/

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de emergência.

A Tesla comprou mais de mil ventiladores excedentes da empresa ResMed e distribuiu-os em hospitais. No entanto, em vez de enviar o tipo de ventilador que pode salvar pacientes com casos graves de covid-19, Musk doou máquinas BiPAP projetadas para tratar a apneia do sono.

As máquinas BiPAP e CPAP são conhecidas como ventiladores não invasivos, mas isso não significa que sejam iguais aos ventiladores invasivos que os hospitais precisam. Aliás, alguns especialistas sugeriram que os dispositivos para tratar a apneia do sono poderiam facilitar a respiração de pacientes com casos mais leves de coronavírus. Os médicos recomendaram mesmo não usar as máquinas para tratar pacientes com coronavírus.

No Twitter, na quinta-feira, Musk defendeu as suas doações e disse que os hospitais selecionados para receber os dispositivos receberam “especificações exatas”, com todos confirmando que seriam de ajuda “crítica”. Musk também disse que a Tesla tinha ventiladores intratraqueais da Medtronic, que podem ser usados em casos críticos, e que começaria a entregá-los a prestadores de serviços de saúde na cidade de Nova Iorque na noite de quinta-feira.

No entanto, de acordo com o Gizmodo, isso não significa que as máquinas BiPAP de Musk sejam totalmente inúteis, dada a situação de crise em que os Estados Unidos se encontram atualmente.

O FDA (Food and Drug Administration) divulgou orientações, indicando que os dispositivos respiratórios não invasivos podem ser usados para tratar pacientes com Covid-19, embora seja improvável que forneçam oxigénio suficiente para doentes nas Unidades de Cuidados Intensivos.

De acordo com o Kaiser Health News, suspeita-se que as máquinas de CPAP contribuam para o grande surto no Life Care Center de Kirkland, no estado de Washington, um dos primeiros epicentros dos Estados Unidos de infecção por coronavírus. Lá, 129 moradores, funcionários e visitantes ficaram infectados pelo vírus e 40 morreram.

Por outro lado, Jeff Sippel, especialista em cuidados intensivos do UCHealth – sistema de assistência médica sem fins lucrativos – disse ao Kaiser Health News que os BiPAPs poderiam ser equipados para trabalhar com tubos de respiração. Não fariam necessariamente a diferença de salvar vidas em pacientes realmente em risco, mas poderiam ser usados para ajudar a respirar em casos menos intensos ou em pacientes com pouca ventilação.

O diretor médico do North University University Hospital para serviços de terapia respiratória, Hugh Cassiere, disse ao Gothamist que a equipa médica do hospital estava a fazer exatamente isso: conectar tubos de respiração e um filtro às máquinas BiPAP.

“Começámos a usá-los em casos de emergência“, disse Cassiere. “Não recomendamos ventilar toda a gente. Estamos a dizer que há duas opções: nenhum ventilador e o paciente morrer ou usar este método”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.