, uma vez que estes apoios vão deixar de ser calculados com base na faturação e voltar a depender do rendimento relevante sobre o qual incidem os descontos.

O Ministério do Trabalha considera que o critério é mais justo, mas reduz o valor do apoio. “Com estas alterações, os apoios voltam a ser calculados com base no rendimento relevante médio mensal declarado”, explicou fonte oficial do Ministério da Segurança Social ao Negócios.

Esta alteração surge na sequência de o Tribunal Constitucional ter considerado inconstitucionais algumas matérias relacionadas com os aumentos dos apoios sociais, sobretudo os destinados a trabalhadores independentes e sócios-gerentes, aprovados contra a vontade do Governo.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.