/

Amigo de Costa fez lóbi junto do Governo pelo megacentro de dados em Sines

2

Tiago Petinga / Lusa

Diogo Lacerda Machado, ex-consultor de António Costa e atual administrador da TAP. Tem dois filhos a trabalhar no Estado: Francisco Lacerda Machado e João Maria Lacerda Machado

Diogo Lacerda Machado, o amigo de longa data de António Costa, foi peça decisiva nas negociações para a implantação do megacentro de dados que vai nascer em Sines. Uma obra de 3,5 mil milhões de euros que o advogado negociou directamente com elementos do Governo.

O advogado, que foi administrador da TAP até Março passado, é consultor de uma das empresas do consórcio Start Campus que vai investir 3,5 mil milhões de euros no projecto Hyperscaler Data Centre que vai criar um megacentro de dados em Sines.

O próprio Lacerda Machado confirma ao semanário O Novo que é consultor da empresa Pioneer Point Partners que é co-propriedade da sociedade britânica com o mesmo nome e do fundo americano Davidson Kempner.

O jornal salienta que o advogado foi contratado em Outubro de 2020 quando ainda era administrador da TAP. Nessa altura, terá iniciado conversações com o Governo no sentido de dar um “empurrão” ao projecto, fazendo lobbying, de acordo com O Novo.

A publicação assegura que o amigo de Costa “manteve contactos directos com vários membros do Governo ao longo dos últimos meses”, designadamente com os secretários de Estado Eurico Brilhante Dias, João Galamba e com Hugo Santos Mendes.

Lacerda Machado confirma ao O Novo a acumulação de funções, mas não revela quanto está a ganhar pelos seus serviços, nem se pronuncia sobre um eventual “conflito de interesses” entre o trabalho na TAP e a função de “lobista” junto do Governo.

O advogado tem estado envolvido em vários processos delicados, como o caso dos lesados do BES, depois de ter sido nomeado directamente pelo Governo.

A sua nomeação para o Conselho de Administração da TAP, em 2017, suscitou várias críticas, com Passos Coelho a apontar, na altura, que era uma “pouca vergonha” e uma “nódoa” para o Governo.

Lacerda Machado demitiu-se da TAP em Março deste ano, juntamente com mais dois elementos do Conselho de Administração.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.