/

Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite que os casais comuniquem através do batimento cardíaco.

Apesar de evolução da tecnologia, e de nos dias de hoje ser cada vez mais fácil estar perto virtualmente, ainda há muitas formas de comunicação a longa de distância por explorar.

A pensar nisso, Fannie Liu, cientista da Snap Inc., teve a ideia de criar uma aplicação que pudesse aproximar os apaixonados. “Estamos a explorar uma nova maneira de oferecer suporte à conexão digital através de uma pista mais profunda e interna”, afirmou.

Liu e a sua equipa desenvolveram a “Significant Otter”, uma aplicação pensada para ser instalada em relógios inteligentes e que permite que os casais comuniquem com base na frequência cardíaca detetada.

A equipa apresentou o seu trabalho no passado mês de maio na Conferência Computer-Human Interaction (CHI) da Association for Computing Machinery (ACM).

A aplicação usa bonecos (representados por lontras) para expressar os sentimentos vivenciados no momento, permitindo que os casais enviem lontras animadas entre si.

Por exemplo, explica o Techxplore, as lontras podem estar tristes, felizes, calmas ou zangadas, ou podem estar a trabalhar, a fazer exercícios, a comer ou a dormir.

A aplicação deteta a frequência cardíaca do utilizador e, em seguida, sugere lontras com a emoção ou atividade correspondente. Uma frequência cardíaca mais rápida pode fazer com que a aplicação sugira uma lontra feliz ou zangada, ou uma lontra que está a fazer exercício ou a comer.

As reações dos bonecos incluem abraços, mãos dadas ou sinais positivos que são representados com o polegar para cima.

A equipa testou a aplicação em abril e maio de 2020 com 20 casais separados devido à pandemia e descobriu que o uso de biossinais – neste caso, a frequência cardíaca – tornou a comunicação mais fácil e autêntica.

Liu e a equipa não pretendiam testar a aplicação durante a pandemia, mas os casais que participaram no teste referiram que a aplicação lhes deu uma noção do estado físico do seu parceiro, mesmo quando não podiam estar juntos.

A aplicação está disponível para download na App Store.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.