António Mendonça: “Era o que faltava ser instrumentalizado por José Sócrates”

André Kosters / Lusa

António Mendonça, antigo ministro das Obras Públicas

O ex-ministro das Obras Públicas negou ter sido pressionado por José Sócrates para favorecer o Grupo Lena e disse que se limitou a seguir um processo “que já estava em curso”.

De acordo com o Ministério Público, José Sócrates terá instrumentalizado não só António Mendonça mas também Mário Lino para que estes favorecessem os interesses do consórcio Elos, de que fazia parte o Grupo Lena, na atribuição do projeto de construção de um comboio de alta velocidade que ligasse Poceirão a Caia.

António Mendonça negou esta acusação e disse que quando quando tomou posse o processo já estava em andamento. O ex-ministro confessou, de acordo com o semanário Expresso, que ficou surpreendido quando o Tribunal de Contas chumbou o projeto porque, numa conversa “informal” que teve com o então presidente da entidade, Guilherme d’Oliveira Martins, este lhe deu a entender que estava tudo “bem encaminhado”.

Segundo o mesmo jornal, António Mendonça reagiu mesmo com indignação à acusação do MP. “Era o que faltava ser instrumentalizado por José Sócrates”, disse, quando foi confrontado com as suspeitas da equipa de procuradores liderada por Rosário Teixeira. “Não fui coagido, constrangido, nem nada”, garantiu Mendonça que substituiu Mário Lino na pasta das Obras Públicas em 2009 e ficou no cargo até 2011, quando o PSD ganhou as eleições legislativas e Pedro Passos Coelho formou Governo.

O ex-governante disse não saber quem introduziu a cláusula que previa uma indemnização e o recurso a um tribunal arbitral caso o TC viesse a chumbar o projeto. “Quando sai do Governo só quis esquecer“, admitiu.

Mário Lino também negou ter sido usado por José Sócrates para favorecer os interesses do Grupo Lena, dizendo que os governantes “não são mentecaptos”.

Em março de 2012, recorda o Expresso, no Governo de Passos Coelho, o Tribunal de Contas chumbou o projeto por falta de verba. Os juízes notaram que as propostas que passaram à fase de negociações foram alteradas posteriormente e apresentaram um conjunto de condições que não tinham sido aceites na primeira fase do concurso.

Um tribunal arbitral condenou o Estado português a pagar 149 milhões de euros de indemnização ao consórcio, valor que ainda não foi pago.

Ivo Rosa ainda vai ouvir Sérgio Monteiro, secretário de Estado das infraestruturas do Governo de Passos Coelho.

PARTILHAR

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …