As alergias modernas resultam do cruzamento entre homens e neandertais

As alergias que, nos dias de hoje, afectam a saúde de muitas pessoas podem ser fruto do cruzamento entre os primeiros homens modernos e espécies primitivas como os Neandertais e os Denisovanos.

O Homem moderno parece ter herdado do Neandertal tanto coisas boas, como a capacidade de se adaptar ao frio ou a suportar a alta altitude, como coisas más – como, ao que parece, o tabagismo e o gene da diabetes.

Agora, parece que também as alergias modernas vieram juntar-se a esta última categoria.

Esta é a conclusão de uma investigação, publicada no American Journal of Human Genetics, que se debruçou sobre a evolução da chamada “imunidade inata”, analisando um total de 1500 genes que têm intervenção neste sistema.

Os investigadores apuraram que a mistura genética com os Neandertais e os Homens de Denisova permitiu aos homens modernos adaptarem-se melhor às condições ambientais, nomeadamente ao frio, e às circunstâncias alimentares, bem como a resistirem melhor a doenças.

Mas, ao mesmo tempo, também pode ter aumentado o aparecimento de alergias, levando o organismo a respostas imunes perante circunstâncias ambientais outrora vistas como inofensivas.

“Os alelos introgredidos podem realçar a vigilância imunológica inata e a reactividade contra certos patogénicos, mas isto também pode aumentar a hipersensibilidade a alergénios não patogénicos, resultando em doenças alérgicas nas pessoas dos dias de hoje”, salienta o estudo.

Esta pesquisa permitiu apurar “o grau de introgressão dos genes imunitários inatos dos hominídeos primitivos”, conforme referem os investigadores, referindo-se ao processo de transferência de informação genética de uma espécie para outra como resultado da hibridação entre elas e de um repetido retro-cruzamento.

“Os genes imunitários inatos apresentam uma média de probabilidade mais elevada de ascendência Neandertal do que o remanescente do genoma de codificação”, refere-se na investigação.

Os cientistas detectaram que genes imunitários do tipo Toll (TLR, sigla de “toll-like receptors”), que combatem bactérias, fungos e parasitas, apresentam uma maior probabilidade de ascendência Neandertal do que outros.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Quer dizer que foi feito um estudo nomeadamente alergogénico do antes e do após revolução industrial, poluição por carburantes do petróleo, testes atómicos dos anos 50, 60, 70, bombardeamentos em larga escala com urânio empobrecido (actuais) pesticidas em larga escala e alimentos transgénicos, fast food, alimentação animal tratada em base de antibióticos e rações duvidosas, uso e abuso de produtos de limpeza com agentes carcinogénicos, uso de corantes, conservantes, aromas etc quase todos carcinogénicos, produtos para fazer espuma em shampoos e sabonetes pastas de dentes (laureth sulfato de sódio) também carcinogénicos…etc, etc, etc…e afinal a culpa é das
    “As alergias modernas resultam do cruzamento entre homens e neandertais”
    Mais uma manobra para não expor um grande poderio económico à volta de todos estes produtos.

    • Aplaudo e subscrevo o seu comentário!
      Não sou anti-vacinas, na sua ideia original, pois entende-se bem como o corpo cria imunidade aos patogenos, mas com as porcarias que lá metem (polysorbate80, alumínio, timerosal,glutamato monossódico, etc,etc…) e que mexem com o nosso sistema imunitário, também incluo estas na sua lista.
      Quem tiver curiosidade, pesquise SV40.
      Nunca se esquecam de uma coisa: gira tudo à volta do dinheiro. TUDO. E isto mete nojo já.
      Ah! E nem os cientistas sabem ainda como funciona o nosso sistema imunitário, há muita coisa que permanece um mistério ainda.
      (vejam esta noticia zap.aeiou.pt/descoberto-elo-desconhecido-entre-o-cerebro-e-sistema-imunitario-70554)

RESPONDER

Enquanto estava em coma, bens de Navalny foram congelados pela justiça russa

Oficiais de justiça russos congelaram as contas e uma parte do apartamento do opositor ao governo Alexei Navalny quando este permanecia em coma após um presumível envenenamento no final de agosto, indicou esta quinta-feira a …

Mais cinco mortes e 899 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta sexta-feira, mais cinco mortes e 899 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

Governo de Bolsonaro bate recorde de aprovação durante a pandemia

A aprovação do Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, subiu para 40%, a maior percentagem desde o início do seu mandato, iniciado em janeiro de 2019, segundo uma sondagem do Instituto Ibope divulgada na quinta-feira. A …

Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA …

Seis enfermeiros infetados e cirurgias canceladas no hospital de Beja

O hospital de Beja detetou esta quinta-feira seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde …

Reformas na função pública subiram para 43% (e um quinto são professores)

Mais de 6.500 trabalhadores das administrações públicas aposentaram-se na primeira metade deste ano, o que representa um crescimento de 43% face ao mesmo período de 2019. A maioria das saídas deriva de áreas como a …

“Arma de diagnóstico”. Teste que distingue covid-19 de outras infeções respiratórias chega a Portugal

A Unilabs vai disponibilizar um teste que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”, auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos. “A ideia era tentarmos ter uma ferramenta de diagnóstico …

Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira. A mulher, de 23 anos, morreu na …

PS recua nas petições e propõe 7.500 assinaturas para ultrapassar veto de Marcelo

O PS vai avançar com uma proposta de alteração que coloca nos 7.500 o número de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida na Assembleia da República.  O objetivo do PS é contornar o veto …

Rui Rangel endividava-se, teve execuções fiscais e contas penhoradas

Rui Rangel teve vários processos de execução fiscal por falta de pagamentos de impostos e até contas penhoradas. Era o seu alegado testa-de-ferro que o ajudava a regularizar os pagamentos. Era comum o ex-juiz Rui Rangel …