Apenas um sétimo dos infetados estão no hospital. É a regra 80-15-5

José Sena Goulão / Lusa

Portugal tem 642 infetados com o novo coronavírus oriundo da China (Covid-19), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) esta quarta-feira. Destes, apenas 89 continuam hospitalizados, continuando a grande maioria dos doentes a recuperar em casa.

Contas feitas, apenas um sétimo do total dos infetados com a Covid-19 continua a receber tratamento no seio hospital. Destes, cerca de duas dezenas são doentes graves e estão em unidades de cuidados intensivos.

Inicialmente, explica o jornal Público, todos os doentes diagnosticados com a doença eram internados com medidas de proteção radicais, que incluíam quartos de pressão negativa.

À medida que o número de diagnósticos positivos foi aumentando no país, os hospitais começaram a mandar doentes para casa, onde continuam a receber tratamento.

O Hospital de São João, no Porto, foi o primeiro a adotar esta medida.

Os doentes que recuperam em casas são os pacientes menos graves, isto é, com sintomas mais ligeiros. Precisam de um cuidador em permanência e de uma casa adequada para a recuperação se possa fazer no domicílio. Os doentes e os cuidadores (preferencialmente apenas um e saudável) devem também estar habilitados para reconhecer sinais de um eventual agravamento do estado de saúde.

“Não devem ser partilhados utensílios de higiene, louça, roupa de cama e outros produtos de uso pessoal. As superfícies e zonas de estadia do paciente devem ser limpas todos os dias e estes devem usar máscara (…) Também a roupa deve ser lavada com detergente num programa entre os 60 e os 90º”, detalha o jornal Público.

Quanto a visitas, o ideal mesmo é que estas não existam durante o internamento. Caso aconteça, é necessário fazer um registo diário das mesmas – com nome e contacto dos visitantes. Os cuidadores deverão depois ser rastreados 14 dias após a alta do familiar.

Regra 80-15-5

Os números de internamentos hospitalares e domiciliários registados em Portugal estão em linha com “o modelo 80-15-5”, tal como explicou a diretor-geral da Saúde Graça Freitas, em conferência de imprensa nesta quarta-feira.

“Isto quer dizer que cerca de 80% das pessoas infetadas ficam em auto-cuidados domiciliários”, começou por explicar. Dos restantes, 15% serão internados em enfermaria geral e “5% poderão precisar de cuidados intensivos”, detalhou.

“Numa fase inicial internámos todas as pessoas em contenção máxima, em quartos de isolamento com pressão negativa”, mas à medida que o seu quadro clínico melhorou, foram sendo enviadas para casa, sempre que tal se revelou possível e “adequado à convalescença”. São indicações que “seguem as boas práticas internacionais”.

Entretanto, a DGS divulgou o boletim diário que dá conta de 143 novos casos, elevando o número total de infetados para 785.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vamos ultrapassar isto! Nestes momentos tendo a sentir-me particularmente orgulhoso em ser Português. Já assim o tinha sido com a questão timorense. Os Portugueses em momentos de dificuldade revelam-se solidários, trabalhadores, excedem os seus limites em prol do bem coletivo, respeitam as orientações das autoridades e promover comportamentos alinhados com o que se espera de cada um. Infelizmente há sempre uns merdas a querer lucrar e a tirar proveito, como os palermas que andaram a comprar gel e máscaras para vender no OLX. Esses deviam ser todos presos.

  2. E continuam com a mesma versão que o COVID-19 é oriundo da China… nenhum país está tão preparado como a China para conter o surto. Um Pais com 1,4 Biliões de população teve menos mortes do que por exemplo, até á data, Itália que já vai com mais mortes, em menos de metade do tempo e 150 vezes menos populacional do que a China.

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …