/

Anónimo aloja 70 sem-abrigo num hotel em Chicago para se protegerem do frio

Um cidadão anónimo pagou quartos de hotel a 70 pessoas sem-abrigo para se protegerem do frio extremo que assola neste momento os EUA.

Os sem-abrigo encontravam-se num acampamento improvisado, na cidade de Chicago, com cerca de 150 a 200 botijas de gás portáteis, que lhes tinham sido doadas para se aquecerem, devido às baixas temperaturas que já alcançaram os -40ºC.

A intenção era a melhor, mas o resultado foi o pior: esta quarta-feira, a explosão de uma botija fez com que as autoridades norte-americanas apreendessem o resto dos equipamentos, embora ninguém tenha ficado ferido com o incidente.

Citado pela CNN, o comandante da Polícia do Estado de Illinois, David Byrd, reiterou que era “extremamente inseguro” ter na posse essa mesma fonte de calor.

O que é facto é que, de um lado, havia uma organização pronta para alojar aquele grupo de pessoas, a igreja cristã protestante The Salvation Army, que tinha recebido um telefonema a pedir ajuda para dar conta da situação. Mas, do outro lado, estava o cidadão anónimo, que se chegou à frente e pagou de imediato os quartos de hotel.

“A The Salvation Army estava preparada para receber aproximadamente 70 pessoas que foram afetadas pela explosão, mas foi notificada de que os seus serviços já não eram necessários porque os indivíduos já estavam a ser recolhidos”, conta Jackie Rachev, da instituição cristã.

Até agora, porém, não se sabe onde ficaram alojadas essas pessoas nem qual é a identidade do “bom samaritano”. Já os bombeiros de Chicago apelam à população para que não doem botijas de gás aos sem-abrigo, uma vez que podem causar explosões.

Nos Estados Unidos, 14 estados do Centro-Oeste e do Leste do país estão em alerta devido ao vórtice polar que lançou um manto de frio, com as temperaturas a chegarem aos -40ºC. Contudo, em algumas zonas do Dacota do Norte e do Sul, de Wisconsin e Minnesota, a sensação térmica pode alcançar mesmo os -56ºC.

Este frio extremo já causou pelo menos 12 mortes. Essas mortes estão relacionadas com acidentes de carros ou outro tipo de exposição a este frio. Além disso, houve ainda centenas de outros acidentes rodoviários, incluindo uma colisão em cadeia com cerca de 12 carros em Grand Rapids, em Michigan.

Mais de 2.500 voos já foram cancelados ao longo do país e mais de 3.500 estavam atrasados na quinta-feira. Várias escolas, serviços públicos, estações de correios têm estado encerrados. Têm sido divulgados vídeos que mostram que o gelo nas intersecções dos carris dos comboios tem de ser derretido com as chamas de aquecedores a gás.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.