//

Alemanha tem proibido viagens não essenciais com origem em Portugal. Governo fala em discriminação

(dr) Envato Elements

De acordo com o Expresso, a Alemanha tem estado a proibir as viagens não essenciais com origem em Portugal. Até os passageiros que têm apenas de fazer escala em aeroportos alemães têm sido impedidos de embarcar. O Governo português mostra-se descontente com a situação.

As restrições às viagens dentro da União Europeia multiplicam-se e têm mudado de dia para dia.

Agora, o Expresso dá conta de um português que ficou em terra, no passado domingo, quando tentava voar de Lisboa para Budapeste, onde reside, uma vez que tinha de fazer escala em Frankfurt. Mesmo apresentando um teste negativo à covid-19, feito nas 48 horas anteriores, não pode embarcar em Lisboa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros diz ter conhecimento de que a companhia aérea Lufthansa estava a recusar o embarque de passageiros com origem em Portugal, devido às medidas restritivas impostas pela Alemanha. A tutela considera a situação discriminatória e desproporcional.

No site da Lufthansa, apenas Portugal e a Eslováquia aparecem nas exceções de onde não é permitido sair para a Alemanha, a não ser que se seja alemão ou residente no país.

O Governo português diz que está a tentar resolver a situação, fornecendo informações sobre a melhoria da situação epidemiológica das últimas semanas.

Ao Expresso, a Comissão Europeia referiu que as viagens não essenciais devem ser desencorajadas, mas não proibidas, e que as proibições devem ser substituídas por outras medidas – como quarentena e testes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.