Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite que os casais comuniquem através do batimento cardíaco.

Apesar de evolução da tecnologia, e de nos dias de hoje ser cada vez mais fácil estar perto virtualmente, ainda há muitas formas de comunicação a longa de distância por explorar.

A pensar nisso, Fannie Liu, cientista da Snap Inc., teve a ideia de criar uma aplicação que pudesse aproximar os apaixonados. “Estamos a explorar uma nova maneira de oferecer suporte à conexão digital através de uma pista mais profunda e interna”, afirmou.

Liu e a sua equipa desenvolveram a “Significant Otter”, uma aplicação pensada para ser instalada em relógios inteligentes e que permite que os casais comuniquem com base na frequência cardíaca detetada.

A equipa apresentou o seu trabalho no passado mês de maio na Conferência Computer-Human Interaction (CHI) da Association for Computing Machinery (ACM).

A aplicação usa bonecos (representados por lontras) para expressar os sentimentos vivenciados no momento, permitindo que os casais enviem lontras animadas entre si.

Por exemplo, explica o Techxplore, as lontras podem estar tristes, felizes, calmas ou zangadas, ou podem estar a trabalhar, a fazer exercícios, a comer ou a dormir.

A aplicação deteta a frequência cardíaca do utilizador e, em seguida, sugere lontras com a emoção ou atividade correspondente. Uma frequência cardíaca mais rápida pode fazer com que a aplicação sugira uma lontra feliz ou zangada, ou uma lontra que está a fazer exercício ou a comer.

As reações dos bonecos incluem abraços, mãos dadas ou sinais positivos que são representados com o polegar para cima.

A equipa testou a aplicação em abril e maio de 2020 com 20 casais separados devido à pandemia e descobriu que o uso de biossinais – neste caso, a frequência cardíaca – tornou a comunicação mais fácil e autêntica.

Liu e a equipa não pretendiam testar a aplicação durante a pandemia, mas os casais que participaram no teste referiram que a aplicação lhes deu uma noção do estado físico do seu parceiro, mesmo quando não podiam estar juntos.

A aplicação está disponível para download na App Store.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …