Al-Qaeda poderá estar a planear atentado na véspera das eleições americanas

Jason Szenes / EPA

-

O grupo terrorista poderá estar a planear um atentado para o dia da véspera das eleições nos Estados Unidos, que acontecem na próxima terça-feira. Nova Iorque, Texas e Virgínia poderão ser os principais alvos.

A informação, avançada pela CBS News, dá conta que as agências federais norte-americanas estão em estado de alerta devido a um possível ataque da Al-Qaeda no dia 7 de novembro.

Segunda-feira antecede o dia em que os americanos vão a votos para decidir quem será o próximo presidente dos EUA. Os estados de Nova Iorque, Texas e Virgínia poderão ser os principais alvos.

Segundo o canal televisivo, as autoridades estão a encarar a ameaça com seriedade, apesar das informações ainda estarem a ser analisadas e a sua credibilidade ainda não ter sido confirmada.

Fonte oficial dos serviços de inteligência afirmou à CBS que se mantêm “vigilantes e bem posicionados para defender os Estados Unidos de qualquer ataque”.

“O FBI e a DHS, que trabalha com as nossas autoridades federais, estatais e locais, avalia e partilha informação diária e irá continuar a trabalhar com as forças de segurança e com os serviços de inteligência para identificar e evitar qualquer possível ameaça à segurança pública”, declarou ainda.

Fonte do governo norte-americano já garantiu à agência Reuters que se trata de uma ameaça de nível relativamente baixo.

Os alertas para estes ataques costumam aumentar com o aproximar de grandes eventos ou durante as épocas festivas. Por isso, já seria de esperar que as eleições não ficassem de fora deste cenário.

Segundo a CBS, já no início desta semana se tinha alertado para o facto das mesas de voto serem “alvos atrativos” para os chamados “lobos solitários”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …