Anti-corpos contra Rui Rio dão força a Santana Lopes

José Coelho / Lusa

Clube dos Pensadores recebe Rui Rio

A certeza de que Rui Rio vai avançar com uma candidatura à liderança do PSD está a fomentar os anti-corpos que o ex-presidente da Câmara do Porto tem no seio do partido e a dar força a Pedro Santana Lopes.

Esse “sentimento anti-Rio, que apoia tudo o que não seja o ex-autarca do Porto”, conforme refere o Observador, está a dar ainda mais força a Pedro Santana Lopes para avançar com uma candidatura.

O actual provedor da Santa Casa da Misericórdia já terá decidido que vai mesmo concorrer à sucessão a Passos Coelho, segundo o Expresso. Só faltará decidir quando e onde o vai anunciar, refere o semanário.

Rui Rio vai apresentar a sua candidatura na quarta-feira, em Aveiro, e nos bastidores do PSD já há movimentações daqueles que não morrem de amores pelo ex-autarca portuense.

Um sinal disso mesmo é a data das eleições, que foram marcadas pelo Conselho Nacional para 13 de Janeiro, mesmo depois de Passos Coelho ter apontado Dezembro como a melhor data, para promover a sua saída mais cedo.

A escolha por 13 de Janeiro ganhou com 61 votos contra apenas 9 votos a favor da data de 9 de Dezembro, conforme dados divulgados pelo Observador.

Os pró-Rio, em minoria no Conselho Nacional, não conseguiram, assim, vincar a data que mais favorecia o ex-autarca do Porto. Nos bastidores sociais-democratas, há a certeza de que uma data mais tardia “beneficia quem ainda não está no terreno”, refere o Observador.

Assim, Pedro Santana Lopes surge favorecido, uma vez que Rio já está a preparar terreno há vários meses.

Entretanto, a própria máquina partidária do PSD pode cerrar fileiras contra Rio, até por receio de que ele promova uma “eventual purga” interna, nomeadamente no Grupo Parlamentar social-democrata, conforme atesta o jornal Sol.

“O sentimento anti-Rio cresce cada vez mais dentro do PSD, inclusive em distritais como Santarém, Lisboa e sobretudo no Porto”, acrescenta o Observador, apontando que há quem esteja disposto a apoiar “quem quer que seja”, desde que não seja Rui Rio”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. O País não tem emenda.
    Já se esqueceu que Santana Lopes está bem para frequentar discotecas…
    Quem verdadeiramente tem a coragem de enfrentar os BURGOS, os oportunistas e espécies afins que nos têm governado é posto de parte
    Não interessa vai tirar a Xuxa a tudo e todos, não pode ser, esse tipo devia, no mínimo, ser preso.
    Viva Portugal no seu melhor, vivam os Isaltinos deste País

    • O que quer dizer que o PSD “se está nas tintas” para o país, só lhe(s) interessando a luta interna pelo poder … Quem assim se comporta quer ser poder porquê e para quê ? Que confiança podem os eleitores ter nesta gente ?…

  2. Cito parte: “O sentimento anti-Rio cresce cada vez mais dentro do PSD, inclusive em distritais como Santarém, Lisboa e sobretudo no Porto”, acrescenta o Observador, apontando que há quem esteja disposto a apoiar “quem quer que seja”, desde que não seja Rui Rio”.
    Pode ficar complicado para Rui Rio e os “media” vão explorar até à (nossa) exaustão.
    Faz-me espécie “e sobretudo no Porto” …

  3. Na verdade, o Santana Lopes, é mais um frustrado,que ainda acha, que é indispensável ao PSD, e que, entende ele,há muito que o deveriam ter escolhido para uma pasta qualquer. Para ele pouco importava. Tinha, é que ter dinheiro para gastar á fartazana, ou, o pudesse gastar, mesmo que o não tivesse, como fez na Câmara da Figueira quando lá esteve, e trazer á tona política, aqueles que já estão na prateleira e lá devem continuar, pelos maus serviços que prestaram ao País e aos Portugueses, por não serem sérios.

  4. Penso que com o Santana Lopes, com todo o respeito, a travessia do deserto do PSD vai ser mais longa.
    Rui Rio tem outra idade e garra para a lute e debate que se pretende, com provas dadas.

  5. Mas que novidade….!!!! Rui Rio não é muleta de ninguém. E os partidos só querem mama. É por isso que a nossa política e o País é o que é… enfim, é o que temos. Já da outra vez no Porto e por isso mesmo, não teve apoio do PSD e esteve dois mandatos na Câmara com maioria absoluta. Mas é pena que o PSD não veja as pessoas que possuem as mais-valis e só pensem é em mamar. Este seria o único capaz de destronar o Costa.

  6. Mas esperavam o quê?!
    Não se pode permitir que o homem venha agora com manias e a tirar da boca dos habituados aquilo de que vêm vivendo há tantos e tantos anos á custa do sistema. Do sistema ciado e mantido pelo partido PSD, quero dizer. Logo, permitir que o Rio ganhe é também correr o risco de ficar sem mama. Por algum motivo receiam que o homem faça uma limpeza no grupo do PSD na AR, que é composto dos clientes habituais.
    Já o Santana, que é um homem do sistema, vai manter tudo na mesma por lá.
    E esse não tem complexos em utilizar o dinheiro público.
    Já se esqueceram do Audi A8 de luxo que comprou para utilizar e que meses depois valia cerca de metade do preço? Que ninguém quis comprar?
    Acho que sim, que devem entregar o clube ao homem. Certamente que não vai fazer pior que o Zé Trocas…

  7. Exactamente! “sobretudo no Porto”

    Para mim, bastou-me saber que Rui Rios, foi anti Pedro Passos Coelho, para não ser votante em Rios. Se vier a ser ele o escolhido do Partido, nunca votarei nele.

    • Anti Pedro Passos Coelho??Pq?? Por não apoiar o Menezes para a camara do Porto?
      Se o PSD tivesse um pingo de decência nem o propunha para o Porto, o que seria dificil pois Menezes tem muitos apoiantes e seria mau não “seleccionar” o mesmo para a equipa depois do excelente trabalho em Gaia.

  8. Pedro Passos Coelho é o maior cancro da cena política actual. Só fez asneira quando esteve no poder. Mente com quantos dentes tem e além de nunca cumprir, sempre foi um vendido aos interesses agiotas e corporativos transnacionais. Um neoliberal daqueles mesmo dos nocivos… Que nasceu para aumentar o fosso entre ricos e pobres.

    Por isso epá Rui Rio… Tu ganha-me esse porcaria! É que se vai pra lá o Santana, em vez de deputados é deputedo, mesmo.

  9. Se Rui Rio já me deixa algumas dúvidas quanto a Santana Lopes que começa por atacar alguns colegas de partido de lapas não tenho dúvidas de que ele será a maior lapa, mal por mal melhor seria remeter-se ao silêncio e continuar a sua missão lá na sua misericórdia de jogatanas muitas delas a arruinarem famílias inteiras com o vício do jogo!.

  10. Sr. Santana por favor tenha vergonha ! Tem um “parlapier” que a mim me cheira de vigarista! O sr. Já deu provas de que é um merdas!…
    Só Deus sabe como é que poder ser Provedor ! Mas provedor do quê !… E da Santa Casa – outra vigarice religiosa secular deste país de vendedores e compradores de Lotaria!…
    O Sr. Santana devia ter vergonha na cara … e como não tem lá se apresenta na sua grandiosa teatralidade a candidato a presidente do maior partido a oposição … tenham lá bom senso …
    Mas a comunicacao social gosta é destes “Rasputines” de meia leca! E o povio também !..
    Enfim, é por isso que não voto e não participo nesta merda que é a política portuguesa!

  11. O Santana Lopes,

    Os tugas depois de elegerem o Isaltino agora querem o Santana de volta!!!!

    O pai de muitos escandalos, veja-se o caso do SIRESP. Alguem que apenas tem interesse em apoiar o dito Jet-Set portugues e que se esta nas tintas para o pais!!!

    La vamos nos comecas e ver outra vez movimentacoes de Santanetes!”!!!!!

  12. Todos os comentários que acabo de ler só podem ser proferidos por tipos da “esquerdalha” que têm medo que o PSD se fortifique e lhes faça frente. Esqueceram-se todos que foi o PSD que já por tres vezes, em conjunto com o CDS que torou o País da Banca-rota onde os xuxilalistas nos levaram!. Querem mais?, estamos no bom caminho…

    • apoio o elogio à “esquerdalha!.. eu diria geringonça..para ser mais actual.
      de facto o odio da escumalha ao passos tem a ver com a incapacidade de perceberem a coragem de ser antipopular para ser patriota e conseguir retirar portugal do abismo para onde esta a dirigir se de novo em velocidade de vatel!!!! nem o mafarrico de belem nos salva!!!

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …