Máscaras nas escolas e contactos restritos. Alemanha impõe novas regras para combater a pandemia

Filip Singer / EPA POOL

A chanceler alemã Angela Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel vai anunciar esta segunda-feira medidas mais rígidas para combater a pandemia de covid-19, como utilização de máscaras em todas as escolas, redução do tamanho das turmas e restrição de contactos.

A Alemanha iniciou uma nova vaga de restrições este mês, fechando restaurantes, espaços culturais e instalações de lazer para combater a pandemia.

Embora os novos casos diários estejam a estabilizar, os números diários ainda são demasiado altos para que as autoridades conseguiam determinar a cadeia de infeção e interromper a transmissão.

Esta segunda-feira, segundo o Diário de Notícias, Angela Merkel, chanceler do país, deverá anunciar medidas mais rígidas, como utilização de máscaras em todas as escolas e a redução do tamanho das turmas.

Merkel sugeriu que as turmas sejam, “sem exceções, divididas em grupos fixos, para que o tamanho desses grupos nas salas de aula seja reduzido para metade em comparação ao funcionamento normal” – ou utilizar salas maiores.

O objetivo é garantir que as escolas sejam mantidas abertas o máximo de tempo possível.

Além disso, fora do trabalho e da escola, o contacto deve ser “restrito a pessoas de um outro agregado familiar”. Todas as festas privadas devem ser canceladas até ao Natal e crianças e jovens devem escolher apenas um amigo específico para se encontrarem fora do horário escolar.

A chanceler recomenda ainda que qualquer pessoa com sinais de gripe, incluindo tosse e diarreia, se isole por cinco a sete dias até estar livre dos sintomas.

Alemanha prepara centros de vacinação de covid-19

Os estados da Alemanha começarão a estabelecer centenas de centros de vacinação em todo país a partir de dezembro, à espera da aprovação de uma vacina segura e eficaz contra a covid-19 em breve. A informação foi revelada neste domingo pelo jornal Welt am Sonntag, de acordo com o Deutsche Welle.

Secretários de Saúde dos 16 estados alemães traçaram planos para a criação de um ou dois centros de imunização por distrito administrativo – totalizando centenas de unidades em todo o país – além de mobilizar equipas móveis de vacinação.

Em Berlim, capital da Alemanha, estão a ser planeados seis centros. Já a primeira locação confirmada no país foi na cidade-estado de Bremen.

Grandes centros de eventos e salas de exposições, na sua maioria fechados desde o início da pandemia, estão a ser considerados potenciais espaços para alguns desses locais.

As autoridades de saúde alemãs estão esperançosas de que campanhas de vacinação em massa possam ser iniciadas em breve, após uma vacina desenvolvida pela empresa de biotecnologia alemã Biontech e a farmacêutica americana Pfizer ter demonstrado mais de 90% de eficácia.

A União Europeia (UE) firmou um acordo com as duas companhias para garantir 300 milhões de doses. A Alemanha deverá ter acesso a 100 milhões de doses, segundo o ministro alemão da Saúde, Jens Spahn. O plano é começar a usá-las já no primeiro trimestre de 2021.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …