União Europeia prepara-se para acabar com os kebabs

O Parlamento Europeu debate este mês uma resolução da comissão de Saúde que chumba a utilização de aditivos essenciais à conservação da carne de kebab. Se for aprovada, será o fim do petisco.

A comissão de Saúde do Parlamento Europeu chumbou esta semana uma proposta da Comissão Europeia que permitia a utilização de fosfatos para preservação da carne, de acordo com o El País.

Estes fosfatos são indispensáveis para a conservação dos rolos de carne usados para os famosos kebabs. Quer isto então dizer que, se o plenário do Parlamento Europeu der seguimento a esta resolução aprovada pela comissão de Saúde, será o fim da iguaria na União Europeia.

Aprovada na terça-feira com 32 votos a favor e 22 contra, a resolução da comissão de Saúde do Parlamento Europeu é desfavorável a uma proposta da Comissão Europeia que pretende permitir a utilização de ácido fosfórico, fosfatos e polifosfatos na conservação da carne.

Estes produtos são necessários para manter a carne tenra e para preservar o sabor característico daquele tipo de carne, quer no transporte quer no assador.

O kebab, um prato culturalmente originário da Turquia, popularizou-se na década de 1970, como comida de rua, em Berlim. Hoje, há mais de 200 mil pessoas a trabalhar em restaurantes de kebabs em toda a Europa.

A comissão de Saúde do Parlamento Europeu argumenta a proibição com estudos científicos que relacionam a utilização deste tipo de aditivos com o aumento dos riscos de problemas cardiovasculares.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sim, há gente que come isso, sem saber que carne é, sem saber de onde vem e sem refrigeração, um horror quanto a questão sanitária.

    • Não fale do que desconhece. Sem refrigeração??!!! Mas em que mundo é que o amigo vive? A única coisa que é questionada é a utilização de fosfatos e nada mais. Quanto ao resto asseguro-lhe que é exatamente igual a todas as restantes carnes. E já estive na maior empresa da Europa, localizada na Alemanha de kebab.

      • Pois, e é precisamente da Alemanha (maior produtor de kebab) que vem essa carne bastante duvidosa!!
        Não faltam casos onde aparecem essas fabricas de kebab manhosas na Alemanha –
        fabricas sem licenças nem condições de higiene, onde produzem esse lixo que depois exportam para toda a Europa!
        Para quem esteve na maior empresa de kebab da Europa, não parece estar muito bem informado..
        Anda por aí um documentário que passou na Sic Noticias que mostra um pouco dessa realidade.

        • Onde estive não tenho nada a apontar. É a maior empresa europeia (e penso que mundial de produção de kebab, detida por turcos, como não poderia deixar de ser). Conheço a realidade pessoalmente e não por pretensos documentários. Como referi, é um exemplo no setor alimentar.
          Conheço igualmente bem a nossa indústria alimentar e a da maioria dos países europeus, eua e brasil e posso assegurar-lhe que esta unidade que visitei estará seguramente muito à frente de quase todas as restantes em matéria de higiene, segurança e total respeito pelo cumprimento das leis neste domínio alimentar.

  2. Certo, conhece a realidade da(s) empresa(s) “exemplares”, mas, como é natural, as ilegais/que não tem condições, não costumam receber visitas!…
    Essas é que são o problema!
    Eu também conheço relativamente bem o sector alimentar (principalmente a produção e processamento de carnes em Portugal e Espanha) e já ouvi inúmeras vezes falar dessa produção clandestina de kebabs na Alemanha.
    Referi o documentário (de uma televisão francesa, se não em engano) pois mostrava claramente (filmado com câmaras escondidas) a produção e exportação dessa carne “manhosa” para toda a Europa.
    Mais curioso foi ver que tinham toda a papelada para exportar “legalmente” para qualquer país da UE!…

RESPONDER

Cientistas encontraram uma forma de levitar objetos usando apenas luz

Os cientistas afirmam que a sua nova tecnologia de levitação seria capaz de enviar uma nave espacial para a estrela mais próxima em apenas 20 anos. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) dizem ter …

Estrela hiper-fugitiva foi expulsa do disco da Via Láctea

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, uma estrela veloz pode ter sido ejetada do disco estelar da Via Láctea por um enxame de estrelas jovens. Os cientistas dizem que a estrela não teve …

Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso. A construção do …

Bolsonaro pondera não assinar qualquer acordo na próxima cimeira do clima

O Brasil está a considerar não assinar qualquer acordo climático na próxima COP25, anunciou este sábado em Santiago o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após uma reunião que manteve no sábado no Palácio de La Moneda …

Portugal vs Sérvia | Massacre luso com pólvora seca

Segunda jornada do Grupo B da qualificação para o Euro 2020, segundo empate de Portugal, ambos em casa. Após o nulo ante a Ucrânia na primeira jornada, os campeões da Europa não foram além de …

O "homem-milagre". Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e "ressuscitado" 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o "homem milagre" …

Um dos fármacos mais promissores para tratar o Alzheimer falha nos testes em humanos

Uma onda de choque instalou-se na comunidade de pesquisa sobre o Alzheimer na sexta-feira, depois que a empresa farmacêutica Biogen anunciou a suspensão - na fase final em humanos - dos testes com o fármaco …

Gerente de agência de viagens deixou 84 clientes em terra. Em tribunal, foi absolvida

Paula chegou a tribunal acusada de burla qualificada por ter deixado 84 clientes da agência de viagens que geria no Montijo com as férias ou viagens estragadas em agosto de 2016. Chegou a ser detida …

Italiana de 91 anos distinguida pelos seus feitos na II Guerra Mundial. Aos 17 anos, salvou 38 pessoas

Gabriella Ezra, de 91 anos, vai receber a Estrela de Itália. O Estado decidiu homenageá-la depois de a embaixada italiana em Inglaterra, onde Gabriella vive, ter recebido uma carta do filho, Mark, de 65 anos, …

Moscovo enviou dois aviões com soldados e armamento para a Venezuela

Duas aeronaves russas aterraram no aeroporto de Caracas, este sábado, trazendo 100 soldados e 35 toneladas de armamento. As tropas chegaram sob supervisão do chefe do comando principal das forças terrestres russas, Vasilly Tonkoshkurov. A chegada …