Foram os genes do neandertal que permitiram ao homem adaptar-se ao frio

Erich Ferdinand / Flickr (OD)

O Homem do Neandertal

O Homem do Neandertal

Os genes derivados dos neandertais, que se extinguiram há 45 mil anos, permitiram ao homem moderno adaptar-se a climas mais frios, sustenta um estudo publicado esta semana na revista Nature.

A equipa de cientistas liderada por Sriram Sankararaman, do Departamento de Genética da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, monitorizou o genoma de mais de mil homens modernos – da Europa e do leste asiático – e detectou uma concentração “maior do que o normal” de genes neandertais na família de genes da queratina.

A queratina, proteína que se encontra na epiderme, é responsável pela resistência do cabelo e da pele, pelo que os investigadores crêem que a maior proporção de genes do homem de Neandertal potenciou o nascimento de pelos corporais nos homens modernos, para que estes pudessem proteger-se das baixas temperaturas.

Berkeley.edu

O investigador Sriram Sankararaman

O investigador Sriram Sankararaman

“Tal sugere que os genes neandertais possivelmente ajudaram os homens modernos a adaptarem-se a climas não africanos”, que são mais frios, defendeu Sriram Sankararaman, citado pela agência Efe.

Os genes procedentes do homem de Neandertal representam entre 1,5 e 2,1 por cento do ADN (informação genética) dos homens modernos não africanos, mas não se distribui de forma regular no genoma.

Por oposição à maior concentração de genes neandertais na família de genes da queratina, há um défice nos testículos.

Para completar a investigação, a equipa de cientistas da Universidade de Harvard pretende estudar o genoma dos denisovanos, parentes afastados dos neandertais, e ver “como o seu ADN influenciou o genoma humano moderno”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …