Alemão suspeito de envolvimento no caso Maddie com pena de prisão confirmada em caso de violação de idosa

findmadeleine.com

Maddie McCann

A justiça alemã confirmou esta sexta-feira a pena de sete anos de prisão por violação de uma septuagenária aplicada a Christian B., cidadão alemão apontado como suspeito do desaparecimento, em 2007, da criança britânica Maddie McCann em Portugal.

Segundo a agência noticiosa AFP, a confirmação desta pena de prisão pela justiça germânica já era esperada depois de o Tribunal de Justiça da União Europeia ter rejeitado, no final de setembro, o recurso de Christian B. contra aquela condenação proferida inicialmente pelos tribunais alemães no final de 2019.

O alemão Christian B. foi condenado na Alemanha, em dezembro de 2019, a sete anos de prisão pela violação e roubo de uma norte-americana de 72 anos, crime ocorrido em 2005 em Portugal, num local próximo da Aldeia da Luz, Lagos, onde Maddie viria a desaparecer misteriosamente em maio de 2007.

“Ele (Christin B.) ameaçou a mulher com uma arma branca, amarrou-a e violou-a. Depois forçou a vítima a dar-lhe dinheiro”, recordou o tribunal de Brunswick, em comunicado.

Christian B. vai assim permanecer em prisão, permitindo que os investigadores, que temiam sua eventual libertação condicional, continuem suas investigações sobre o desaparecimento de Maddie McCann.

O caso Maddie teve um súbito desenvolvimento no início de junho, com a identificação deste alemão, de 43 anos, considerado um pedófilo reincidente e que está atualmente detido em Kiel, no norte da Alemanha.

Segundo os investigadores germânicos, o detido é suspeito do homicídio da menina britânica que tinha três anos (à data dos factos, em 2007) e que estava de férias com os pais quando desapareceu do quarto do hotel onde estava a dormir no aldeamento turístico da Praia da Luz.

Em meados de junho, o Ministério Público de Brunswick esclareceu que tinha “indícios fortes” que sustentavam a convicção de que a menina estava morta, mas não “provas forenses” no sentido de que, por exemplo, os restos do corpo tivessem sido encontrados.

Segundo o advogado de Christian B., citado pelos media, o detido nega qualquer envolvimento no desaparecimento de Maddie.

No final de julho, a polícia alemã realizou buscas e escavações num terreno perto de Hanover, frequentado pelo suspeito, mas não revelou se ali tinha encontrado algum elemento de prova relevante.

Christian B. vivia à data do desaparecimento de Maddie a poucos quilómetros da estância balnear da Praia da Luz onde a família da criança inglesa estava de férias.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …