Descoberto elo desconhecido entre o cérebro e o sistema imunitário

University of Virginia Health System

À esquerda, o “velho” sistema linfático; à direita, o novo à luz da descoberta da ligação entre o cérebro e o sistema imunitário

Uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu que o cérebro está directamente ligado ao sistema imunitário através de vasos linfáticos que antes não se sabia que existiam. 

A ideia de que o corpo humano se encontrava totalmente mapeado, sem segredos quanto à sua constituição, é abalada por esta descoberta. O próprio director do Departamento de Neurociência do Centro para a Imunologia do Cérebro da Universidade da Virgínia, nos EUA, onde decorreu a investigação, confessa que ficou surpreendido.

“É preciso mudar os manuais”, frisa Kevin Lee ao site Neuroscience News, que faz eco do estudo publicado pela revista Nature.

O professor Jonathan Kipnis, que liderou a investigação, explica que, afinal, “o cérebro é como qualquer outro tecido ligado ao sistema imune periférico através de vasos linfáticos meningeais“.

“Isso muda totalmente a forma como percepcionamos a interacção neuroimune. Sempre a tínhamos percepcionado antes como algo esotérico que não podia ser estudado. Mas agora podemos fazer perguntas mecânicas”, destaca ainda Jonathan Kipnis, revelando que os vasos que ligam cérebro e sistema imunitário estavam “muito bem escondidos“.

“É tão perto do vaso sanguíneo que mal se vê. Se não se sabe o que se procura, passa-se ao lado”, acrescenta o professor.

Nunca houve antes um sistema linfático para o sistema nervoso central“, nota ainda Kevin Lee, realçando que a descoberta vai mudar a forma como as pessoas olham para a relação entre esse sistema e o sistema imunitário.

A situação é ainda mais extraordinária ao juntar-se o facto de que o achado foi feito por mero acaso, quando Antoine Louveau, em pós-doutoramento no laboratório de Jonathan Kipnis, desenvolveu um método para permitir uma análise mais detalhada das meninges (as membranas que cobrem o cérebro) de um rato.

A descoberta é relevante também pelas consequências que pode provocar nos estudos sobre o tratamento de doenças neurológicas como o Alzheimer, a esclerose múltipla e o autismo, entre outras.

No caso do Alzheimer, Jonathan Kipnis refere que se verifica a “acumulação de grandes bocados de proteínas no cérebro” e aponta que isto poderá ocorrer pelo facto de essas proteínas não estarem a ser “eficientemente removidas por estes vasos”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E ainda dizem que as vacinas não provocam autismo! Pois bem, cada vez mais se prova essa verdade que muitos pais sabem existir.

  2. Eu espero sinceramente que o Sr/Sra. esteja a brincar (vulgo “trollar”) porque o que acabou de dizer deveria ser inscrito num dicionário na descrição das palavras “idiota”, “humor negro”, “estúpido” ou “demência” entre muitas outras.

    É este tipo de opiniões e comentários que deixa a população em geral vulnerável a doenças, até hoje, erradicadas.

    Eduque-se e só depois venha expressar a sua opinião, por favor!

RESPONDER

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …

“Ajudar o presidente a encontrar mulheres”. Deputada do PSD vai enviar lista de candidatas disponíveis para as autárquicas

No sábado, o líder do PSD Rui Rio afirmou que o partido tinha dificuldade em encontrar candidatas mulheres para as eleições autárquicas. Em resposta, Lina Lopes, coordenadora das Mulheres Social-Democratas, diz que não faltam mulheres …