União Europeia prepara-se para acabar com os kebabs

O Parlamento Europeu debate este mês uma resolução da comissão de Saúde que chumba a utilização de aditivos essenciais à conservação da carne de kebab. Se for aprovada, será o fim do petisco.

A comissão de Saúde do Parlamento Europeu chumbou esta semana uma proposta da Comissão Europeia que permitia a utilização de fosfatos para preservação da carne, de acordo com o El País.

Estes fosfatos são indispensáveis para a conservação dos rolos de carne usados para os famosos kebabs. Quer isto então dizer que, se o plenário do Parlamento Europeu der seguimento a esta resolução aprovada pela comissão de Saúde, será o fim da iguaria na União Europeia.

Aprovada na terça-feira com 32 votos a favor e 22 contra, a resolução da comissão de Saúde do Parlamento Europeu é desfavorável a uma proposta da Comissão Europeia que pretende permitir a utilização de ácido fosfórico, fosfatos e polifosfatos na conservação da carne.

Estes produtos são necessários para manter a carne tenra e para preservar o sabor característico daquele tipo de carne, quer no transporte quer no assador.

O kebab, um prato culturalmente originário da Turquia, popularizou-se na década de 1970, como comida de rua, em Berlim. Hoje, há mais de 200 mil pessoas a trabalhar em restaurantes de kebabs em toda a Europa.

A comissão de Saúde do Parlamento Europeu argumenta a proibição com estudos científicos que relacionam a utilização deste tipo de aditivos com o aumento dos riscos de problemas cardiovasculares.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sim, há gente que come isso, sem saber que carne é, sem saber de onde vem e sem refrigeração, um horror quanto a questão sanitária.

    • Não fale do que desconhece. Sem refrigeração??!!! Mas em que mundo é que o amigo vive? A única coisa que é questionada é a utilização de fosfatos e nada mais. Quanto ao resto asseguro-lhe que é exatamente igual a todas as restantes carnes. E já estive na maior empresa da Europa, localizada na Alemanha de kebab.

      • Pois, e é precisamente da Alemanha (maior produtor de kebab) que vem essa carne bastante duvidosa!!
        Não faltam casos onde aparecem essas fabricas de kebab manhosas na Alemanha –
        fabricas sem licenças nem condições de higiene, onde produzem esse lixo que depois exportam para toda a Europa!
        Para quem esteve na maior empresa de kebab da Europa, não parece estar muito bem informado..
        Anda por aí um documentário que passou na Sic Noticias que mostra um pouco dessa realidade.

        • Onde estive não tenho nada a apontar. É a maior empresa europeia (e penso que mundial de produção de kebab, detida por turcos, como não poderia deixar de ser). Conheço a realidade pessoalmente e não por pretensos documentários. Como referi, é um exemplo no setor alimentar.
          Conheço igualmente bem a nossa indústria alimentar e a da maioria dos países europeus, eua e brasil e posso assegurar-lhe que esta unidade que visitei estará seguramente muito à frente de quase todas as restantes em matéria de higiene, segurança e total respeito pelo cumprimento das leis neste domínio alimentar.

  2. Certo, conhece a realidade da(s) empresa(s) “exemplares”, mas, como é natural, as ilegais/que não tem condições, não costumam receber visitas!…
    Essas é que são o problema!
    Eu também conheço relativamente bem o sector alimentar (principalmente a produção e processamento de carnes em Portugal e Espanha) e já ouvi inúmeras vezes falar dessa produção clandestina de kebabs na Alemanha.
    Referi o documentário (de uma televisão francesa, se não em engano) pois mostrava claramente (filmado com câmaras escondidas) a produção e exportação dessa carne “manhosa” para toda a Europa.
    Mais curioso foi ver que tinham toda a papelada para exportar “legalmente” para qualquer país da UE!…

RESPONDER

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …

Drone bombardeou base paramilitar apoiada pelo Irão. EUA negam envolvimento

Um drone [aparelho aéreo não tripulado] largou esta sexta-feira explosivos sobre uma base das forças paramilitares apoiadas pelo Irão, no norte do Iraque, matando um combatente iraquiano e ferindo dois iranianos, informaram autoridades de segurança …

Só há duas cidades no mundo com mais bilionários do que Moscovo

A cidade de Moscovo, na Rússia, é o terceiro lugar entre as cidades do mundo com mais residentes bilionários, depois de Nova Iorque (Estados Unidos) e Hong Kong (China), de acordo com um estudo recente …

Nova vaga de calor vai assolar a Europa. Temperaturas vão chegar aos 40ºC em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal. “Durante próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da …