Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Mário Cruz / Lusa

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a atribuição da prestação a um maior número de pais em teletrabalho.

Na sua forma original, o apoio excecional à família abrangia apenas os pais de filhos até 12 anos que não conseguissem prestar as suas funções profissionais em teletrabalho, sendo-lhes garantidos dois terços da sua remuneração-base (pagos em metades iguais pela Segurança Social e pelo empregador) e a justificação das faltas.

O Bloco de Esquerda e o PCP pedir a apreciação parlamentar desta medida, mas o Governo acabou por avançar com alterações à prestação, evitando assim uma potencial coligação negativa no Parlamento.

O ECO teve acesso ao texto final. Segundo o diário, nas famílias monoparentais com filhos ou dependentes a cargo menores de 12 anos, o progenitor pode optar pelo apoio à família, mesmo que as suas funções profissionais sejam passíveis de ser cumpridas em teletrabalho.

Nas famílias com, pelo menos, um filho ou dependente menores de 12 anos, um dos progenitores pode optar pelo apoio à família, ainda que pudesse estar em teletrabalho, se assim quisesse, e mesmo que o outro progenitor esteja em teletrabalho. Até aqui, se um dos progenitores estivesse em teletrabalho, o outro ficava excluído desta medida.

Já nas famílias com filhos ou dependentes com deficiência ou doença crónica, um dos progenitores pode optar pelo apoio excecional à família, ainda que existam outras formas de prestação da atividade, nomeadamente por teletrabalho, e mesmo que o outro progenitor esteja em teletrabalho. Desta forma, elimina-se o critério de ter de haver uma incapacidade comprovada igual ou superior a 60% no dependente.

No mesmo texto, que será votado hoje e que deverá ser aprovado, fica claro que os progenitores podem partilhar o apoio.

Também é reforçado o subsídio concedido aos pais que sejam trabalhadores independentes, passando a ajuda a ter o valor equivalente à totalidade da base de incidência contributiva mensualizada referente ao primeiro trimestre de 2020 (período na sua maioria pré-pandémico).

Até aqui, o trabalhador tinha direito a uma ajuda correspondente a um terço desse valor. O teto máximo do apoio também sobe, passando dos atuais 1.097,03 euros para 1.316 euros.

A redação final, consultada pelo ECO, inclui ainda o alargamento aos alunos beneficiários do escalão C da ação social da prestação de apoio alimentares nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da rede pública. Há ainda a possibilidade de os docentes poderem deixar os seus dependentes em escolas de acolhimento.

Os equipamentos de apoio à infância, educação ou ensino não poderão anular as matrículas nem cobrar juros ou qualquer outra penalidade por falta ou atraso no pagamento de mensalidade, desde que as famílias demonstrem existir quebra do rendimento mensal.

Oposição une-se

Esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda vai votar a favor do texto final que alarga o universo de pais que têm direito ao apoio excecional à família. A garantia foi dada ao matutino pelo deputado José Soeiro. A deputada Diana Ferreira, do PCP, também revelou que o PCP tem o mesmo sentido de voto.

Uma vez que estas alterações têm por base propostas apresentadas pelo PSD e CDS, os partidos vão votar a favor deste texto final.

Ainda assim, o deputado João Almeida referiu que as mudanças chegam “tarde”, uma vez que as escolas já estão encerradas há mês e meio. A comunista concorda e demarca-se de culpas, afirmando que “não é nossa responsabilidade o facto de isto não chegar mais cedo”. O PCP propôs o alargamento e reforço desta medida em março do ano passado.

“Temos consciência de que vai chegar tarde. As escolas estão encerradas desde janeiro. Já dissemos ao Governo que a medida deveria ter vigorado desde o início”, referiu, do mesmo modo, a social-democrata Clara Marques Mendes.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …