Lacerda Machado e Esmeralda Dourado demitem-se da TAP

Tiago Petinga / Lusa

Diogo Lacerda Machado, Esmeralda Dourado e Trey Urbahn demitiram-se, no início desta semana, do Conselho de Administração da TAP.

A notícia foi inicialmente avançada pelo jornal online ECO, esta quarta-feira, que, além de Diogo Lacerda Machado, referiu a demissão de Esmeralda Dourado nas mesmas circunstâncias, citando duas fontes da TAP, que ainda não confirmou as saídas.

Entretanto, o jornal Público avançou que Trey Urbahn também está de saída. Este gestor era o último dos administradores com antigas ligações ao ex-acionista brasilo-americano David Neeleman.

As cartas de rescisão foram entregues no início desta semana e têm efeitos a partir do final do mês de abril. Lacerda Machado já confirmou a sua saída à agência Lusa e, em declarações ao Público, afirmou que “era tempo de sair”.

O ECO lembra que o atual mandato da administração terminou em dezembro do ano passado e que o processo de reestruturação está a atrasar a realização da assembleia-geral, que ainda não tem data. Terá sido essa uma das razões que levou à demissão destes administradores.

Ao Público, fonte oficial do Ministério das Infraestruturas disse apenas que os gestores em causa “renunciam aos cargos ao abrigo do código das sociedades comerciais” e que “o seu mandato terminou em dezembro”.

Segundo o mesmo jornal online, o novo CEO da transportadora portuguesa já está escolhido, sendo de nacionalidade alemã, mas só entra em funções depois de o plano de reestruturação ser aprovado pela Comissão Europeia. De acordo com a SIC Notícias, o seu nome vai ser anunciado em breve, em conjunto com toda a nova equipa de gestão.

O jornal online Observador adianta que será Albrecht Binderberger, ex-CEO da Saudi Arabian Airlines, que tem uma vasta experiência na área da aviação.

O canal televisivo acrescenta que na equipa de administradores executivos deverá também ficar o atual presidente executivo, Ramiro Sequeira, como vogal. Já a continuação do atual presidente Miguel Frasquilho não está ainda garantida.

Diogo Lacerda Machado liderou o processo de reversão da privatização da TAP, iniciado em dezembro de 2015 e terminado em 2017, que culminou com o Estado a deter 50% do capital social da empresa, o consórcio Atlantic Gateway, de Neeleman e Humberto Pedrosa, 45%, e os trabalhadores os restantes 5%.

Antes da saída destes três gestores, já outra administradora, Ana Pinho Macedo Silva, tinha saído da transportadora portuguesa no final do ano passado, lembra o matutino.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …