Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Jérémy Barande / École polytechnique

Patrick Drahi, proprietário e presidente da Altice

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos.

“Lamentamos que, ao fim de cinco anos de esforço, dedicação e aposta no país, somos forçados a dar início à suspensão de diversos projetos“, afirmam, numa missiva enviada a António Costa, datada de 19 de novembro.

O grupo Altice aponta que “o regulador, empossado em 2017, tem vindo a realizar uma perseguição feroz e sem precedentes ao setor e, em particular, à Altice Portugal”.

Atualmente, “o panorama regulatório em Portugal, causador de imprevisibilidade e instabilidade, não permite qualquer estratégia fiável de investimento, contexto este inconcebível num país desenvolvido, que pertencente a uma União Europeia onde não se encontra situação sequer similar ao que se vive hoje em Portugal”, consideram Patrick Drahi e Armando Pereira.

“Atendendo ao contexto negro com consequências muito gravosas para o setor das telecomunicações e para o país em geral, vimos sensibilizá-lo para esta lamentável e preocupante realidade e dar a conhecer que no atual momento, a nossa estratégia em Portugal será reequacionada: tanto na área do investimento, como da inovação e expansão, ou ainda dos recursos humanos”, salientam.

“A presença do grupo Altice em Portugal e a posição relevante que tem na economia portuguesa constituem um dos eixos fundamentais da estratégia europeia desta empresa global” e “desde a primeira hora assumimos a posição de liderança neste setor, com um firme compromisso de investimento, de modernização e de inovação na infraestrutura tecnológica e na excelência do serviço aos cidadãos e às empresas”, prosseguem na carta ao primeiro-ministro.

Patrick Drahi e Armando Pereira enumeram os vários projetos desenvolvidos pela Altice Portugal em várias áreas e destacam tratar-se do “maior investidor privado do setor, com investimentos em redes de fibra ótica de última geração – alcançando na primeira metade deste ano a meta estipulada de 5,3 milhões de casas e empresas passadas”.

Defendendo que “esta atividade e postura empresarial justificam a exigência de um quadro legal e regulatório estável, competitivo e ajustado ao dinamismo do mercado europeu e mundial”, apontam que “chegados ao processo relativo à nova tecnologia 5G este, em Portugal, deveria adequar-se, como tudo no mundo, às novas necessidades e à nova realidade pós-covid-19″.

Por isso, é “fundamental, face à realidade de hoje, colocar o 5G na perspetiva correta”, pois, “se é verdade que o 5G vai ser muito relevante, nunca se demonstrará um processo de interesse nacional pela forma como está regulamentado”, sublinham.

Por exemplo, o “encapotado roaming nacional previsto no regulamento”, que “em nada serve as pessoas, pois não expande qualquer cobertura de conetividade, e funciona, claramente, como uma nacionalização dissimulada da rede dos operadores privados nacionais que há décadas investem, empregam e criam valor”, acusam.

O grupo Altice junta-se, assim, aos presidentes dos grupos Vodafone e Sonae nas críticas ao regulamento do leilão da tecnologia de quinta geração (5G).

As candidaturas ao leilão terminam esta sexta-feira, sob duras críticas dos operadores de telecomunicações históricos Altice Portugal, NOS e Vodafone Portugal e vários processos judiciais e queixas em Bruxelas. A NOS, por exemplo, têm vários processos judiciais no âmbito do leilão do 5G, entre os quais uma providência cautelar contra o regulamento. Já a Vodafone ameaçou deixar de investir em Portugal.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …