Descoberto elo desconhecido entre o cérebro e o sistema imunitário

University of Virginia Health System

À esquerda, o “velho” sistema linfático; à direita, o novo à luz da descoberta da ligação entre o cérebro e o sistema imunitário

Uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu que o cérebro está directamente ligado ao sistema imunitário através de vasos linfáticos que antes não se sabia que existiam. 

A ideia de que o corpo humano se encontrava totalmente mapeado, sem segredos quanto à sua constituição, é abalada por esta descoberta. O próprio director do Departamento de Neurociência do Centro para a Imunologia do Cérebro da Universidade da Virgínia, nos EUA, onde decorreu a investigação, confessa que ficou surpreendido.

“É preciso mudar os manuais”, frisa Kevin Lee ao site Neuroscience News, que faz eco do estudo publicado pela revista Nature.

O professor Jonathan Kipnis, que liderou a investigação, explica que, afinal, “o cérebro é como qualquer outro tecido ligado ao sistema imune periférico através de vasos linfáticos meningeais“.

“Isso muda totalmente a forma como percepcionamos a interacção neuroimune. Sempre a tínhamos percepcionado antes como algo esotérico que não podia ser estudado. Mas agora podemos fazer perguntas mecânicas”, destaca ainda Jonathan Kipnis, revelando que os vasos que ligam cérebro e sistema imunitário estavam “muito bem escondidos“.

“É tão perto do vaso sanguíneo que mal se vê. Se não se sabe o que se procura, passa-se ao lado”, acrescenta o professor.

Nunca houve antes um sistema linfático para o sistema nervoso central“, nota ainda Kevin Lee, realçando que a descoberta vai mudar a forma como as pessoas olham para a relação entre esse sistema e o sistema imunitário.

A situação é ainda mais extraordinária ao juntar-se o facto de que o achado foi feito por mero acaso, quando Antoine Louveau, em pós-doutoramento no laboratório de Jonathan Kipnis, desenvolveu um método para permitir uma análise mais detalhada das meninges (as membranas que cobrem o cérebro) de um rato.

A descoberta é relevante também pelas consequências que pode provocar nos estudos sobre o tratamento de doenças neurológicas como o Alzheimer, a esclerose múltipla e o autismo, entre outras.

No caso do Alzheimer, Jonathan Kipnis refere que se verifica a “acumulação de grandes bocados de proteínas no cérebro” e aponta que isto poderá ocorrer pelo facto de essas proteínas não estarem a ser “eficientemente removidas por estes vasos”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E ainda dizem que as vacinas não provocam autismo! Pois bem, cada vez mais se prova essa verdade que muitos pais sabem existir.

  2. Eu espero sinceramente que o Sr/Sra. esteja a brincar (vulgo “trollar”) porque o que acabou de dizer deveria ser inscrito num dicionário na descrição das palavras “idiota”, “humor negro”, “estúpido” ou “demência” entre muitas outras.

    É este tipo de opiniões e comentários que deixa a população em geral vulnerável a doenças, até hoje, erradicadas.

    Eduque-se e só depois venha expressar a sua opinião, por favor!

RESPONDER

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …