Anónimo aloja 70 sem-abrigo num hotel em Chicago para se protegerem do frio

Um cidadão anónimo pagou quartos de hotel a 70 pessoas sem-abrigo para se protegerem do frio extremo que assola neste momento os EUA.

Os sem-abrigo encontravam-se num acampamento improvisado, na cidade de Chicago, com cerca de 150 a 200 botijas de gás portáteis, que lhes tinham sido doadas para se aquecerem, devido às baixas temperaturas que já alcançaram os -40ºC.

A intenção era a melhor, mas o resultado foi o pior: esta quarta-feira, a explosão de uma botija fez com que as autoridades norte-americanas apreendessem o resto dos equipamentos, embora ninguém tenha ficado ferido com o incidente.

Citado pela CNN, o comandante da Polícia do Estado de Illinois, David Byrd, reiterou que era “extremamente inseguro” ter na posse essa mesma fonte de calor.

O que é facto é que, de um lado, havia uma organização pronta para alojar aquele grupo de pessoas, a igreja cristã protestante The Salvation Army, que tinha recebido um telefonema a pedir ajuda para dar conta da situação. Mas, do outro lado, estava o cidadão anónimo, que se chegou à frente e pagou de imediato os quartos de hotel.

“A The Salvation Army estava preparada para receber aproximadamente 70 pessoas que foram afetadas pela explosão, mas foi notificada de que os seus serviços já não eram necessários porque os indivíduos já estavam a ser recolhidos”, conta Jackie Rachev, da instituição cristã.

Até agora, porém, não se sabe onde ficaram alojadas essas pessoas nem qual é a identidade do “bom samaritano”. Já os bombeiros de Chicago apelam à população para que não doem botijas de gás aos sem-abrigo, uma vez que podem causar explosões.

Nos Estados Unidos, 14 estados do Centro-Oeste e do Leste do país estão em alerta devido ao vórtice polar que lançou um manto de frio, com as temperaturas a chegarem aos -40ºC. Contudo, em algumas zonas do Dacota do Norte e do Sul, de Wisconsin e Minnesota, a sensação térmica pode alcançar mesmo os -56ºC.

Este frio extremo já causou pelo menos 12 mortes. Essas mortes estão relacionadas com acidentes de carros ou outro tipo de exposição a este frio. Além disso, houve ainda centenas de outros acidentes rodoviários, incluindo uma colisão em cadeia com cerca de 12 carros em Grand Rapids, em Michigan.

Mais de 2.500 voos já foram cancelados ao longo do país e mais de 3.500 estavam atrasados na quinta-feira. Várias escolas, serviços públicos, estações de correios têm estado encerrados. Têm sido divulgados vídeos que mostram que o gelo nas intersecções dos carris dos comboios tem de ser derretido com as chamas de aquecedores a gás.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …