António Domingues não vai entregar declaração de rendimentos

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

O presidente da CGD não vai entregar a declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional por ter um parecer interno que sustenta a não obrigatoriedade de o fazer.

António Domingues não vai entregar a sua declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias.

Segundo o canal televisivo, o novo presidente da Caixa tem um parecer jurídico do próprio banco que sustenta a não obrigatoriedade de o fazer.

A SIC adianta ainda que Domingues entregou a declaração de rendimentos e património ao Banco Central Europeu e também depositou um documento idêntico nos arquivos da CGD.

Além disso, o presidente da Caixa Geral de Depósitos já tinha entregue uma declaração de interesses na Inspeção-Geral de Finanças.

Questionado pelos jornalistas sobre as dúvidas em relação à obrigatoriedade de os administradores da Caixa entregarem declarações de rendimentos no TC, António Costa frisou que todas as instituições têm deveres a cumprir.

“Essa é uma questão que a CGD saberá responder e que o Tribunal Constitucional saberá apreciar. No que diz respeito às obrigações do Conselho de Administração em relação ao acionista, o Estado, essas estão cumpridas”, declarou o primeiro-ministro .

Face à insistência dos jornalistas, o líder do Executivo ainda salientou que o Governo “deve respeitar a separação de poderes”.

“Portanto, não se deve substituir a essas entidades [competentes], deve respeitar os próprios e não se deve substituir aos próprios [administradores da CGD]. Sobre essa matéria a única coisa que posso dizer é que eu apresentei a minha declaração“, acrescentou.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso, indecoroso, falta de etica, falta de transparecia, esta nao entrega da declaração. A nao ser que seja como aqueles políticos que foram para certos cargos, com uma mao atras e outra a frente e saíram de la milionários com muitos milhões.

  2. Não coloco a mínima dúvida quanto ao sr. antónio domingues ser um profissional de dinheiro, até porque não o conheço nem nunca o conheci. Mas uma coisa é o eu profissionalismo e outra, bem diferente, é o seu carácter, isto é, os genes e o fenótipo resultante. Neste aspecto, sob este ângulo de visão, tem o sujeito traços aparentemente característicos de uma pessoa com algumas dificuldades, tipo daquelas de que quando se vê encurralado dispara a matar. Sr. Costa, artificial primeiro ministro de portugal, pondere bem o que está a fazer, quanto mais não seja porque vossa ex.cia determinou que tal personagem aufira 500 mil euros de vencimento por mês. A que título, já agora?

    • A desinformação, involuntária ou voluntária, neste ultimo caso, geralmente, é provida de maldade, dá nisto. O salário é de 423 mil euros e não 500 mil ( menos 77 mil euros menos ), além disso, este salário não é mensal mas sim ANUAL.
      Independentemente de concordarmos ou não, o que é, é, tudo o mais é especular e inventar.

RESPONDER

Fernando Pimenta conquista medalha de prata em K1 1000

O canoísta português conquistou, esta quarta-feira, a medalha de prata na prova de K1 1000 dos II Jogos Europeus, elevando para 10 o número de pódios de Portugal em Minsk, igualando Baku 2015. Na central pista …

Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …