Ataque em Kiev, alerta em toda a Ucrânia. Milhares de tanques russos são inúteis

4

Ministro da Defesa da Rússia / EPA

Dia de especial alerta na Ucrânia. Há registo de pelo menos um morto e dois feridos, após ataque à capital.

Esta quinta-feira é um dia de especial alerta na Ucrânia: pelo menos 30 mísseis russos foram disparados logo nas primeiras horas do dia, anunciou a Força Aérea ucraniana.

sirenes de ataque aéreo um pouco por todo o país. “Fiquem em abrigos“, pedem as autoridades.

As sirenes começaram a tocar precisamente pelo receio de um “ataque massivo” com mísseis ao longo do dia, com aeronaves e navios russos.

Depois de Vitali Klitschko, presidente da Câmara Municipal de Kiev, ter confirmado explosões na capital, o mesmo autarca informou que pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após um ataque de míssil na cidade. O míssil atingiu um “edifício não residencial”.

As autoridades militares ucranianas informaram que 15 mísseis russos tinham sido neutralizados na zona de Kiev.

A Rússia atingiu também, de novo, centrais eléctricas – duas, ambas na região de Odessa.

Tanques inúteis

Entretanto, o jornal Público faz contas aos tanques que a Rússia tem à sua disposição para a guerra.

Na teoria existem milhares que ainda não foram utilizados – e existem mesmo. Mas, na prática, esses tanques estão guardados por um motivo: não estão em condições de serem utilizados a curto prazo.

Desde o início da guerra, as forças armadas russas já terão ficado sem, pelo menos, metade dos tanques que tinha. Alguns até já saíram da reforma (deixaram de ser fabricados em 1975 e agora estão no terreno).

A Rússia começou o conflito, há quase um ano, com cerca de 3 mil carros de combate. Logo nos primeiros meses perdeu praticamente metade.

Ainda tem aproximadamente 1.500 tanques disponíveis (embora os números oficiais sejam dispersos), mas agora a Ucrânia vai ter reforços: os Leopard que vêm da Alemanha e os Abrams que vêm dos EUA.

E outros países devem enviar mais tanques para a Ucrânia, em breve – o que deverá mexer com as contas russas em relação aos meios disponíveis.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. As vossas (sua) crónicas já estão a tornar-se tão ridículas, que só dão vontade de rir. Antes, tomava notas; agora já não consigo deixar de rir. Valha-nos isso….. Mas em que fontes se baseia para escrever coisas destas ?…. não será melhor informar-se com a Merkel sobre de que lado está a História ? Paciência, senhor Nuno. ps: “…. O míssil atingiu um “edifício não residencial” ….. com tantas fontes, poderia ao menos escrever porque a sua fonte não disse, qual ? … há o Público…. convém dizer que não fui eu que disse, está na moda….

    • Até me admira que o seu comentário se não tenha “perdido” algures…A propaganda, para ser eficaz, tem de ter um fundo de verdade, mas a propaganda com que somos bombardeados é tão acéfala que chega a ser insultuouso para os leitores…

      • “…insultuouso…” é uma coisa linda. Está em linha com o artista que a escreve. Uma palermice total.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.