União Europeia prepara-se para acabar com os kebabs

O Parlamento Europeu debate este mês uma resolução da comissão de Saúde que chumba a utilização de aditivos essenciais à conservação da carne de kebab. Se for aprovada, será o fim do petisco.

A comissão de Saúde do Parlamento Europeu chumbou esta semana uma proposta da Comissão Europeia que permitia a utilização de fosfatos para preservação da carne, de acordo com o El País.

Estes fosfatos são indispensáveis para a conservação dos rolos de carne usados para os famosos kebabs. Quer isto então dizer que, se o plenário do Parlamento Europeu der seguimento a esta resolução aprovada pela comissão de Saúde, será o fim da iguaria na União Europeia.

Aprovada na terça-feira com 32 votos a favor e 22 contra, a resolução da comissão de Saúde do Parlamento Europeu é desfavorável a uma proposta da Comissão Europeia que pretende permitir a utilização de ácido fosfórico, fosfatos e polifosfatos na conservação da carne.

Estes produtos são necessários para manter a carne tenra e para preservar o sabor característico daquele tipo de carne, quer no transporte quer no assador.

O kebab, um prato culturalmente originário da Turquia, popularizou-se na década de 1970, como comida de rua, em Berlim. Hoje, há mais de 200 mil pessoas a trabalhar em restaurantes de kebabs em toda a Europa.

A comissão de Saúde do Parlamento Europeu argumenta a proibição com estudos científicos que relacionam a utilização deste tipo de aditivos com o aumento dos riscos de problemas cardiovasculares.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sim, há gente que come isso, sem saber que carne é, sem saber de onde vem e sem refrigeração, um horror quanto a questão sanitária.

    • Não fale do que desconhece. Sem refrigeração??!!! Mas em que mundo é que o amigo vive? A única coisa que é questionada é a utilização de fosfatos e nada mais. Quanto ao resto asseguro-lhe que é exatamente igual a todas as restantes carnes. E já estive na maior empresa da Europa, localizada na Alemanha de kebab.

      • Pois, e é precisamente da Alemanha (maior produtor de kebab) que vem essa carne bastante duvidosa!!
        Não faltam casos onde aparecem essas fabricas de kebab manhosas na Alemanha –
        fabricas sem licenças nem condições de higiene, onde produzem esse lixo que depois exportam para toda a Europa!
        Para quem esteve na maior empresa de kebab da Europa, não parece estar muito bem informado..
        Anda por aí um documentário que passou na Sic Noticias que mostra um pouco dessa realidade.

        • Onde estive não tenho nada a apontar. É a maior empresa europeia (e penso que mundial de produção de kebab, detida por turcos, como não poderia deixar de ser). Conheço a realidade pessoalmente e não por pretensos documentários. Como referi, é um exemplo no setor alimentar.
          Conheço igualmente bem a nossa indústria alimentar e a da maioria dos países europeus, eua e brasil e posso assegurar-lhe que esta unidade que visitei estará seguramente muito à frente de quase todas as restantes em matéria de higiene, segurança e total respeito pelo cumprimento das leis neste domínio alimentar.

  2. Certo, conhece a realidade da(s) empresa(s) “exemplares”, mas, como é natural, as ilegais/que não tem condições, não costumam receber visitas!…
    Essas é que são o problema!
    Eu também conheço relativamente bem o sector alimentar (principalmente a produção e processamento de carnes em Portugal e Espanha) e já ouvi inúmeras vezes falar dessa produção clandestina de kebabs na Alemanha.
    Referi o documentário (de uma televisão francesa, se não em engano) pois mostrava claramente (filmado com câmaras escondidas) a produção e exportação dessa carne “manhosa” para toda a Europa.
    Mais curioso foi ver que tinham toda a papelada para exportar “legalmente” para qualquer país da UE!…

RESPONDER

Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística 'afro-beat', publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França. "Quand Cristiano …

Portuguesa Critical Software e BMW juntam-se para produzir "o carro do futuro"

A BMW escolheu a portuguesa Critical Software para construir "o carro do futuro". As duas empresas unem-se agora numa joint venture que terá sede no Porto. A companhia tecnológica portuguesa Critical Software anunciou, esta segunda-feira, a …

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet, alerta BIS

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem "rebentar" com a Internet. O Banco de Pagamentos Internacionais - ou BIS, na sigla em inglês - lançou, este domingo, um …

Rui Patrício assina com o Wolverhampton por quatro anos

O guarda-redes português Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando justa causa, assinou contrato com o Wolverhampton válido por quatro épocas, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol. O guarda-redes internacional português Rui …

Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A …

Médica reformada acusada de matar centenas de pacientes com doses fatais de analgésicos

Uma médica de clínica geral, agora aposentada, será a responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica é acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos no Reino Unido, nos anos 90. Jane …

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo …

Marcelo voltou a Pedrógão para limpar lágrimas (e Costa nem foi convidado)

Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura central da homenagem às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, limpando lágrimas e distribuindo abraços, enquanto António Costa nem foi convidado. O primeiro-ministro admitiu que não foi convidado para …

Mihajlovic apontado ao Sporting para substituir Jesus

A imprensa desportiva apontou o técnico sérvio Sinisa Mihajlovic como o novo treinador do Sporting, substituindo o lugar deixado por Jorge Jesus. O antigo selecionador da Sérvia chegou a Lisboa esta segunda-feira, remetendo esclarecimentos para …

Falta de obstetras afeta assistência a partos de risco

O número de especialistas de ginecologia e obstetrícia é cada vez mais crítico no Serviço Nacional de Saúde, devido à falta de contratação de profissionais. O défice de especialistas de ginecologia e obstetrícia no Serviço Nacional …