Águas de São Paulo cobram o ar nos canos

O Ministério Público de São Paulo, no Brasil, instaurou um inquérito para investigar a alegada cobrança de “ar encanado” pela Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

O inquérito foi instaurado na sequência de diversas reclamações dos consumidores contra o aumento no valor da conta de água, apesar da diminuição do seu consumo.

Segundo o Estado de São Paulo, as queixas vieram à tona depois de a empresa ter intensificado a redução da pressão da água na rede de distribuição, no início de 2014, para fazer frente à crise hídrica no país, que enfrenta um histórico período de seca.

Gilberto Nonaka, promotor de Justiça do Consumidor, deu à Sabesp um prazo de 15 dias para explicar como é que os clientes sofrem cortes no abastecimento mas vêm as suas contas aumentar.

O promotor pretende descobrir se a empresa está a cobrar, como se fosse água potável, o ar que chega aos contadores no período entre o momento em que o fornecimento é cortado e novamente restabelecido.

A passagem de ar pelo equipamento pode provocar também uma alteração da medição do consumo de água.

Jorge Giroldo, professor de Engenharia do Centro Universitário da FEI, explica que, quando o fornecimento de água é interrompido, as canalizações esvaziam e ficam cheias de ar, que chega às próprias instalações domésticas.

“Quando o abastecimento é normalizado e a água regressa, ela expulsa esse ar, que passa pelos contadores das residências. Nas regiões mais baixas, essa alteração é pequena e ninguém nota o acréscimo. Mas, para quem está nos pontos mais altos ou no fim da rede de distribuição, o ar acumulado poderá dar uma variação grande”, afirma Giroldo ao Estado de São Paulo.

É o caso de Wilson Ricardo Vieira, economista de 56 anos, que vive num bairro na região alta da zona norte da capital paulista.

“Faço uma poupança enorme, estou a maior parte do dia sem água, e a minha conta duplicou. Todos os dias, por volta das 6 horas, o contador fica louco, de tanto girar com o ar. Quando a água realmente volta, gira mais devagar”, afirma Vieira.

O professor Giroldo explica que não há solução técnica. “Quando há interrupções frequentes e se constata que não há vazamento que justifique o aumento, o mais indicado é cobrar uma tarifa de quem mora nesses pontos críticos com base na média histórica de consumo antes dos cortes”, afirma.

Se o Ministério Público concluir que há cobrança indevida, a empresa deverá ser alvo de uma ação civil pública por “desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor e danos morais, patrimoniais, coletivos e difusos”.

2014 foi um ano de secas históricas no estado de São Paulo, mas a escassez de água também é o resultado da concentração populacional, da contaminação dos mananciais, do desmatamento e das perdas de água durante a distribuição, tanto por ineficácia como por roubo de água.

A região metropolitana de São Paulo, que possui mais de 20 milhões de habitantes, tem uma procura de água 4% acima da sua capacidade de oferta. Em dez anos, essa diferença pode subir para 15%.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …