Apenas um sétimo dos infetados estão no hospital. É a regra 80-15-5

José Sena Goulão / Lusa

Portugal tem 642 infetados com o novo coronavírus oriundo da China (Covid-19), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) esta quarta-feira. Destes, apenas 89 continuam hospitalizados, continuando a grande maioria dos doentes a recuperar em casa.

Contas feitas, apenas um sétimo do total dos infetados com a Covid-19 continua a receber tratamento no seio hospital. Destes, cerca de duas dezenas são doentes graves e estão em unidades de cuidados intensivos.

Inicialmente, explica o jornal Público, todos os doentes diagnosticados com a doença eram internados com medidas de proteção radicais, que incluíam quartos de pressão negativa.

À medida que o número de diagnósticos positivos foi aumentando no país, os hospitais começaram a mandar doentes para casa, onde continuam a receber tratamento.

O Hospital de São João, no Porto, foi o primeiro a adotar esta medida.

Os doentes que recuperam em casas são os pacientes menos graves, isto é, com sintomas mais ligeiros. Precisam de um cuidador em permanência e de uma casa adequada para a recuperação se possa fazer no domicílio. Os doentes e os cuidadores (preferencialmente apenas um e saudável) devem também estar habilitados para reconhecer sinais de um eventual agravamento do estado de saúde.

“Não devem ser partilhados utensílios de higiene, louça, roupa de cama e outros produtos de uso pessoal. As superfícies e zonas de estadia do paciente devem ser limpas todos os dias e estes devem usar máscara (…) Também a roupa deve ser lavada com detergente num programa entre os 60 e os 90º”, detalha o jornal Público.

Quanto a visitas, o ideal mesmo é que estas não existam durante o internamento. Caso aconteça, é necessário fazer um registo diário das mesmas – com nome e contacto dos visitantes. Os cuidadores deverão depois ser rastreados 14 dias após a alta do familiar.

Regra 80-15-5

Os números de internamentos hospitalares e domiciliários registados em Portugal estão em linha com “o modelo 80-15-5”, tal como explicou a diretor-geral da Saúde Graça Freitas, em conferência de imprensa nesta quarta-feira.

“Isto quer dizer que cerca de 80% das pessoas infetadas ficam em auto-cuidados domiciliários”, começou por explicar. Dos restantes, 15% serão internados em enfermaria geral e “5% poderão precisar de cuidados intensivos”, detalhou.

“Numa fase inicial internámos todas as pessoas em contenção máxima, em quartos de isolamento com pressão negativa”, mas à medida que o seu quadro clínico melhorou, foram sendo enviadas para casa, sempre que tal se revelou possível e “adequado à convalescença”. São indicações que “seguem as boas práticas internacionais”.

Entretanto, a DGS divulgou o boletim diário que dá conta de 143 novos casos, elevando o número total de infetados para 785.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vamos ultrapassar isto! Nestes momentos tendo a sentir-me particularmente orgulhoso em ser Português. Já assim o tinha sido com a questão timorense. Os Portugueses em momentos de dificuldade revelam-se solidários, trabalhadores, excedem os seus limites em prol do bem coletivo, respeitam as orientações das autoridades e promover comportamentos alinhados com o que se espera de cada um. Infelizmente há sempre uns merdas a querer lucrar e a tirar proveito, como os palermas que andaram a comprar gel e máscaras para vender no OLX. Esses deviam ser todos presos.

  2. E continuam com a mesma versão que o COVID-19 é oriundo da China… nenhum país está tão preparado como a China para conter o surto. Um Pais com 1,4 Biliões de população teve menos mortes do que por exemplo, até á data, Itália que já vai com mais mortes, em menos de metade do tempo e 150 vezes menos populacional do que a China.

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …