António Domingues não vai entregar declaração de rendimentos

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

O presidente da CGD não vai entregar a declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional por ter um parecer interno que sustenta a não obrigatoriedade de o fazer.

António Domingues não vai entregar a sua declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias.

Segundo o canal televisivo, o novo presidente da Caixa tem um parecer jurídico do próprio banco que sustenta a não obrigatoriedade de o fazer.

A SIC adianta ainda que Domingues entregou a declaração de rendimentos e património ao Banco Central Europeu e também depositou um documento idêntico nos arquivos da CGD.

Além disso, o presidente da Caixa Geral de Depósitos já tinha entregue uma declaração de interesses na Inspeção-Geral de Finanças.

Questionado pelos jornalistas sobre as dúvidas em relação à obrigatoriedade de os administradores da Caixa entregarem declarações de rendimentos no TC, António Costa frisou que todas as instituições têm deveres a cumprir.

“Essa é uma questão que a CGD saberá responder e que o Tribunal Constitucional saberá apreciar. No que diz respeito às obrigações do Conselho de Administração em relação ao acionista, o Estado, essas estão cumpridas”, declarou o primeiro-ministro .

Face à insistência dos jornalistas, o líder do Executivo ainda salientou que o Governo “deve respeitar a separação de poderes”.

“Portanto, não se deve substituir a essas entidades [competentes], deve respeitar os próprios e não se deve substituir aos próprios [administradores da CGD]. Sobre essa matéria a única coisa que posso dizer é que eu apresentei a minha declaração“, acrescentou.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso, indecoroso, falta de etica, falta de transparecia, esta nao entrega da declaração. A nao ser que seja como aqueles políticos que foram para certos cargos, com uma mao atras e outra a frente e saíram de la milionários com muitos milhões.

  2. Não coloco a mínima dúvida quanto ao sr. antónio domingues ser um profissional de dinheiro, até porque não o conheço nem nunca o conheci. Mas uma coisa é o eu profissionalismo e outra, bem diferente, é o seu carácter, isto é, os genes e o fenótipo resultante. Neste aspecto, sob este ângulo de visão, tem o sujeito traços aparentemente característicos de uma pessoa com algumas dificuldades, tipo daquelas de que quando se vê encurralado dispara a matar. Sr. Costa, artificial primeiro ministro de portugal, pondere bem o que está a fazer, quanto mais não seja porque vossa ex.cia determinou que tal personagem aufira 500 mil euros de vencimento por mês. A que título, já agora?

    • A desinformação, involuntária ou voluntária, neste ultimo caso, geralmente, é provida de maldade, dá nisto. O salário é de 423 mil euros e não 500 mil ( menos 77 mil euros menos ), além disso, este salário não é mensal mas sim ANUAL.
      Independentemente de concordarmos ou não, o que é, é, tudo o mais é especular e inventar.

RESPONDER

Diretor do Polígrafo apanhado no caso Máfia do Sangue. Jornalista admite ter sido "negligente"

Durante vários anos, o diretor do jornal Polígrafo, Fernando Esteves, acumulou a função de jornalista e editor de política na Sábado com uma quota numa empresa que, entre outras matérias, tinha no seu objeto social …

Benfica, FC Porto e Sporting têm dívida superior a mil milhões de euros

No total, Benfica, FC Porto e Sporting terminaram a época passada com um passivo de 1,118 mil milhões de euros — menos 27 milhões de euros comparativamente à temporada de 2017/18. Os "três grandes" do futebol …

Tribunal de Contas chumba contrato para manter cabines telefónicas

O Tribunal de Contas chumbou o acordo do Governo com a Meo para prolongar o contrato que mantém a funcionar as 8.222 cabines telefónicas no país. A extensão do contrato custaria 2,5 milhões de euros ao …

Vaiado em Boticas, Galamba diz que foi obrigado a dar concessão de exploração de lítio

Depois de ter sido recebido com protestos em Boticas, devido à exploração do lítio, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, assegurou que o Governo foi obrigado a dar a concessão, em …

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …