Afinal, os kebabs não vão acabar

A Comissão Europeia garante que o kebab não está em risco e que a proposta que vai ser debatida este mês no Parlamento Europeu será precisamente para assegurar a segurança alimentar desta iguaria turca.

Em declarações ao Jornal Económico, fonte oficial da Comissão Europeia (CE) garantiu que o kebab não está em risco e que o objetivo é garantir a segurança alimentar, tendo sido proposta a extensão da possibilidade de usar fosfatos, aditivo alimentar necessário à conservação desta carne.

“O aditivo permite uma congelação homogénea que impede o risco de tratamento térmico desequilibrado, garantindo, assim, que as tiras de carne assada servidas aos consumidores são seguras”, explica a mesma fonte ao jornal.

O esclarecimento surge depois do pânico causado pelas notícias dos últimos dias, que davam conta que esta iguaria originária da Turquia poderia ser banida por causa da resolução da comissão de Saúde, que será debatida este mês no Parlamento Europeu, que chumba a utilização de fosfatos, ácido fosfórico e polifosfatos na conservação da carne.

O chumbo veio ao encontro da proposta da Comissão Europeia para expandir o regime de exceção para permitir o uso deste aditivo nos famosos espetos verticais e sobre os quais até agora não havia ainda regulação, conta o jornal.

A comissão de Saúde argumenta a proibição com estudos que relacionam a utilização deste tipo de aditivos com o aumento dos riscos de problemas cardiovasculares.

A CE argumenta que as autorizações ao abrigo do regime de exceção “têm em conta o limite máximo diário recomendado para a ingestão de fosfatos” e, de acordo com a mesma fonte, o projeto já recebeu um forte apoio pelos Estados-membros no Comité permanente onde, em setembro passado, 24 Estados-membros votaram a favor.

Se a proposta da Comissão Europeia for rejeitada, a carne de kebab terá de continuar a ser comercializada sem os tais aditivos, como acontecia até agora, ou seja, fica basicamente tudo como está e o petisco “continua em segurança”.

O kebab popularizou-se, na década de 70, como comida de rua, em Berlim. Hoje, há mais de 200 mil pessoas a trabalhar em restaurantes de kebabs em toda a Europa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …