As alergias modernas resultam do cruzamento entre homens e neandertais

As alergias que, nos dias de hoje, afectam a saúde de muitas pessoas podem ser fruto do cruzamento entre os primeiros homens modernos e espécies primitivas como os Neandertais e os Denisovanos.

O Homem moderno parece ter herdado do Neandertal tanto coisas boas, como a capacidade de se adaptar ao frio ou a suportar a alta altitude, como coisas más – como, ao que parece, o tabagismo e o gene da diabetes.

Agora, parece que também as alergias modernas vieram juntar-se a esta última categoria.

Esta é a conclusão de uma investigação, publicada no American Journal of Human Genetics, que se debruçou sobre a evolução da chamada “imunidade inata”, analisando um total de 1500 genes que têm intervenção neste sistema.

Os investigadores apuraram que a mistura genética com os Neandertais e os Homens de Denisova permitiu aos homens modernos adaptarem-se melhor às condições ambientais, nomeadamente ao frio, e às circunstâncias alimentares, bem como a resistirem melhor a doenças.

Mas, ao mesmo tempo, também pode ter aumentado o aparecimento de alergias, levando o organismo a respostas imunes perante circunstâncias ambientais outrora vistas como inofensivas.

“Os alelos introgredidos podem realçar a vigilância imunológica inata e a reactividade contra certos patogénicos, mas isto também pode aumentar a hipersensibilidade a alergénios não patogénicos, resultando em doenças alérgicas nas pessoas dos dias de hoje”, salienta o estudo.

Esta pesquisa permitiu apurar “o grau de introgressão dos genes imunitários inatos dos hominídeos primitivos”, conforme referem os investigadores, referindo-se ao processo de transferência de informação genética de uma espécie para outra como resultado da hibridação entre elas e de um repetido retro-cruzamento.

“Os genes imunitários inatos apresentam uma média de probabilidade mais elevada de ascendência Neandertal do que o remanescente do genoma de codificação”, refere-se na investigação.

Os cientistas detectaram que genes imunitários do tipo Toll (TLR, sigla de “toll-like receptors”), que combatem bactérias, fungos e parasitas, apresentam uma maior probabilidade de ascendência Neandertal do que outros.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Quer dizer que foi feito um estudo nomeadamente alergogénico do antes e do após revolução industrial, poluição por carburantes do petróleo, testes atómicos dos anos 50, 60, 70, bombardeamentos em larga escala com urânio empobrecido (actuais) pesticidas em larga escala e alimentos transgénicos, fast food, alimentação animal tratada em base de antibióticos e rações duvidosas, uso e abuso de produtos de limpeza com agentes carcinogénicos, uso de corantes, conservantes, aromas etc quase todos carcinogénicos, produtos para fazer espuma em shampoos e sabonetes pastas de dentes (laureth sulfato de sódio) também carcinogénicos…etc, etc, etc…e afinal a culpa é das
    “As alergias modernas resultam do cruzamento entre homens e neandertais”
    Mais uma manobra para não expor um grande poderio económico à volta de todos estes produtos.

    • Aplaudo e subscrevo o seu comentário!
      Não sou anti-vacinas, na sua ideia original, pois entende-se bem como o corpo cria imunidade aos patogenos, mas com as porcarias que lá metem (polysorbate80, alumínio, timerosal,glutamato monossódico, etc,etc…) e que mexem com o nosso sistema imunitário, também incluo estas na sua lista.
      Quem tiver curiosidade, pesquise SV40.
      Nunca se esquecam de uma coisa: gira tudo à volta do dinheiro. TUDO. E isto mete nojo já.
      Ah! E nem os cientistas sabem ainda como funciona o nosso sistema imunitário, há muita coisa que permanece um mistério ainda.
      (vejam esta noticia zap.aeiou.pt/descoberto-elo-desconhecido-entre-o-cerebro-e-sistema-imunitario-70554)

RESPONDER

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …