Anacom acusa operadoras de violarem regras da neutralidade da rede e do roaming

Esta quarta-feira, a Anacom anunciou que vai obrigar as operadoras Meo, Vodafone e Nos a alterarem tarifários que violam as regras da neutralidade da rede e do roaming.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) esteve a analisar no ano passado a conformidade dos tarifários do mercado português com as regras europeias sobre a neutralidade da rede e o roaming no espaço europeu, e concluiu que há tarifários que violam o regulamento de 2015.

Entre os tarifários analisados e em situação irregular estão o Smart Net e o Moche Legend da Meo, o Yorn X e o Vodafone Plus da Vodafone, e o WTF e Indie da Nos. Em causa está o zero-rating, prática comercial em que um operador pode oferecer tráfego ilimitado para uma determinada aplicação.

Segundo o Público, o regulamento europeu não proíbe o zero-rating, mas proíbe “explicitamente” as situações em que “após estar esgotado o plafond de tráfego para a generalidade dos conteúdos ou aplicações, é bloqueado, ou sujeito a um atraso, o tráfego para esses conteúdos ou aplicações e não para os que integram o zero-rating”.

A Anacom adianta também que em alguns casos os plafonds específicos de dados “não podem ser utilizados no Espaço Económico Europeu em termos equivalentes aos que são usados em Portugal, violando o princípio do roam like at home“.

De modo a “garantir a liberdade de escolha relativa aos conteúdos disponíveis da internet e o direito a aceder às informações e conteúdos de forma a que não exista restrição”, a Anacom tomou a decisão de exigir a alteração das ofertas.

Os operadores têm 25 dias úteis para se pronunciarem. Sguem-se mais 25 dias úteis para a entidade analisar as repostas e tomar uma decisão final sobre a matéria. Só depois começa a contar o prazo de 40 dias para que os operadores alterem os tarifários.

No enquadramento legal português não existem mecanismos para sancionar os operadores nesta matéria.

De acordo com o mesmo jornal, um comunicado conjunto, divulgado durante a conferência de imprensa da Anacom, as três empresas afirmaram que a decisão da Anacom “prejudica gravemente os interesses dos consumidores”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA, Canadá e México assinam revisão do NAFTA. Pacto comercial tem 25 anos

Representantes dos Estados (EUA), do Canadá e do México assinaram na terça-feira uma nova revisão do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), um pacto comercial entre os três países, que já tem 25 anos. Segundo noticiou …

Bósnia fecha campo improvisado e transfere quase 800 pessoas para Sarajevo

A Bósnia fechou, esta quarta-feira, um campo de refugiados, montado num local onde antes funcionava um aterro de lixo, que não tem água potável nem eletricidade. As autoridades bósnias fecharam esta quarta-feira um campo acolhimento de …

Trabalhadores dos Registos em greve a 26, 27 e 28 de dezembro

O Sindicato Nacional de Registos vai estar em greve contra o decreto-lei aprovado pelo Governo, acusando Marcelo Rebelo de Sousa de não ter tido "sensibilidade na análise do diploma do sistema remuneratório". O Sindicato Nacional de …

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …