Com Costa a banhos, Santos Silva defende o Governo e nega demissões

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

Com o Governo debaixo de fogo, no seguimento do roubo de armas de guerra em Tancos e ainda com a tragédia de Pedrógão Grande na memória, é o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, quem o defende, recusando demissões, enquanto António Costa está de férias.

Os pedidos de demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e do ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, surgem pela voz da presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, no seguimento da tragédia de Pedrógão Grande e ainda do roubo de armas de guerra em Tancos.

“Estes ministros não souberam estar à altura das suas responsabilidades, as demissões são inevitáveis e temos de o dizer sem hesitações e sem rodeios: senhor primeiro-ministro, volte e demita-os”, exigiu Cristas depois de ter sido recebida pelo Presidente da República em Belém.

Criticando o “silêncio ensurdecedor” de António Costa, Cristas faz referência às suas férias e apela ao primeiro-ministro para “voltar” de banhos para “restaurar a quebra de confiança” que diz existir neste momento, no Executivo, demitindo os dois ministros.

“Ministros estão à altura do Governo”

Em nome de António Costa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que substitui institucionalmente o primeiro-ministro durante as suas férias, recusa a ideia de qualquer demissão.

“Os ministros da Defesa e Administração Interna estão à altura do Governo”, referiu Santos Silva em entrevista à RTP2.

António Costa comentou o assunto das férias, através de um comunicado divulgado pelo seu gabinete, esclarecendo que “o Governo, tendo em consideração o período de Verão, organizou e planificou em tempo o período de férias do primeiro-ministro, bem como dos restantes membros do Governo, de forma a garantir as necessárias substituições para assegurar o normal funcionamento do Governo”.

“O primeiro-ministro está sempre contactável e disponível em caso de necessidade”, acrescenta o comunicado divulgado pela agência Lusa, notando ainda a Lei Orgânica que determina que Costa é substituído pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, durante a sua semana de férias.

“Complicado seria se o Presidente estivesse em férias”

Marcelo Rebelo de Sousa já desvalorizou as férias de António Costa, notando que tem tratado “tudo o que é preciso tratar em termos de Estado” com Santos Silva.

Durante a festa do 237.º aniversário da Casa Pia de Lisboa, no Castelo de São Jorge, o chefe de Estado disse ainda que “mais complicado seria se o Presidente da República estivesse em férias, ou quando estiver em férias”, já que toma decisões que não pode delegar em ninguém.

Pela parte do PS, o presidente Carlos César referiu que “todas as pessoas têm o seu período de descanso”. “O que é importante é que quando descansam o país não seja prejudicado por isso e o país não está prejudicado por isso”, acrescentou.

“Evidentemente que o primeiro-ministro, mesmo estando em repouso, não deixa de estar a governar e não deixa de estar a exercer as suas funções de coordenação“, disse.

O jornal i noticiou na segunda-feira que Costa estará de férias numa ilha espanhola, até ao debate do Estado da Nação, que está marcado para o dia 12 de Julho. A publicação notava ainda que o primeiro-ministro poderia interromper o período de descanso durante alguns dias desta semana para resolver assuntos em Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …