Anti-corpos contra Rui Rio dão força a Santana Lopes

José Coelho / Lusa

Clube dos Pensadores recebe Rui Rio

A certeza de que Rui Rio vai avançar com uma candidatura à liderança do PSD está a fomentar os anti-corpos que o ex-presidente da Câmara do Porto tem no seio do partido e a dar força a Pedro Santana Lopes.

Esse “sentimento anti-Rio, que apoia tudo o que não seja o ex-autarca do Porto”, conforme refere o Observador, está a dar ainda mais força a Pedro Santana Lopes para avançar com uma candidatura.

O actual provedor da Santa Casa da Misericórdia já terá decidido que vai mesmo concorrer à sucessão a Passos Coelho, segundo o Expresso. Só faltará decidir quando e onde o vai anunciar, refere o semanário.

Rui Rio vai apresentar a sua candidatura na quarta-feira, em Aveiro, e nos bastidores do PSD já há movimentações daqueles que não morrem de amores pelo ex-autarca portuense.

Um sinal disso mesmo é a data das eleições, que foram marcadas pelo Conselho Nacional para 13 de Janeiro, mesmo depois de Passos Coelho ter apontado Dezembro como a melhor data, para promover a sua saída mais cedo.

A escolha por 13 de Janeiro ganhou com 61 votos contra apenas 9 votos a favor da data de 9 de Dezembro, conforme dados divulgados pelo Observador.

Os pró-Rio, em minoria no Conselho Nacional, não conseguiram, assim, vincar a data que mais favorecia o ex-autarca do Porto. Nos bastidores sociais-democratas, há a certeza de que uma data mais tardia “beneficia quem ainda não está no terreno”, refere o Observador.

Assim, Pedro Santana Lopes surge favorecido, uma vez que Rio já está a preparar terreno há vários meses.

Entretanto, a própria máquina partidária do PSD pode cerrar fileiras contra Rio, até por receio de que ele promova uma “eventual purga” interna, nomeadamente no Grupo Parlamentar social-democrata, conforme atesta o jornal Sol.

“O sentimento anti-Rio cresce cada vez mais dentro do PSD, inclusive em distritais como Santarém, Lisboa e sobretudo no Porto”, acrescenta o Observador, apontando que há quem esteja disposto a apoiar “quem quer que seja”, desde que não seja Rui Rio”.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. O País não tem emenda.
    Já se esqueceu que Santana Lopes está bem para frequentar discotecas…
    Quem verdadeiramente tem a coragem de enfrentar os BURGOS, os oportunistas e espécies afins que nos têm governado é posto de parte
    Não interessa vai tirar a Xuxa a tudo e todos, não pode ser, esse tipo devia, no mínimo, ser preso.
    Viva Portugal no seu melhor, vivam os Isaltinos deste País

    • O que quer dizer que o PSD “se está nas tintas” para o país, só lhe(s) interessando a luta interna pelo poder … Quem assim se comporta quer ser poder porquê e para quê ? Que confiança podem os eleitores ter nesta gente ?…

  2. Cito parte: “O sentimento anti-Rio cresce cada vez mais dentro do PSD, inclusive em distritais como Santarém, Lisboa e sobretudo no Porto”, acrescenta o Observador, apontando que há quem esteja disposto a apoiar “quem quer que seja”, desde que não seja Rui Rio”.
    Pode ficar complicado para Rui Rio e os “media” vão explorar até à (nossa) exaustão.
    Faz-me espécie “e sobretudo no Porto” …

  3. Na verdade, o Santana Lopes, é mais um frustrado,que ainda acha, que é indispensável ao PSD, e que, entende ele,há muito que o deveriam ter escolhido para uma pasta qualquer. Para ele pouco importava. Tinha, é que ter dinheiro para gastar á fartazana, ou, o pudesse gastar, mesmo que o não tivesse, como fez na Câmara da Figueira quando lá esteve, e trazer á tona política, aqueles que já estão na prateleira e lá devem continuar, pelos maus serviços que prestaram ao País e aos Portugueses, por não serem sérios.

  4. Penso que com o Santana Lopes, com todo o respeito, a travessia do deserto do PSD vai ser mais longa.
    Rui Rio tem outra idade e garra para a lute e debate que se pretende, com provas dadas.

  5. Mas que novidade….!!!! Rui Rio não é muleta de ninguém. E os partidos só querem mama. É por isso que a nossa política e o País é o que é… enfim, é o que temos. Já da outra vez no Porto e por isso mesmo, não teve apoio do PSD e esteve dois mandatos na Câmara com maioria absoluta. Mas é pena que o PSD não veja as pessoas que possuem as mais-valis e só pensem é em mamar. Este seria o único capaz de destronar o Costa.

  6. Mas esperavam o quê?!
    Não se pode permitir que o homem venha agora com manias e a tirar da boca dos habituados aquilo de que vêm vivendo há tantos e tantos anos á custa do sistema. Do sistema ciado e mantido pelo partido PSD, quero dizer. Logo, permitir que o Rio ganhe é também correr o risco de ficar sem mama. Por algum motivo receiam que o homem faça uma limpeza no grupo do PSD na AR, que é composto dos clientes habituais.
    Já o Santana, que é um homem do sistema, vai manter tudo na mesma por lá.
    E esse não tem complexos em utilizar o dinheiro público.
    Já se esqueceram do Audi A8 de luxo que comprou para utilizar e que meses depois valia cerca de metade do preço? Que ninguém quis comprar?
    Acho que sim, que devem entregar o clube ao homem. Certamente que não vai fazer pior que o Zé Trocas…

  7. Exactamente! “sobretudo no Porto”

    Para mim, bastou-me saber que Rui Rios, foi anti Pedro Passos Coelho, para não ser votante em Rios. Se vier a ser ele o escolhido do Partido, nunca votarei nele.

    • Anti Pedro Passos Coelho??Pq?? Por não apoiar o Menezes para a camara do Porto?
      Se o PSD tivesse um pingo de decência nem o propunha para o Porto, o que seria dificil pois Menezes tem muitos apoiantes e seria mau não “seleccionar” o mesmo para a equipa depois do excelente trabalho em Gaia.

  8. Pedro Passos Coelho é o maior cancro da cena política actual. Só fez asneira quando esteve no poder. Mente com quantos dentes tem e além de nunca cumprir, sempre foi um vendido aos interesses agiotas e corporativos transnacionais. Um neoliberal daqueles mesmo dos nocivos… Que nasceu para aumentar o fosso entre ricos e pobres.

    Por isso epá Rui Rio… Tu ganha-me esse porcaria! É que se vai pra lá o Santana, em vez de deputados é deputedo, mesmo.

  9. Se Rui Rio já me deixa algumas dúvidas quanto a Santana Lopes que começa por atacar alguns colegas de partido de lapas não tenho dúvidas de que ele será a maior lapa, mal por mal melhor seria remeter-se ao silêncio e continuar a sua missão lá na sua misericórdia de jogatanas muitas delas a arruinarem famílias inteiras com o vício do jogo!.

  10. Sr. Santana por favor tenha vergonha ! Tem um “parlapier” que a mim me cheira de vigarista! O sr. Já deu provas de que é um merdas!…
    Só Deus sabe como é que poder ser Provedor ! Mas provedor do quê !… E da Santa Casa – outra vigarice religiosa secular deste país de vendedores e compradores de Lotaria!…
    O Sr. Santana devia ter vergonha na cara … e como não tem lá se apresenta na sua grandiosa teatralidade a candidato a presidente do maior partido a oposição … tenham lá bom senso …
    Mas a comunicacao social gosta é destes “Rasputines” de meia leca! E o povio também !..
    Enfim, é por isso que não voto e não participo nesta merda que é a política portuguesa!

  11. O Santana Lopes,

    Os tugas depois de elegerem o Isaltino agora querem o Santana de volta!!!!

    O pai de muitos escandalos, veja-se o caso do SIRESP. Alguem que apenas tem interesse em apoiar o dito Jet-Set portugues e que se esta nas tintas para o pais!!!

    La vamos nos comecas e ver outra vez movimentacoes de Santanetes!”!!!!!

  12. Todos os comentários que acabo de ler só podem ser proferidos por tipos da “esquerdalha” que têm medo que o PSD se fortifique e lhes faça frente. Esqueceram-se todos que foi o PSD que já por tres vezes, em conjunto com o CDS que torou o País da Banca-rota onde os xuxilalistas nos levaram!. Querem mais?, estamos no bom caminho…

    • apoio o elogio à “esquerdalha!.. eu diria geringonça..para ser mais actual.
      de facto o odio da escumalha ao passos tem a ver com a incapacidade de perceberem a coragem de ser antipopular para ser patriota e conseguir retirar portugal do abismo para onde esta a dirigir se de novo em velocidade de vatel!!!! nem o mafarrico de belem nos salva!!!

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …