Mais 81,5% de alegadas luvas da Odebrecht terão sido pagas durante Governo Sócrates

Documentos da contabilidade paralela da Odebrecht revelaram que mais de 80% das luvas alegadamente pagas pela construtora brasileira a propósito da barragem do Baixo Sabor, cujas obras começaram em 2011, terão ocorrido durante o Governo de José Sócrates.

Esses documentos, noticiou esta quinta-feira o Correia da Manhã, mostraram igualmente que terão sido realizados pagamentos num valor superior a 3,8 milhões de euros para alguém com um nome de código de “Príncipe”.

O projeto para a construção da barragem foi apresentado em agosto de 2007 por António Mexia e José Sócrates e adjudicado em 2008 ao consórcio Odebrecht-Bento Pedroso Construções e Lena Construções.

O caso Odebrecht fundiu com o caso EDP e os procuradores estão a investigar os pagamentos realizados, relacionando as datas da contabilidade paralela da construtora brasileira e as agendas do Ministério da Economia sobre as reuniões do então ministro Manuel Pinho e do seu então consultor João Conceição. Mexia já era presidente da EDP quando foram realizadas as alegadas transferências de 3,8 milhões de euros.

Os pagamentos terão ocorrido através de Francisco Canas, que morreu em 2017, conhecido por ‘Zé das Medalhas’ e arguido do caso Monte Branco, e de contas bancárias no Espírito Santo Bank Dubai. ‘Zé das Medalhas’ terá recebido transferências num total de um milhão e 350 mil euros terá feito chegar o dinheiro a “Príncipe”, numa conta na Suíça.

Outras transferências, entre 01 de dezembro de 2008 e 25 de março de 2009, no valor de 2 milhões e 322 mil euros, foram feitas pela Odebrecht para o Espírito Santo Bankers Dubai, constam nos documentos. Estava ainda previsto um pagamento de 188 mil euros, perfazendo assim um total de 3,8 milhões de euros.

André Gustavo, responsável pelas campanhas do PSD em 2011 e da coligação PSD/CDS em 2015, também terá recebido da Odebrecht 880 mil euros, entre março e maio de 2015.

Assim sendo, dos 4.7 milhões de euros pagos pela Odebrecht, 81,5% destas luvas terão ocorrido durante o Governo Sócrates.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não havia uma foto menos inapropriada?? O que tem que ver as luvas do Sócrates com as luvas dos operários que estão a fazer manutenção ao cartaz??

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …