As alergias modernas resultam do cruzamento entre homens e neandertais

As alergias que, nos dias de hoje, afectam a saúde de muitas pessoas podem ser fruto do cruzamento entre os primeiros homens modernos e espécies primitivas como os Neandertais e os Denisovanos.

O Homem moderno parece ter herdado do Neandertal tanto coisas boas, como a capacidade de se adaptar ao frio ou a suportar a alta altitude, como coisas más – como, ao que parece, o tabagismo e o gene da diabetes.

Agora, parece que também as alergias modernas vieram juntar-se a esta última categoria.

Esta é a conclusão de uma investigação, publicada no American Journal of Human Genetics, que se debruçou sobre a evolução da chamada “imunidade inata”, analisando um total de 1500 genes que têm intervenção neste sistema.

Os investigadores apuraram que a mistura genética com os Neandertais e os Homens de Denisova permitiu aos homens modernos adaptarem-se melhor às condições ambientais, nomeadamente ao frio, e às circunstâncias alimentares, bem como a resistirem melhor a doenças.

Mas, ao mesmo tempo, também pode ter aumentado o aparecimento de alergias, levando o organismo a respostas imunes perante circunstâncias ambientais outrora vistas como inofensivas.

“Os alelos introgredidos podem realçar a vigilância imunológica inata e a reactividade contra certos patogénicos, mas isto também pode aumentar a hipersensibilidade a alergénios não patogénicos, resultando em doenças alérgicas nas pessoas dos dias de hoje”, salienta o estudo.

Esta pesquisa permitiu apurar “o grau de introgressão dos genes imunitários inatos dos hominídeos primitivos”, conforme referem os investigadores, referindo-se ao processo de transferência de informação genética de uma espécie para outra como resultado da hibridação entre elas e de um repetido retro-cruzamento.

“Os genes imunitários inatos apresentam uma média de probabilidade mais elevada de ascendência Neandertal do que o remanescente do genoma de codificação”, refere-se na investigação.

Os cientistas detectaram que genes imunitários do tipo Toll (TLR, sigla de “toll-like receptors”), que combatem bactérias, fungos e parasitas, apresentam uma maior probabilidade de ascendência Neandertal do que outros.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Quer dizer que foi feito um estudo nomeadamente alergogénico do antes e do após revolução industrial, poluição por carburantes do petróleo, testes atómicos dos anos 50, 60, 70, bombardeamentos em larga escala com urânio empobrecido (actuais) pesticidas em larga escala e alimentos transgénicos, fast food, alimentação animal tratada em base de antibióticos e rações duvidosas, uso e abuso de produtos de limpeza com agentes carcinogénicos, uso de corantes, conservantes, aromas etc quase todos carcinogénicos, produtos para fazer espuma em shampoos e sabonetes pastas de dentes (laureth sulfato de sódio) também carcinogénicos…etc, etc, etc…e afinal a culpa é das
    “As alergias modernas resultam do cruzamento entre homens e neandertais”
    Mais uma manobra para não expor um grande poderio económico à volta de todos estes produtos.

    • Aplaudo e subscrevo o seu comentário!
      Não sou anti-vacinas, na sua ideia original, pois entende-se bem como o corpo cria imunidade aos patogenos, mas com as porcarias que lá metem (polysorbate80, alumínio, timerosal,glutamato monossódico, etc,etc…) e que mexem com o nosso sistema imunitário, também incluo estas na sua lista.
      Quem tiver curiosidade, pesquise SV40.
      Nunca se esquecam de uma coisa: gira tudo à volta do dinheiro. TUDO. E isto mete nojo já.
      Ah! E nem os cientistas sabem ainda como funciona o nosso sistema imunitário, há muita coisa que permanece um mistério ainda.
      (vejam esta noticia zap.aeiou.pt/descoberto-elo-desconhecido-entre-o-cerebro-e-sistema-imunitario-70554)

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …