António Costa forçado a pensar em remodelação no Governo

27

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O Primeiro-Ministro António Costa

O cenário de remodelação no Governo, com a saída dos ministros da Defesa e da Administração Interna, ganha cada vez mais força. E António Costa pode não ter outro caminho se não a substituição de Azeredo Lopes e de Constança Urbano de Sousa.

Até ao momento, só Assunção Cristas, a líder do CDS-PP, pediu taxativamente a demissão dos ministros envolvidos nas polémicas do roubo de material de guerra, em Tancos, e da tragédia de Pedrógão Grande. Mas PSD e Bloco de Esquerda já pediram que sejam apuradas “responsabilidades políticas”.

No seio do próprio PS haverá quem defenda a remodelação como a única via possível, conforme referem fontes anónimas ao Diário de Notícias.

O presidente dos socialistas, Carlos César, não assume qualquer defesa da substituição dos Governantes, notando apenas que “cabe ao primeiro-ministro” determinar a “estrutura e composição do Governo”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que substitui António Costa durante as férias do primeiro-ministro numa ilha em Espanha, veio afastar a hipótese de demissões. Mas também fez questão de sublinhar que “a composição do governo é da responsabilidade do primeiro-ministro“.

Depois das férias, António Costa deverá assim ser obrigado a avaliar a remodelação, mas o Correio da Manhã nota que o primeiro-ministro quer receber primeiro “conclusões sobre responsabilidades políticas dos ministros“, antes de tomar uma decisão.

E é certo que os aliados de Costa no Parlamento, Bloco e PCP, não vão permitir qualquer cenário que não seja a remodelação, caso os relatórios finais em torno de Tancos e de Pedrógão Grande apontem falhas ao Governo.

A CMTV já avançava na terça-feira o nome de Jorge Lacão como possível futuro ministro da Administração Interna.

ZAP //

27 Comments

  1. Esta Srª Cristas, só quer aparecer na fotografia.

    O que fez ela enquanto Ministra da Agricultura? Ou já se esqueceu que foi Ministra dessa pasta, e que o mato não cresceu só nestes ultimos 2 anos.

    O que fez ela quando o lider do seu partido “Dr. Paulo Portas” se demitiu e depois voltou com a palavra atrás. Esquece-se do irrevogável?
    Que atitude teve ela no caso dos submarinos e já agora tb dos sobreiros? Já se esqueceram?

    • Se o governo anterior não fez tudo que devia, este governo em 2 anos também nada fez. Por isso nada de demagogia e não foi com o anterior governo que num incêndio houve tantas vítimas e um gravíssimo assalto a instalações militares. É fácil assobiar para o lado e sacudir a água do capote.

  2. Começo por dizer que sou do PS, embora não filiado. Sempre votei PS. Considero que quando há episódios destes, necessariamente tem de haver consequências políticas. Até porque em Portugal são os ministros quem nomeia as direções dos diferentes departamentos dos serviços públicos. Que eu saiba todos os cargos de diretores gerais são de nomeação política. Assim sendo, a responsabilidade última caberá sempre ao ministro responsável pela pasta. Admiro a tomada de posição de Jorge Coelho no passado, que aquando do episódio da ponte de Entre-os-Rios, assumiu a responsabilidade política e saiu pelo próprio pé. Foi uma atitude digna e dignificante.

    • Jorge Coelho já explicou o motivo porque se demitiu. Era Ministro das Obras Publicas e Ministro de Estado
      não da Administração Interna, como dizem.
      Os responsáveis pela guarda do armamento, estão 20 horas sem fazer ronda? E querem fazer-nos crer que todo aquele armamento saiu por uma grade partida?
      Não sei se lembra de quando o Dr. Fernando Gomes era Ministro, todas as semanas ou dias havia assaltos a bombas de gasolina, ele saiu e acabaram os assaltos.
      O Diabo não veio na Economia, mas foi pedido com tanta “fé” que está a cumprir agora o que foi tão desejado

      • Chiii o que para aí vai. Isto é tudo irresponsabilidade. Resta saber se o primeiro-ministro pactua com este estado de coisas. Nada mais.

  3. Maria, não seja faciosa. Noutros tempos os actuais geringonços pediam cabeças. Agora já não vale com dois ministros zombies…A Constança e o Azeredo devem ir para a rua e já se tiverem verticalidade e a tal ética republicana que dizem ter mas de que se duvida…
    A incompetência é mais do que muita com estes jovens turcos…
    Já agora peça ao vendedor da banha da cobra chamado Costa que anda a banhos enquanto Portugal cura as feridas que regresse pois o comandante costuma ser o último a abandonar o navio…pelo menos era assim mas aprece que os tempos mudaram muito com as esquerdas unidas no desazer e no reverter….

    • “Já agora peça ao vendedor da banha da cobra chamado Costa que anda a banhos enquanto”. Quando o país estava miserável, (e ainda está) o Sr Passos não foi de férias? Onde estav essa indignação? Ganhe juízo! Mau ou bom (Primeiro Ministro) tem o direito a férias!

  4. Parece-me que também é daqueles que deseja a vinda do Diabo
    Não se lembra quando a pessoa que tanto pediu a vinda do Diabo, andava a banhos no tempo em que era 1º Ministro e havia tantas decisões a tomar, que até houve uma Ministra que assinou, sem saber o que estava a assinar, porque uma outra Ministra lhe telefonou a dizer,” assina” e ela como estava a banhos, nem quis saber o que era, assinou de cruz.
    A memória não deve ser esquecida

    • Sim. E nunca perca da sua memória quem enterrou este país e quais eram os membros desse governo. Porque como refere: “A memória não deve ser esquecida”…

      • De Facto é bom ter memória

        Lembra-se quem chumbou o PEC IV? Se tivesse sido aprovado, não teriamos a TROIKA, tal com Espanha não teve. Mas como queriam Pelouros …….
        Quem queria aumentar a taxa Social para os trabalhadores e deduzi-lo para as Empresas? Graças à grande mobilização não avançou.
        Quem não sabia que tinha que pagar para a SSocial e tinha dividas?
        Enfim não vale lembrar mais nada, pois haveria muita coisa para lembrar

      • O senhor só pode ser um ET totalmente alienado. Lá diz o povo: pior que ser cego é não querer ver. E o senhor decididamente não quer ver.

      • Olhe que me parece que o ET tem razão. O colega não parece que tenha andado por cá nos últimos anos.

      • Desculpe… mas a dizer barbaridades dessas está a insultar toda a inteligência de um povo.

      • Já os vi serem internados por menos… Resista homem… Abra os olhos de vez em quando. Não se deixe ir…

      • E os anos anteriores a esses 10 que fala? Era um mar de rosas? Ou será que andava a fumar tangas…

      • Era um mar de rosas… como refere… Rosas… mesmo rosas…
        Quanto ao que você fuma desconfio o que seja. Largue isso que fica com maior clarividência.

      • Pois mi. E o incrivel é que; tão mal que era esse “PEC” que, logo a seguir veio o PEC 30! Mas laranja! Aí já não havia mal. E irrita-me quando dizem (a direitalha) que foi o PS que chamou a Troika. Foi! Mas não foi só o PS! O PSD e CDS assinaram por baixo, por isso têm tanta responsabilidade (ou mais, porque se fartaram de alterar o memorando – para pior – enquanto lá estiveram). Também dizem que o foi o Governo do “Socas” que pôs o país na miséria e ao “dispôr” da troika. E os Governos anteriores? Correu tudo bem? Será que com o PSD/CDS havia superávit, e com o PS estávamos na bancarrota? O estado actual de Portugal é culpa de sucessivos governos (laranjas rosas e a outra cor que não sei bem… aquela irrevogável!). Tem toda a razão. A memória é mesmo muito fraca.
        Nota: Correcção. Não foram 4 anos de Governo. Foram quatro anos e meio (graças ao Cavaco).

  5. Já vi muitos PM interromperem as férias por acontecimentos graves no seu país mas ainda não tinha visto nenhum que quando esses acontecimentos graves acontecem, vá de férias.
    Interpreto isto por uma de duas razões ou as duas mesmo: falta de noção da responsabilidade/falta de coragem para enfrentar a situação.
    O PR tem aqui uma boa demonstração do PM que governa Portugal e ele apoia.
    O que aconteceria se o tão vilanizado Passos Coelho tomasse uma atitude como esta?

  6. Anda por aí muita gente a sonhar…
    Não conhecem o Babush !
    O Babush não vai tocar nos ministros. Se o fizesse mostrava fraqueza e que se tinha enganado.
    Vai rir muito, galhofar e fazer de conta que as 64 mortes foram invenção, e Tancos não tem qualquer paiol !
    Não conhecem o Babush !

  7. Pelo caminho que tudo isto está a tomar e pelo aparente desinteresse por parte dos governantes penso que o primeiro que deveria ter a coragem e honradez de se demitir seria o senhor Costa!.

  8. Pelo andar da carruagem isto vai ser é tudo “vendido”!
    O Presidente da Republica deveria ter os “toma* no sitio” e demitir o governo.
    Este governo não zela pela segurança dos Portugueses, não zela pelos interesses da Nação e as Forças Armadas daqui a pouco estão piores a GNR nos anos 80.
    Sem mais comentários.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.