50 graus negativos. Vórtice polar congela Chicago

Philip Chang / Flickr

O Lago Michigan, em Chicago, congelado

Os EUA estão prestes a enfrentar uma das maiores ondas de frio desde que há registo.​ Até meio da próxima semana, a região do Midwest vai ser atingida por neve e ventos gelados potencialmente mortais.

Em Chicago, a terceira maior cidade do país, a neve começará a cair no domingo à noite e as temperaturas deverão descer até uns históricos 29ªC negativos. Depois, a “massa de ar mais fria dos últimos anos” atingirá a região na terça-feira e o frio extremo continuará até sexta-feira.

“Não posso enfatizar mais o quão perigosa será esta vaga de frio, porque uma geração inteira viveu 25 anos sem nunca experienciar este tipo temperaturas em Chicago”, diz Mike Doll, meteorologista do site AccuWeather, à agência Reuters.

No Twitter, o Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a questionar a validade do aquecimento global, porque “as pessoas não conseguem estar na rua nem que seja por uns minutos”.

“No lindo Midwest, as temperaturas geladas estão a chegar aos 60 graus negativos, as mais baixas desde que há registos. Nos próximos dias espera-se que fique ainda mais frio. Mas o que é que se passa com o Aquecimento Global? Volta depressa, por favor, precisamos de ti!”, escreveu Trump no Twitter.

Esta confusão entre as condições meteorológicas que se registam numa dada região e num determinado período de tempo e a evolução do clima ao longo das décadas e séculos foi parodiada por outros utilizadores do Twitter.

“Os modelos de referência dizem que o ‘aquecimento’ global produz mais condições meteorológicas extremas, tanto quentes como frias. Você pode ser cético em relação aos modelos, mas saiba que o frio extremo é uma prova que valida esses modelos, e não que os refuta”, disse Ari Paul, fundador de uma empresa de investimento.

As temperaturas gélidas já se fazem sentir desde o início desta semana. No estado do Minnesota e no norte do Wisconsin, as temperaturas caíram para 42 graus negativos, batendo o recorde anterior por oito graus, revelou o serviço meteorológico nacional.

No Minnesota as escolas estão a fechar e o governador já declarou o estado de emergência, uma vez que está previsto que as temperaturas desçam ainda mais: mínimas de 34 graus negativos, mas com ventos gelados que podem fazer descer a temperatura até aos 54 graus negativos.

O governo do Illinois também já alertou a população para o perigo elevado de hipotermia e encorajou os cidadãos a ficarem em casa.

Até os estados que estão acostumados às baixas temperaturas estão a preparar-se para o pior. Segundo a CNN, cerca de 75% da população dos Estados Unidos (220 milhões de pessoas) vai ser afetada pelas temperaturas abaixo de zero.

A vaga de frio já causou pelo menos duas mortes, uma no Minnesota e outra no Illinois, mas em muitos estados do país o clima mais frio ainda está para chegar. “Se tens 25 anos ou menos, nunca sentiste tanto frio”, disse o meteorologista Tom Sater.

A companhia aérea Delta Airlines já disse que não vai cobrar taxas de mudança de voos para os passageiros que forem afetados pelo mau tempo em Chicago, Detroit e outras áreas do Midwest.

O responsável pela onda recorde de frio é o que os cientistas chamam de “vórtice polar”, uma massa gelada de ar que deveria passar sobre o Polo Norte, mas que se centrou em latitudes mais baixas.

Os vórtices polares são basicamente furacões árticos ou ciclones. A NASA define-os como “uma grande área de baixa pressão, que gira e é persistente, encontrada tipicamente sobre os polos Norte e Sul”.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Só este comentário do Trumpas, diz tudo sobre a inteligência do animal…
    Palavras para quê? É um grunho num lugar de poder, e só pode dar mau resultado!

  2. Desde 1998 que as temperaturas descem. Ha muito dinheiro em taxar o carbono. Pergunto aí aos literados em aquecimento global que dizem que o trump é parvo, quantas cidades já ficaram debaixo de água? Pois

    • Joaquim, as alterações climáticas não têm um interruptor como as dos candeeiros, com efeito imediato. Os resultados demoram décadas a notar-se e neste momento estamos a sofrer sinais evidentes da influência humana que começou com a revolução industrial. Nesse tempo nem se sonhava com o impacto que iria ter (e mesmo que tivessem noção, estariam a marimbar-se, pois já não lhes tocaria a eles – como alguns pensam ainda hoje).
      Ainda nenhuma cidade ficou submersa pois para isso teria de subir imenso mas algumas ilhas já e há medições em várias cidades que demonstram a subida do nível da água do mar.
      O problema é que, como não há um interruptor para desligar as alterações climáticas quando nos fartarmos delas, tal como só sofremos as consequências muitos anos depois de fazermos porcaria, também só beneficiaremos do bem que fizermos agora, daqui a muitos anos.
      Agora depende do humanismo e do civísmo de cada um.

      • Onde é que voce vê influencia? O nivel do mar está estável, o inverno de 2017 na Europa foi o mais frio em 100 anos. Agora temos vagas de frio extremo nos Estados Unidos. Ah mas os infaliveis “modelos” dizem-nos que se a temperatura sobe é do aquecimento global, mas se a temperatura desce é do aquecimento global. Se o aquecimento global provocado pelo homem fosse algo real eles não falhavam as previsões todas, nem tinham de adulterar a data das temperaturas globais. Tudo treta para taxar

    • Trump, és tu?!
      “Desde 1998 que as temperaturas descem.”
      O quê?!
      Descem onde?
      Por acaso não tens um estudo/gráfico de algum organismo credível que mostre isso?
      Pois…
      Toda a gente minimamente informada sabe que a temperatura média da terra tem vindo sempre a aumentar!
      Acho que é a primeira vez que vejo alguém negar o aumento da temp. da terra!!
      Nem mesmo os cientistas que criticam o efeito estufa, etc, negam que as temperaturas tem aumentado.
      O que muitos dizem é que não está provado que esse aumento seja provocado pelo ser humano… são coisas bem diferentes, mas claro que tu, como bom seguidor do Trump, não vais estar a olhar para esses “pormaiores” e depois é o que se vê!…

  3. Não deixa de ser interessante as declarações de Trump; quanto a mim este tipo é um citadino daqueles convencidos que sabem tudo e se imaginam mais espertos do que os outros, no entanto parecem ser criados como frango de aviário que só conhecem o meio onde vivem e uma vez saídos daí o mundo para eles parece qualquer coisa de estranho que não dá para entender e nem sequer se interessam aperceber o porquê daquilo que os rodeia, possivelmente até imaginará que as alfaces são criadas na prateleira do hipermercado, é lamentável tão grande desconhecimento da evolução do planeta por gente que se imagina culta.

  4. Sério ?!… Ó Joaquim, hás-de perceber um dia que informação difere da sabedoria !… Como o Trump e outros estúpidos como tu, acreditam em qualquer merda que metam no youtube ! Antes de comentares, informa-te, estuda e tira as tuas próprias conclusões… mas se calhar ainda vais dizer que a terra é plana e foi tudo uma invenção da NASA… LOL !… Queres que te explique ?!… então é assim: a dessalinização do Atlântico pelo degelo polar faz com que a corrente térmica que regula a temperatura global pare ou dimínua ! Assim sendo, o resultado que obtemos pelo aquecimento global é uma nova ERA DO GELO !… Parem para pensar antes de falar Porra ! Já basta os idiotas Americanos que comem toda a merda que lhes enfiam pela guela !

RESPONDER

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …