/

Máscaras nas escolas e contactos restritos. Alemanha impõe novas regras para combater a pandemia

Filip Singer / EPA POOL

A chanceler alemã Angela Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel vai anunciar esta segunda-feira medidas mais rígidas para combater a pandemia de covid-19, como utilização de máscaras em todas as escolas, redução do tamanho das turmas e restrição de contactos.

A Alemanha iniciou uma nova vaga de restrições este mês, fechando restaurantes, espaços culturais e instalações de lazer para combater a pandemia.

Embora os novos casos diários estejam a estabilizar, os números diários ainda são demasiado altos para que as autoridades conseguiam determinar a cadeia de infeção e interromper a transmissão.

Esta segunda-feira, segundo o Diário de Notícias, Angela Merkel, chanceler do país, deverá anunciar medidas mais rígidas, como utilização de máscaras em todas as escolas e a redução do tamanho das turmas.

Merkel sugeriu que as turmas sejam, “sem exceções, divididas em grupos fixos, para que o tamanho desses grupos nas salas de aula seja reduzido para metade em comparação ao funcionamento normal” – ou utilizar salas maiores.

O objetivo é garantir que as escolas sejam mantidas abertas o máximo de tempo possível.

Além disso, fora do trabalho e da escola, o contacto deve ser “restrito a pessoas de um outro agregado familiar”. Todas as festas privadas devem ser canceladas até ao Natal e crianças e jovens devem escolher apenas um amigo específico para se encontrarem fora do horário escolar.

A chanceler recomenda ainda que qualquer pessoa com sinais de gripe, incluindo tosse e diarreia, se isole por cinco a sete dias até estar livre dos sintomas.

Alemanha prepara centros de vacinação de covid-19

Os estados da Alemanha começarão a estabelecer centenas de centros de vacinação em todo país a partir de dezembro, à espera da aprovação de uma vacina segura e eficaz contra a covid-19 em breve. A informação foi revelada neste domingo pelo jornal Welt am Sonntag, de acordo com o Deutsche Welle.

Secretários de Saúde dos 16 estados alemães traçaram planos para a criação de um ou dois centros de imunização por distrito administrativo – totalizando centenas de unidades em todo o país – além de mobilizar equipas móveis de vacinação.

Em Berlim, capital da Alemanha, estão a ser planeados seis centros. Já a primeira locação confirmada no país foi na cidade-estado de Bremen.

Grandes centros de eventos e salas de exposições, na sua maioria fechados desde o início da pandemia, estão a ser considerados potenciais espaços para alguns desses locais.

As autoridades de saúde alemãs estão esperançosas de que campanhas de vacinação em massa possam ser iniciadas em breve, após uma vacina desenvolvida pela empresa de biotecnologia alemã Biontech e a farmacêutica americana Pfizer ter demonstrado mais de 90% de eficácia.

A União Europeia (UE) firmou um acordo com as duas companhias para garantir 300 milhões de doses. A Alemanha deverá ter acesso a 100 milhões de doses, segundo o ministro alemão da Saúde, Jens Spahn. O plano é começar a usá-las já no primeiro trimestre de 2021.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.