//

Alunos vão aprender a andar de bicicleta na escola (com 3 milhões de euros da bazuca)

21

O Governo vai aplicar três milhões de euros da bazuca europeia para ensinar as crianças a andarem de bicicleta na escola. A medida será implementada no segundo ciclo do Ensino Básico já a partir deste ano lectivo que arranca em Setembro.

O programa Desporto Escolar sobre Rodas já foi implementado como experiência piloto no ano lectivo passado, em 31 agrupamentos. Mas, agora, o Governo vai alargar o programa a todas as escolas do segundo ciclo do Ensino Básico já a partir de Setembro, como avança o Jornal de Notícias (JN).

O programa que vai decorrer até 2025 prevê a compra de bicicletas de diferentes tamanhos para as escolas e um investimento de 3 milhões de euros, com recurso aos fundos europeus da bazuca, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

O ensino do ciclismo na escola será feito num horário específico, em jeito de Actividade Extra-curricular, e os alunos terão que se inscrever.

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo, mostra-se satisfeito com a medida, em declarações ao JN, mas alerta que é preciso que “sejam garantidas as condições de manutenção das bicicletas, para que as frotas sejam devidamente preservadas”.

Aprender a andar de bicicleta na escola é uma das medidas definidas pelo Governo na Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa. Neste documento orientador, aponta-se como objetivo que, até 2030, haja 15 vezes mais utilizadores de bicicletas em todo o país.

ZAP //

21 Comments

  1. Acho um espetáculo. É pena depois fora da escola os miúdos não terem onde andar em segurança de bicicleta. Que bela medida para um país que quase não tem ciclovias. Começam sempre a casa pelo telhado… Depois admiram se por sermos sempre os atrasados da europa…

  2. Alguém explica aos i-responsáveis políticos que vamos ter que pagar esta dívida? Não seria mais sensato aplicar o dinheiro em investimentos que venham a render dinheiro?

  3. Querem fazer de Portugal a Holanda? Só que o terreno na Holanda é maioritariamente plano, por isso é fácil circular. Em Portugal é mais o “prêmio de montanha”, sempre aos altos e baixos.

  4. De facto é só iluminados!!!!

    Ao fim de 3 meses, a maior parte das bicicletas vão estar encostadas, devido a avarias e falta de manutenção, porque não vai haver ninguém que trate de as manter e reparar. Tendo as escolas sempre falta de pessoal auxiliar, vão contratar mecânicos para fazerem esse trabalho?
    É deitar dinheiro à rua!!! A não ser….. será que já está na mira ajustes com empresa ou empresas que vão assegurar essa manutenção?????

    • Excelente comentário! Os pais que cumpram as suas funções, a escola não é um “lar de acolhimento”… e antes que venham com a questão da “igualdade”: a bicicleta sempre foi um meio de transporte dos pobres… seria melhor dar-lhes “educação” (que já vimos que os pais não conseguem) do que “recursos”…

  5. O governo esta a começar a preparar os mais novos para tempos difíceis que ai vêem…continuando assim o que resta mesmo é andar de bicicleta…nunca um “virus” foi tao bem recebido para justificar crises políticas, económicas, culturais…

  6. Acho que a iniciativa / o projeto é engraçada / o. Em vez de os alunos praticarem sempre os mesmos desportos, andam de bicicleta (uma vez ou outra), ao ar livre, com regras, claro!

  7. Tanta gente preocupada com esta medida que até nem acho má, as estradas é que não estão mesmo convidativas para mais ciclistas e as leis de circulação favoráveis a estes vieram ainda agravar mais a sua segurança e a de terceiros!

  8. Com tanta miséria e fome o Governo dá da BASUCA 3 milhões para aprender andar de bicicleta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu e os jovens de então aprendemos andar de bicicleta sem qualquer ajuda, pois era outros tempos onde se comia açorda e sopas de cavalo sentado e vivíamos com educação e respeito, éramos pequenos mas homens, e HOJE…

  9. E preciso investigar, quanto custam as bicicletas, e de onde vem. Provavelmente algum familiar ou amigo do politico que se lembrou disto, deve estar a vende-las. Nao ia acontecer o mesmo em Lisboa?

  10. Bem…. após a oferta de computadores aos alunos, terá o Governo que oferecer as biclas, para concluir o projecto, que duvido que seja viável, com a perspectiva de uso diário agora e futuramente.

  11. Já lá se vai o tempo em que os pais é que ensinavam a andar de bicicleta, para mais tarde recordar, e não recebiam tostão por causa disso. Só se recebiam mesmo sorrisos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.