António Domingues não vai entregar declaração de rendimentos

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

O presidente da CGD não vai entregar a declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional por ter um parecer interno que sustenta a não obrigatoriedade de o fazer.

António Domingues não vai entregar a sua declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias.

Segundo o canal televisivo, o novo presidente da Caixa tem um parecer jurídico do próprio banco que sustenta a não obrigatoriedade de o fazer.

A SIC adianta ainda que Domingues entregou a declaração de rendimentos e património ao Banco Central Europeu e também depositou um documento idêntico nos arquivos da CGD.

Além disso, o presidente da Caixa Geral de Depósitos já tinha entregue uma declaração de interesses na Inspeção-Geral de Finanças.

Questionado pelos jornalistas sobre as dúvidas em relação à obrigatoriedade de os administradores da Caixa entregarem declarações de rendimentos no TC, António Costa frisou que todas as instituições têm deveres a cumprir.

“Essa é uma questão que a CGD saberá responder e que o Tribunal Constitucional saberá apreciar. No que diz respeito às obrigações do Conselho de Administração em relação ao acionista, o Estado, essas estão cumpridas”, declarou o primeiro-ministro .

Face à insistência dos jornalistas, o líder do Executivo ainda salientou que o Governo “deve respeitar a separação de poderes”.

“Portanto, não se deve substituir a essas entidades [competentes], deve respeitar os próprios e não se deve substituir aos próprios [administradores da CGD]. Sobre essa matéria a única coisa que posso dizer é que eu apresentei a minha declaração“, acrescentou.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso, indecoroso, falta de etica, falta de transparecia, esta nao entrega da declaração. A nao ser que seja como aqueles políticos que foram para certos cargos, com uma mao atras e outra a frente e saíram de la milionários com muitos milhões.

  2. Não coloco a mínima dúvida quanto ao sr. antónio domingues ser um profissional de dinheiro, até porque não o conheço nem nunca o conheci. Mas uma coisa é o eu profissionalismo e outra, bem diferente, é o seu carácter, isto é, os genes e o fenótipo resultante. Neste aspecto, sob este ângulo de visão, tem o sujeito traços aparentemente característicos de uma pessoa com algumas dificuldades, tipo daquelas de que quando se vê encurralado dispara a matar. Sr. Costa, artificial primeiro ministro de portugal, pondere bem o que está a fazer, quanto mais não seja porque vossa ex.cia determinou que tal personagem aufira 500 mil euros de vencimento por mês. A que título, já agora?

    • A desinformação, involuntária ou voluntária, neste ultimo caso, geralmente, é provida de maldade, dá nisto. O salário é de 423 mil euros e não 500 mil ( menos 77 mil euros menos ), além disso, este salário não é mensal mas sim ANUAL.
      Independentemente de concordarmos ou não, o que é, é, tudo o mais é especular e inventar.

RESPONDER

"Está lá tudo". Parlamento envia ao MP nomes que aprovaram créditos ruinosos

O Parlamento enviou ao Ministério Público um relatório detalhado com os nomes dos bancários que aprovaram os créditos ruinosos. A confirmação foi dada por Teresa Leal Coelho, presidente da COFMA. Teresa Leal Coelho, presidente da Comissão …

Ordem pagou 36 mil euros à SIC para ter uma enfermeira em telenovela

A Ordem dos Enfermeiros patrocinou uma das personagens da telenovela da SIC "Nazaré", concretamente a enfermeira Cláudia que é interpretada pela actriz Liliana Santos. Uma decisão motivada pelo interesse em dignificar e promover a profissão, …

Governo britânico rejeita "prazo artificial" para apresentar alternativas ao acordo do Brexit

O Governo britânico respondeu esta quinta-feira às exigências finlandesas e francesas. Só irá apresentar soluções escritas "quando estiver pronto". "Iremos apresentar soluções escritas e formais quando estivermos prontos - não em função de um prazo artificial …

Griezmann negociou comissões com o Barcelona antes do fim da época

A imprensa espanhola teve acesso a e-mails que mostram que o jogador e o Barcelona já negociavam o pagamento das comissões relativas à sua transferência antes do final da época.  O El Mundo revela, esta sexta-feira, …

Irão promete "guerra total" caso o país seja alvo de um ataque

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, disse na quinta-feira que o país quer evitar um conflito, mas prometeu uma "guerra total" caso os Estados Unidos (EUA) ou a Arábia Saudita ataquem o Irão. "Estou …

Rui Pinto entrou 307 vezes no sistema informático da PGR e espiava o próprio processo

Rui Pinto foi acusado de 147 crimes, destacando-se as 307 vezes que entrou no sistema informático da Procuradoria-Geral da República. O hacker espiou o seu próprio processo e sabia que estava a ser investigado pela …

Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Executivo

O Governo já recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades familiares. António Costa diz que está "a ler e a apreciar" o parecer. Esta quinta-feira, o Governo recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da …

Eduardo Cabrita mantém confiança no presidente da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna diz que mantém "plena confiança" no presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que foi constituído arguido no âmbito da investigação ao negócio das golas antifumo. "O Ministro …

Zidane tem lugar em risco em Madrid (e Mourinho pode ser o seu sucessor)

A imprensa espanhola adianta que Zinedine Zidane pode estar de saída do Real Madrid. José Mourinho, Massimiliano Allegri e Xabi Alonso são alguns dos nomes na lista. Segundo O Jogo, que cita o jornal espanhol Marca, …

Gantz recusa proposta de Netanyahu para formar Governo de unidade nacional

Benjamin Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Benny Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Os resultados finais das eleições desta terça-feira ainda não são conhecidos. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou …