“A Constituição não é uma vaca sagrada”. Albuquerque reitera que as Presidenciais deviam ter sido adiadas

Homem de Gouveia / Lusa

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, reafirmou que as eleições presidenciais deviam ter sido adiadas, face ao estado de emergência no país.

“A Constituição tem de ser instrumental, tem de estar ao serviço da democracia, do nosso sistema político e da sociedade”, disse esta quarta-feira, criticando o argumento que aponta para a inconstitucionalidade do adiamento das eleições.

E reforçou: “A Constituição não é uma vaca sagrada para se exibir. É algo que tem de estar ao serviço da sociedade em que vivemos”.

Miguel Albuquerque, que falava à margem de uma visita ao Serviço de Proteção Civil da Madeira, no Funchal, onde procedeu à entrega de 11 viaturas ao corpo da Polícia Florestal, disse que a abstenção nas presidenciais, no próximo domingo, deverá ser elevada, prejudicando o “potencial candidato reeleito” Marcelo Rebelo de Sousa.

A realização de eleições com estes condicionalismos é muito difícil”, disse o presidente do executivo PSD/CDS-PP, que é também líder da estrutura regional social-democrata, lembrando que os números associados à covid-19 não param de subir a nível nacional, havendo esta quarta-feira 219 mortes e 14.647 novos casos de infeção.

“Há muita gente que não vai votar, acho eu, muitos não podem votar, por exemplo, aqueles que estão infetados, alguns idosos não vão querer arriscar e eu penso que a abstenção será muito elevada e isso vem enfraquecer, do meu ponto de vista, o candidato que vai ser eleito, que, ‘a priori’, será Marcelo Rebelo de Sousa”, declarou.

Às eleições presidenciais de 24 de janeiro concorrem o atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a ex-eurodeputada do PS Ana Gomes, o deputado único e presidente do Chega, André Ventura, a deputada ao Parlamento Europeu e membro da direção BE, Marisa Matias, o eurodeputado e dirigente da cúpula do PCP, João Ferreira, o dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan e o ex-autarca Vitorino Silva (“Tino de Rans”), agora presidente do RIR (Reagir, Incluir, Reciclar).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A constituicao ‘e foi bom no passado, hoje nao faz muito sentido.
    Temos evoluir como sociedade e adoptar sistema suico para governacao e criar direitos e deveres para todos e nunca leis e mais leis confusas e so beneficiam escritorios de advogados, e toda parafenalia a volta de tribunais e servicos burocraticos que nunca mais acaba..

  2. Os vigaristas usufruem desta Constituição a seu bel-prazer. Conhecem todas as suas rocas, todos os seus fusos, e é por isso que se safam.

  3. Coitados dos madeirenses, ninguem olha para eles…teem ilha encantada mas vida desgracada…maioria dos jovens teem de emigrar …em cada esquina em londres e outras cidades inglesas esta um tuga ou madeirense..alguns desgracados andam perdidos no mundo fora…. politicos nao querem ver a realidade desta gente…

    isto ‘e que ‘e vida …

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …