50 graus negativos. Vórtice polar congela Chicago

Philip Chang / Flickr

O Lago Michigan, em Chicago, congelado

Os EUA estão prestes a enfrentar uma das maiores ondas de frio desde que há registo.​ Até meio da próxima semana, a região do Midwest vai ser atingida por neve e ventos gelados potencialmente mortais.

Em Chicago, a terceira maior cidade do país, a neve começará a cair no domingo à noite e as temperaturas deverão descer até uns históricos 29ªC negativos. Depois, a “massa de ar mais fria dos últimos anos” atingirá a região na terça-feira e o frio extremo continuará até sexta-feira.

“Não posso enfatizar mais o quão perigosa será esta vaga de frio, porque uma geração inteira viveu 25 anos sem nunca experienciar este tipo temperaturas em Chicago”, diz Mike Doll, meteorologista do site AccuWeather, à agência Reuters.

No Twitter, o Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a questionar a validade do aquecimento global, porque “as pessoas não conseguem estar na rua nem que seja por uns minutos”.

“No lindo Midwest, as temperaturas geladas estão a chegar aos 60 graus negativos, as mais baixas desde que há registos. Nos próximos dias espera-se que fique ainda mais frio. Mas o que é que se passa com o Aquecimento Global? Volta depressa, por favor, precisamos de ti!”, escreveu Trump no Twitter.

Esta confusão entre as condições meteorológicas que se registam numa dada região e num determinado período de tempo e a evolução do clima ao longo das décadas e séculos foi parodiada por outros utilizadores do Twitter.

“Os modelos de referência dizem que o ‘aquecimento’ global produz mais condições meteorológicas extremas, tanto quentes como frias. Você pode ser cético em relação aos modelos, mas saiba que o frio extremo é uma prova que valida esses modelos, e não que os refuta”, disse Ari Paul, fundador de uma empresa de investimento.

As temperaturas gélidas já se fazem sentir desde o início desta semana. No estado do Minnesota e no norte do Wisconsin, as temperaturas caíram para 42 graus negativos, batendo o recorde anterior por oito graus, revelou o serviço meteorológico nacional.

No Minnesota as escolas estão a fechar e o governador já declarou o estado de emergência, uma vez que está previsto que as temperaturas desçam ainda mais: mínimas de 34 graus negativos, mas com ventos gelados que podem fazer descer a temperatura até aos 54 graus negativos.

O governo do Illinois também já alertou a população para o perigo elevado de hipotermia e encorajou os cidadãos a ficarem em casa.

Até os estados que estão acostumados às baixas temperaturas estão a preparar-se para o pior. Segundo a CNN, cerca de 75% da população dos Estados Unidos (220 milhões de pessoas) vai ser afetada pelas temperaturas abaixo de zero.

A vaga de frio já causou pelo menos duas mortes, uma no Minnesota e outra no Illinois, mas em muitos estados do país o clima mais frio ainda está para chegar. “Se tens 25 anos ou menos, nunca sentiste tanto frio”, disse o meteorologista Tom Sater.

A companhia aérea Delta Airlines já disse que não vai cobrar taxas de mudança de voos para os passageiros que forem afetados pelo mau tempo em Chicago, Detroit e outras áreas do Midwest.

O responsável pela onda recorde de frio é o que os cientistas chamam de “vórtice polar”, uma massa gelada de ar que deveria passar sobre o Polo Norte, mas que se centrou em latitudes mais baixas.

Os vórtices polares são basicamente furacões árticos ou ciclones. A NASA define-os como “uma grande área de baixa pressão, que gira e é persistente, encontrada tipicamente sobre os polos Norte e Sul”.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Só este comentário do Trumpas, diz tudo sobre a inteligência do animal…
    Palavras para quê? É um grunho num lugar de poder, e só pode dar mau resultado!

  2. Desde 1998 que as temperaturas descem. Ha muito dinheiro em taxar o carbono. Pergunto aí aos literados em aquecimento global que dizem que o trump é parvo, quantas cidades já ficaram debaixo de água? Pois

    • Joaquim, as alterações climáticas não têm um interruptor como as dos candeeiros, com efeito imediato. Os resultados demoram décadas a notar-se e neste momento estamos a sofrer sinais evidentes da influência humana que começou com a revolução industrial. Nesse tempo nem se sonhava com o impacto que iria ter (e mesmo que tivessem noção, estariam a marimbar-se, pois já não lhes tocaria a eles – como alguns pensam ainda hoje).
      Ainda nenhuma cidade ficou submersa pois para isso teria de subir imenso mas algumas ilhas já e há medições em várias cidades que demonstram a subida do nível da água do mar.
      O problema é que, como não há um interruptor para desligar as alterações climáticas quando nos fartarmos delas, tal como só sofremos as consequências muitos anos depois de fazermos porcaria, também só beneficiaremos do bem que fizermos agora, daqui a muitos anos.
      Agora depende do humanismo e do civísmo de cada um.

      • Onde é que voce vê influencia? O nivel do mar está estável, o inverno de 2017 na Europa foi o mais frio em 100 anos. Agora temos vagas de frio extremo nos Estados Unidos. Ah mas os infaliveis “modelos” dizem-nos que se a temperatura sobe é do aquecimento global, mas se a temperatura desce é do aquecimento global. Se o aquecimento global provocado pelo homem fosse algo real eles não falhavam as previsões todas, nem tinham de adulterar a data das temperaturas globais. Tudo treta para taxar

    • Trump, és tu?!
      “Desde 1998 que as temperaturas descem.”
      O quê?!
      Descem onde?
      Por acaso não tens um estudo/gráfico de algum organismo credível que mostre isso?
      Pois…
      Toda a gente minimamente informada sabe que a temperatura média da terra tem vindo sempre a aumentar!
      Acho que é a primeira vez que vejo alguém negar o aumento da temp. da terra!!
      Nem mesmo os cientistas que criticam o efeito estufa, etc, negam que as temperaturas tem aumentado.
      O que muitos dizem é que não está provado que esse aumento seja provocado pelo ser humano… são coisas bem diferentes, mas claro que tu, como bom seguidor do Trump, não vais estar a olhar para esses “pormaiores” e depois é o que se vê!…

  3. Não deixa de ser interessante as declarações de Trump; quanto a mim este tipo é um citadino daqueles convencidos que sabem tudo e se imaginam mais espertos do que os outros, no entanto parecem ser criados como frango de aviário que só conhecem o meio onde vivem e uma vez saídos daí o mundo para eles parece qualquer coisa de estranho que não dá para entender e nem sequer se interessam aperceber o porquê daquilo que os rodeia, possivelmente até imaginará que as alfaces são criadas na prateleira do hipermercado, é lamentável tão grande desconhecimento da evolução do planeta por gente que se imagina culta.

  4. Sério ?!… Ó Joaquim, hás-de perceber um dia que informação difere da sabedoria !… Como o Trump e outros estúpidos como tu, acreditam em qualquer merda que metam no youtube ! Antes de comentares, informa-te, estuda e tira as tuas próprias conclusões… mas se calhar ainda vais dizer que a terra é plana e foi tudo uma invenção da NASA… LOL !… Queres que te explique ?!… então é assim: a dessalinização do Atlântico pelo degelo polar faz com que a corrente térmica que regula a temperatura global pare ou dimínua ! Assim sendo, o resultado que obtemos pelo aquecimento global é uma nova ERA DO GELO !… Parem para pensar antes de falar Porra ! Já basta os idiotas Americanos que comem toda a merda que lhes enfiam pela guela !

RESPONDER

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …