Mais 81,5% de alegadas luvas da Odebrecht terão sido pagas durante Governo Sócrates

Documentos da contabilidade paralela da Odebrecht revelaram que mais de 80% das luvas alegadamente pagas pela construtora brasileira a propósito da barragem do Baixo Sabor, cujas obras começaram em 2011, terão ocorrido durante o Governo de José Sócrates.

Esses documentos, noticiou esta quinta-feira o Correia da Manhã, mostraram igualmente que terão sido realizados pagamentos num valor superior a 3,8 milhões de euros para alguém com um nome de código de “Príncipe”.

O projeto para a construção da barragem foi apresentado em agosto de 2007 por António Mexia e José Sócrates e adjudicado em 2008 ao consórcio Odebrecht-Bento Pedroso Construções e Lena Construções.

O caso Odebrecht fundiu com o caso EDP e os procuradores estão a investigar os pagamentos realizados, relacionando as datas da contabilidade paralela da construtora brasileira e as agendas do Ministério da Economia sobre as reuniões do então ministro Manuel Pinho e do seu então consultor João Conceição. Mexia já era presidente da EDP quando foram realizadas as alegadas transferências de 3,8 milhões de euros.

Os pagamentos terão ocorrido através de Francisco Canas, que morreu em 2017, conhecido por ‘Zé das Medalhas’ e arguido do caso Monte Branco, e de contas bancárias no Espírito Santo Bank Dubai. ‘Zé das Medalhas’ terá recebido transferências num total de um milhão e 350 mil euros terá feito chegar o dinheiro a “Príncipe”, numa conta na Suíça.

Outras transferências, entre 01 de dezembro de 2008 e 25 de março de 2009, no valor de 2 milhões e 322 mil euros, foram feitas pela Odebrecht para o Espírito Santo Bankers Dubai, constam nos documentos. Estava ainda previsto um pagamento de 188 mil euros, perfazendo assim um total de 3,8 milhões de euros.

André Gustavo, responsável pelas campanhas do PSD em 2011 e da coligação PSD/CDS em 2015, também terá recebido da Odebrecht 880 mil euros, entre março e maio de 2015.

Assim sendo, dos 4.7 milhões de euros pagos pela Odebrecht, 81,5% destas luvas terão ocorrido durante o Governo Sócrates.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não havia uma foto menos inapropriada?? O que tem que ver as luvas do Sócrates com as luvas dos operários que estão a fazer manutenção ao cartaz??

  2. Ó J.J, não são as luvas é o cartaz da Odebrecht, no qual até aparecem umas luvas, é que interessa! Como se não chegassem as trafulhices de algumas das nossas construtoras ainda fomos importá-las do Brasil. E tudo isto para o resultado final ser a prescrição!!! Percebemos muito bem porque é que a lei contra o enriquecimento ilícito nunca passou no parlamento! Comem todos da mesma gamela! Fartar vilanagem! E ainda haverá muitas sobras para os que se preparam para se empoleirar!!!

  3. Mas alguém tem dúvidas sobre a Odebrecht? O dinheiro da empreiteira só de luvas, escorria como água benta para benzer tanto corrupto em Portugal, Brasil, Venezuela, Angola e outros!

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …