Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Tiago Petinga / Lusa

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios da cidade.

Há rolos espalhados pela cidade, junto a postes de eletricidade dobrados. A reconstrução das ligações elétricas está a ser feita e só agora começa a ser restabelecida a energia.

Desde este domingo voltou a haver água nas torneiras, depois de ter sido reconstruida parte da estação de tratamento que distribuía água à cidade e que fora destruída pela passagem do ciclone Idai.

Assiste-se ao gradual restabelecimento dos serviços essenciais e até a Internet já começa a dar sinais pela cidade – o que está a ser motivo de festejo para os habitantes.

A Beira já não está isolada, conta a TSF. As estradas que ligam a cidade a Maputo e ao restante território moçambicano foram reabertas este domingo. Espera-se que o restabelecimento das ligações rodoviárias facilite a entrada de ajuda humanitária na zona. Também o nível das águas começa agora a descer, o que permitirá um resgate mais rápido das pessoas que ainda não foram assistidas.

Apesar de a recuperação na Beira começar a acontecer à frente dos nossos olhos, há outras localidades que permanecem isoladas. É o caso de Búzi, que fica a cerca de uma centena de quilómetros da cidade. A vila permanece inundada, rodeada de água por todos os lados. Mesmo quando a ajuda chega, há habitantes que se recusam a deixar a cidade.

No centro da vila concentram-se pessoas de todas as imediações, de zonas que ficaram completamente debaixo de água, e que conseguiram escapar subindo para o cimo de árvores e telhados. Quem sobreviveu conseguiu fazer a viagem de canoa ou, em alguns casos, mesmo a pé, com água pelo pescoço. Ainda continuam sem ter praticamente nada para comer e a beber água do rio.

Na chegada aos centros de acolhimento, o cenário está longe de ser positivo. Continuam a escassear os alimentos, medicamentos e há muitas pessoas que, não vendo resposta para as suas necessidades, decidem voltar para Búzi.

Segundo o balanço mais recente, a passagem do ciclone Idai por Moçambique, Maláui e Zimbabué provocou a morte a pelo menos 761 pessoas, 446 das quais em Moçambique.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …