/

Mais 81,5% de alegadas luvas da Odebrecht terão sido pagas durante Governo Sócrates

6

Documentos da contabilidade paralela da Odebrecht revelaram que mais de 80% das luvas alegadamente pagas pela construtora brasileira a propósito da barragem do Baixo Sabor, cujas obras começaram em 2011, terão ocorrido durante o Governo de José Sócrates.

Esses documentos, noticiou esta quinta-feira o Correia da Manhã, mostraram igualmente que terão sido realizados pagamentos num valor superior a 3,8 milhões de euros para alguém com um nome de código de “Príncipe”.

O projeto para a construção da barragem foi apresentado em agosto de 2007 por António Mexia e José Sócrates e adjudicado em 2008 ao consórcio Odebrecht-Bento Pedroso Construções e Lena Construções.

O caso Odebrecht fundiu com o caso EDP e os procuradores estão a investigar os pagamentos realizados, relacionando as datas da contabilidade paralela da construtora brasileira e as agendas do Ministério da Economia sobre as reuniões do então ministro Manuel Pinho e do seu então consultor João Conceição. Mexia já era presidente da EDP quando foram realizadas as alegadas transferências de 3,8 milhões de euros.

Os pagamentos terão ocorrido através de Francisco Canas, que morreu em 2017, conhecido por ‘Zé das Medalhas’ e arguido do caso Monte Branco, e de contas bancárias no Espírito Santo Bank Dubai. ‘Zé das Medalhas’ terá recebido transferências num total de um milhão e 350 mil euros terá feito chegar o dinheiro a “Príncipe”, numa conta na Suíça.

Outras transferências, entre 01 de dezembro de 2008 e 25 de março de 2009, no valor de 2 milhões e 322 mil euros, foram feitas pela Odebrecht para o Espírito Santo Bankers Dubai, constam nos documentos. Estava ainda previsto um pagamento de 188 mil euros, perfazendo assim um total de 3,8 milhões de euros.

André Gustavo, responsável pelas campanhas do PSD em 2011 e da coligação PSD/CDS em 2015, também terá recebido da Odebrecht 880 mil euros, entre março e maio de 2015.

Assim sendo, dos 4.7 milhões de euros pagos pela Odebrecht, 81,5% destas luvas terão ocorrido durante o Governo Sócrates.

ZAP //

6 Comments

  1. Não havia uma foto menos inapropriada?? O que tem que ver as luvas do Sócrates com as luvas dos operários que estão a fazer manutenção ao cartaz??

  2. Ó J.J, não são as luvas é o cartaz da Odebrecht, no qual até aparecem umas luvas, é que interessa! Como se não chegassem as trafulhices de algumas das nossas construtoras ainda fomos importá-las do Brasil. E tudo isto para o resultado final ser a prescrição!!! Percebemos muito bem porque é que a lei contra o enriquecimento ilícito nunca passou no parlamento! Comem todos da mesma gamela! Fartar vilanagem! E ainda haverá muitas sobras para os que se preparam para se empoleirar!!!

  3. Mas alguém tem dúvidas sobre a Odebrecht? O dinheiro da empreiteira só de luvas, escorria como água benta para benzer tanto corrupto em Portugal, Brasil, Venezuela, Angola e outros!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.