António Costa promete investimento de 2% do PIB na cultura e de 3% na ciência até 2030

Octávio Passos / Lusa

Em clima de pré-campanha eleitoral e no dia em que Rui Rio acusou o Partido Socialista de fazer “promessas a mais”, António Costa revelou, esta quarta-feira, no Clube Fenianos, no Porto, que o seu otimismo continua em alta.

O secretário-geral do PS deixou duas garantias, a concretizar até 2030: o crescimento do investimento de 1% para 2% na área da cultura e de 3% na ciência.

O lema do encontro recuperou o nome do congresso organizado pelos apoiantes de Mário Soares em 1994, tendo a direção do Clube Fenianos, organizador da iniciativa, colocado como desafios centrais do almoço-debate as questões da sustentabilidade climática, a cultura como meio de afirmação de Portugal no mundo, a solução para o crescimento económico do país e o papel das áreas metropolitanas na resolução de problemas como a coesão social e mobilidade.

De acordo com o Expresso, a primeira intervenção coube ao presidente da Câmara do Porto, que, apesar de não ser socialista, fez questão de lembrar que tem por António Costa uma amizade pessoal de 20 anos, desde os tempos em que presidiu à Associação Comercial do Porto, e “um excelente relacionamento institucional”, primeiro enquanto autarca e depois como chefe de Governo.

Para o primeiro-ministro, a meta traçada de atingir até 2030 os 3% do PIB (Produto Interno Bruto) para o investimento em Ciência, entre Estado, instituições universitárias e empresas, e 2% na cultura é “meta muito ambiciosa”, mas possível.

“Agora estamos a meio do caminho e temos 11 anos para percorrer a outra metade do percurso e conseguir alcançar essa meta que fará toda a diferença na melhoria da produtividade das empresas e na sua competitividade no mercado internacional”, afirmou António Costa.

Segundo Costa, o desafio proposto irá permitir criar mais emprego qualificado e melhor remunerado, a solução para “fixar em Portugal as gerações mais qualificadas que alguma vez o país foi capaz de produzir”, habilitando o país a olhar para o futuro com mais confiança. Nos últimos anos houve um aumento de 12% do número de investigadores nas empresas, trajetória que, assegura, ser imprescindível manter.

O investimento em ciência, cultura e investigação é fundamental para o conhecimento da sociedade, defendendo que é preciso ainda “dar estabilidade e previsibilidade” ao financiamento em áreas fortemente dependentes da transição digital, quer ao nível de estruturas da administração públicas, do ensino e empresas.

Na área da ciência, defendeu que há dois passos importantes a dar, após a assinatura do manifesto subscrito por cientistas portugueses, relativamente ao futuro da ciência e que diz respeito à criação de uma lei que preveja o quadro plurianual do seu financiamento.

Outra das medidas prometidas passa por devolver o IVA pago pelos centros de investigação na aquisição material ou equipamento para o desenvolvimento da atividade. “O compromisso do Estado é o de devolver os 23%, 13% ou 6% da taxa de IVA paga e, por essa forma, reforçar as verbas disponíveis para a investigação científica”, assume.

Quanto à sobrelotação das cadeias, o socialista entendeu ser necessário haver uma maior adaptação de penas não privativas da liberdade porque, sublinhou, se essa não for interiorizada “vai ser difícil” as coisas mudarem de paradigma. Referindo-se ao seu tempo enquanto ministro da Justiça, no XIV Governo Constitucional, chefiado por António Guterres, Costa recordou a introdução do mecanismo das pulseiras eletrónicas.

Ainda sobre os estabelecimentos prisionais, o governante falou nos novos modelos de cadeias, que vão ser introduzidos em Portugal, e que vão ter uma maior função de reinserção social do que as atuais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …