Descoberto elo desconhecido entre o cérebro e o sistema imunitário

University of Virginia Health System

À esquerda, o “velho” sistema linfático; à direita, o novo à luz da descoberta da ligação entre o cérebro e o sistema imunitário

Uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu que o cérebro está directamente ligado ao sistema imunitário através de vasos linfáticos que antes não se sabia que existiam. 

A ideia de que o corpo humano se encontrava totalmente mapeado, sem segredos quanto à sua constituição, é abalada por esta descoberta. O próprio director do Departamento de Neurociência do Centro para a Imunologia do Cérebro da Universidade da Virgínia, nos EUA, onde decorreu a investigação, confessa que ficou surpreendido.

“É preciso mudar os manuais”, frisa Kevin Lee ao site Neuroscience News, que faz eco do estudo publicado pela revista Nature.

O professor Jonathan Kipnis, que liderou a investigação, explica que, afinal, “o cérebro é como qualquer outro tecido ligado ao sistema imune periférico através de vasos linfáticos meningeais“.

“Isso muda totalmente a forma como percepcionamos a interacção neuroimune. Sempre a tínhamos percepcionado antes como algo esotérico que não podia ser estudado. Mas agora podemos fazer perguntas mecânicas”, destaca ainda Jonathan Kipnis, revelando que os vasos que ligam cérebro e sistema imunitário estavam “muito bem escondidos“.

“É tão perto do vaso sanguíneo que mal se vê. Se não se sabe o que se procura, passa-se ao lado”, acrescenta o professor.

Nunca houve antes um sistema linfático para o sistema nervoso central“, nota ainda Kevin Lee, realçando que a descoberta vai mudar a forma como as pessoas olham para a relação entre esse sistema e o sistema imunitário.

A situação é ainda mais extraordinária ao juntar-se o facto de que o achado foi feito por mero acaso, quando Antoine Louveau, em pós-doutoramento no laboratório de Jonathan Kipnis, desenvolveu um método para permitir uma análise mais detalhada das meninges (as membranas que cobrem o cérebro) de um rato.

A descoberta é relevante também pelas consequências que pode provocar nos estudos sobre o tratamento de doenças neurológicas como o Alzheimer, a esclerose múltipla e o autismo, entre outras.

No caso do Alzheimer, Jonathan Kipnis refere que se verifica a “acumulação de grandes bocados de proteínas no cérebro” e aponta que isto poderá ocorrer pelo facto de essas proteínas não estarem a ser “eficientemente removidas por estes vasos”.

SV, ZAP

2 COMENTÁRIOS

  1. E ainda dizem que as vacinas não provocam autismo! Pois bem, cada vez mais se prova essa verdade que muitos pais sabem existir.

  2. Eu espero sinceramente que o Sr/Sra. esteja a brincar (vulgo “trollar”) porque o que acabou de dizer deveria ser inscrito num dicionário na descrição das palavras “idiota”, “humor negro”, “estúpido” ou “demência” entre muitas outras.

    É este tipo de opiniões e comentários que deixa a população em geral vulnerável a doenças, até hoje, erradicadas.

    Eduque-se e só depois venha expressar a sua opinião, por favor!

RESPONDER

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg

Ciberataque poderá desencadear mecanismo de defesa mútua da NATO

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg, lembrou esta quarta-feira que um ciberataque pode ser objeto de aplicação do artigo 5 do tratado da NATO e que se está a estabelecer o âmbito "ciber como …

"A Fila" da série de quadros The Vulnerability Series

Artista sírio pinta líderes mundiais como refugiados

E se os grandes líderes mundiais fossem, na verdade, refugiados? Foi assim que o artista sírio Abdalla All Omari os imaginou e mostrou ao mundo. "The Vulnerability Series" é o nome do projeto criado por Abdalla Al …

-

Polícias realizam manifestação nacional contra falta de respostas do Governo

Os polícias realizam esta quarta-feira, em Lisboa, uma manifestação nacional para protestar contra a falta de respostas do Governo às principais reivindicações e demonstrarem indignação pela forma como estão a ser tratados. A manifestação, que vai …

Salvador Sobral atua no Festival Confluências, no Marco de Canaveses

Salvador Sobral pede desculpa por comentário "inoportuno"

O cantor pediu desculpa pelo comentário "inoportuno" que fez, esta terça-feira, durante a atuação no evento solidário "Juntos por Todos", no MEO Arena, em Lisboa, para reforçar o apoio às populações afetadas pelos incêndios. Salvador Sobral …

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa faz sucesso no Facebook dos The Doors

Marcelo Rebelo de Sousa é uma inusitada "estrela" na página oficial da banda The Doors no Facebook. O Presidente de Portugal destaca-se numa imagem que está a fazer sucesso na rede social. "O Presidente de Portugal, …

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

Governo defende SIRESP e culpa PSP e Protecção Civil pela tragédia de Pedrógão Grande

O Governo critica a PSP e a Protecção Civil. A Protecção Civil e os bombeiros falam em falhas no SIRESP. Mas ninguém assume culpas pela tragédia em Pedrógão Grande, onde morreram 64 pessoas num incêndio …

Donald Trump

Revista Time pede a Trump que retire capa "fake" dos seus clubes de golfe

Donald Trump está envolvido em mais uma polémica. Depois de passar tanto tempo a criticar os media por fazerem aquilo a que chama de "notícias falsas", o próprio foi apanhado numa capa falsa da Time …

Imagem retirada do filme E.T., de 1982, do realizador Steven Spielberg

NASA desmente que "vai anunciar brevemente" descoberta de vida extraterrestre

Thomas Zurbuchen, administrador associado e director científico da NASA, clarificou esta segunda-feira nas redes sociais que a agência espacial norte-americana "não tem nenhum anúncio pendente" sobre a descoberta de vida extraterrestre. Num post publicado esta segunda-feira …

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

Temer diz que denúncia contra si é “uma ficção”

O Presidente do Brasil disse, esta terça-feira, numa declaração ao país que a denúncia de corrupção contra si, apresentada na segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, é "uma ficção". "A denúncia é …

Edifício do Ministério das Finanças em Lisboa

Mão humana no apagão de 10 mil milhões para offshores "é improvável”

A auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) concluiu ser "extremamente improvável" que a falha informática que permitiu a saída de dez mil milhões de euros para offshore sem a análise do fisco tenha sido causada …