Máscaras nas escolas e contactos restritos. Alemanha impõe novas regras para combater a pandemia

Filip Singer / EPA POOL

A chanceler alemã Angela Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel vai anunciar esta segunda-feira medidas mais rígidas para combater a pandemia de covid-19, como utilização de máscaras em todas as escolas, redução do tamanho das turmas e restrição de contactos.

A Alemanha iniciou uma nova vaga de restrições este mês, fechando restaurantes, espaços culturais e instalações de lazer para combater a pandemia.

Embora os novos casos diários estejam a estabilizar, os números diários ainda são demasiado altos para que as autoridades conseguiam determinar a cadeia de infeção e interromper a transmissão.

Esta segunda-feira, segundo o Diário de Notícias, Angela Merkel, chanceler do país, deverá anunciar medidas mais rígidas, como utilização de máscaras em todas as escolas e a redução do tamanho das turmas.

Merkel sugeriu que as turmas sejam, “sem exceções, divididas em grupos fixos, para que o tamanho desses grupos nas salas de aula seja reduzido para metade em comparação ao funcionamento normal” – ou utilizar salas maiores.

O objetivo é garantir que as escolas sejam mantidas abertas o máximo de tempo possível.

Além disso, fora do trabalho e da escola, o contacto deve ser “restrito a pessoas de um outro agregado familiar”. Todas as festas privadas devem ser canceladas até ao Natal e crianças e jovens devem escolher apenas um amigo específico para se encontrarem fora do horário escolar.

A chanceler recomenda ainda que qualquer pessoa com sinais de gripe, incluindo tosse e diarreia, se isole por cinco a sete dias até estar livre dos sintomas.

Alemanha prepara centros de vacinação de covid-19

Os estados da Alemanha começarão a estabelecer centenas de centros de vacinação em todo país a partir de dezembro, à espera da aprovação de uma vacina segura e eficaz contra a covid-19 em breve. A informação foi revelada neste domingo pelo jornal Welt am Sonntag, de acordo com o Deutsche Welle.

Secretários de Saúde dos 16 estados alemães traçaram planos para a criação de um ou dois centros de imunização por distrito administrativo – totalizando centenas de unidades em todo o país – além de mobilizar equipas móveis de vacinação.

Em Berlim, capital da Alemanha, estão a ser planeados seis centros. Já a primeira locação confirmada no país foi na cidade-estado de Bremen.

Grandes centros de eventos e salas de exposições, na sua maioria fechados desde o início da pandemia, estão a ser considerados potenciais espaços para alguns desses locais.

As autoridades de saúde alemãs estão esperançosas de que campanhas de vacinação em massa possam ser iniciadas em breve, após uma vacina desenvolvida pela empresa de biotecnologia alemã Biontech e a farmacêutica americana Pfizer ter demonstrado mais de 90% de eficácia.

A União Europeia (UE) firmou um acordo com as duas companhias para garantir 300 milhões de doses. A Alemanha deverá ter acesso a 100 milhões de doses, segundo o ministro alemão da Saúde, Jens Spahn. O plano é começar a usá-las já no primeiro trimestre de 2021.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …