António Domingues não vai entregar declaração de rendimentos

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

O presidente da CGD não vai entregar a declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional por ter um parecer interno que sustenta a não obrigatoriedade de o fazer.

António Domingues não vai entregar a sua declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias.

Segundo o canal televisivo, o novo presidente da Caixa tem um parecer jurídico do próprio banco que sustenta a não obrigatoriedade de o fazer.

A SIC adianta ainda que Domingues entregou a declaração de rendimentos e património ao Banco Central Europeu e também depositou um documento idêntico nos arquivos da CGD.

Além disso, o presidente da Caixa Geral de Depósitos já tinha entregue uma declaração de interesses na Inspeção-Geral de Finanças.

Questionado pelos jornalistas sobre as dúvidas em relação à obrigatoriedade de os administradores da Caixa entregarem declarações de rendimentos no TC, António Costa frisou que todas as instituições têm deveres a cumprir.

“Essa é uma questão que a CGD saberá responder e que o Tribunal Constitucional saberá apreciar. No que diz respeito às obrigações do Conselho de Administração em relação ao acionista, o Estado, essas estão cumpridas”, declarou o primeiro-ministro .

Face à insistência dos jornalistas, o líder do Executivo ainda salientou que o Governo “deve respeitar a separação de poderes”.

“Portanto, não se deve substituir a essas entidades [competentes], deve respeitar os próprios e não se deve substituir aos próprios [administradores da CGD]. Sobre essa matéria a única coisa que posso dizer é que eu apresentei a minha declaração“, acrescentou.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso, indecoroso, falta de etica, falta de transparecia, esta nao entrega da declaração. A nao ser que seja como aqueles políticos que foram para certos cargos, com uma mao atras e outra a frente e saíram de la milionários com muitos milhões.

  2. Não coloco a mínima dúvida quanto ao sr. antónio domingues ser um profissional de dinheiro, até porque não o conheço nem nunca o conheci. Mas uma coisa é o eu profissionalismo e outra, bem diferente, é o seu carácter, isto é, os genes e o fenótipo resultante. Neste aspecto, sob este ângulo de visão, tem o sujeito traços aparentemente característicos de uma pessoa com algumas dificuldades, tipo daquelas de que quando se vê encurralado dispara a matar. Sr. Costa, artificial primeiro ministro de portugal, pondere bem o que está a fazer, quanto mais não seja porque vossa ex.cia determinou que tal personagem aufira 500 mil euros de vencimento por mês. A que título, já agora?

    • A desinformação, involuntária ou voluntária, neste ultimo caso, geralmente, é provida de maldade, dá nisto. O salário é de 423 mil euros e não 500 mil ( menos 77 mil euros menos ), além disso, este salário não é mensal mas sim ANUAL.
      Independentemente de concordarmos ou não, o que é, é, tudo o mais é especular e inventar.

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …