Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Tiago Petinga / Lusa

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios da cidade.

Há rolos espalhados pela cidade, junto a postes de eletricidade dobrados. A reconstrução das ligações elétricas está a ser feita e só agora começa a ser restabelecida a energia.

Desde este domingo voltou a haver água nas torneiras, depois de ter sido reconstruida parte da estação de tratamento que distribuía água à cidade e que fora destruída pela passagem do ciclone Idai.

Assiste-se ao gradual restabelecimento dos serviços essenciais e até a Internet já começa a dar sinais pela cidade – o que está a ser motivo de festejo para os habitantes.

A Beira já não está isolada, conta a TSF. As estradas que ligam a cidade a Maputo e ao restante território moçambicano foram reabertas este domingo. Espera-se que o restabelecimento das ligações rodoviárias facilite a entrada de ajuda humanitária na zona. Também o nível das águas começa agora a descer, o que permitirá um resgate mais rápido das pessoas que ainda não foram assistidas.

Apesar de a recuperação na Beira começar a acontecer à frente dos nossos olhos, há outras localidades que permanecem isoladas. É o caso de Búzi, que fica a cerca de uma centena de quilómetros da cidade. A vila permanece inundada, rodeada de água por todos os lados. Mesmo quando a ajuda chega, há habitantes que se recusam a deixar a cidade.

No centro da vila concentram-se pessoas de todas as imediações, de zonas que ficaram completamente debaixo de água, e que conseguiram escapar subindo para o cimo de árvores e telhados. Quem sobreviveu conseguiu fazer a viagem de canoa ou, em alguns casos, mesmo a pé, com água pelo pescoço. Ainda continuam sem ter praticamente nada para comer e a beber água do rio.

Na chegada aos centros de acolhimento, o cenário está longe de ser positivo. Continuam a escassear os alimentos, medicamentos e há muitas pessoas que, não vendo resposta para as suas necessidades, decidem voltar para Búzi.

Segundo o balanço mais recente, a passagem do ciclone Idai por Moçambique, Maláui e Zimbabué provocou a morte a pelo menos 761 pessoas, 446 das quais em Moçambique.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Negócios online. Registo de domínios .pt triplicou desde o início da pandemia

Apesar de o registo de domínios .pt ter triplicado desde o início da pandemia em Portugal, ajudar os pequenos comerciantes tradicionais a usarem o digital ainda é muito importante. Os negócios de origem portuguesa começaram a …

Bolsonaro critica governadores por terem "medinho" do vírus

O presidente brasileiro acusou os governadores de terem medo de serem infetados pelo povo. "Desconheço qualquer hospital que esteja lotado", acrescentou Bolsonaro, após serem informações contrárias. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou esta quinta-feira a criticar …

Homossexuais, bissexuais e pessoas com tatuagem ou piercing já podem dar sangue nos EUA

Os Estados Unidos (EUA) reviram na quinta-feira as regras que impedem muitos homossexuais de doar sangue, num esforço para combater a grave escassez de doações devido ao surto da Covid-19. Desde 2015, homens que tiveram relações …

Um em cada cinco portugueses circulou nas estradas sem justificação

No passado sábado, um em cada cinco portugueses circulou nas estradas sem justificação. No domingo, o valor caiu para metade, com apenas um em cada dez condutores a fazê-lo. Face à quarentena obrigatória implementada pelo estado …

Morreu Bill Withers, a voz de Ain’t no Sunshine

O músico norte-americano Bill Withers, que escreveu canções soul como “Ain’t no Sunshine” e “Lean on me”, morreu na segunda-feira em Los Angeles (Califórnia), aos 81 anos, de complicações cardíacas, revelou esta sexta-feira a família. Três …

Confinamento leva vítimas de violência doméstica a denunciar agressores por SMS

Situações como o confinamento agora imposto, o desemprego e a incerteza, estão a levar a um aumento da procura de apoio psicológico por parte de mulheres registadas como potenciais vítimas de violência doméstica, sobretudo através …

Presidente da Comissão Europeia acredita que UE vai "sair mais forte da crise"

A União Europeia (UE) sairá "mais forte" da crise da Covid-19, apesar das dúvidas sobre a solidariedade entre Estados-membros, disse esta sexta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. "Estou convencida que a Europa …

Espetáculo a 16 de maio substitui Festival Eurovisão

A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção foi cancelada, mas no dia em que deveria decorrer a final, 16 de maio, haverá um espetáculo que junta os cantores que deveriam representar os 41 países …

Autoridades detiveram 96 pessoas por desobediência durante estado de emergência

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram 96 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado no dia 22 de março devido à pandemia de …

Peru proíbe saídas à rua de homens e mulheres nos mesmos dias para conter surto

Tal como o Panamá, o Peru proibiu na quinta-feira as saídas à rua de homens e mulheres nos mesmos dias, uma medida que as autoridades alegam fazer parte da estratégia para conter o surto da …