Secretário de Estado defende a zona que “mais interessa ao país”, autarca local também defende Santarém.
João Galamba disse que colocar o futuro aeroporto de Lisboa em Santarém seria longe.
Sem querer condicionar a comissão responsável pelo processo: “O que eu disse é um facto. 80 km ou 70 km é longe de Lisboa e isso em nada condiciona o trabalho da Comissão Técnica Independente, que, como sabe, não se pronuncia sobre distâncias, faz outro tipo de análise”.
Neste fim-de-semana decorreu a Feira Mostra de Mação, concelho que fica precisamente no distrito Santarém.
Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, acha que a distância não é um entrave.
“O aeroporto em Santarém é o que Mação, o Médio Tejo, Beira Baixa, Coimbra e Leiria também defendem. A decisão será política e não tenho dúvidas que o Governo tem uma oportunidade única de mostrar o que é a coesão territorial“.
“Se os estudos o permitirem, Santarém deverá ser o local do futuro aeroporto de Portugal, que servirá Lisboa, mas também vai servir o país e que poderá contribuir decisivamente para a coesão territorial”, afirmou o autarca, citado no jornal regional O Mirante.
Um secretário de Estado também esteve na Feira Mostra de Mação: João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas.
João Paulo Catarino defende Santarém para a coesão nacional: “Ou em Santarém, ou nesta região, o aeroporto fará muito mais sentido“.
O secretário de Estado acredita que aquela é a zona que “mais interessa ao país” e apelou ao envolvimento do PSD.
“É importante que o PSD também se envolva, também nos ajude a defender essa localização que para mim também é a que mais interessa ao país”, continuou o governante – que tinha à sua frente deputados do PSD.
Em portugal 70 ou 80 km é muito longe…
No resto da europa como muitas cidades capital 150 km não é longe. basta ver onde operam as empresas lowcost como a rayanair…
Nós já temos 1 aeroporto funcional mas ao que parece não interessa ao poder politico porque certamente não permite satisfazer interesses económicos, e quem sabe, politicos.
A ANA Aeroportos, nas mãos da francesa VINCI vai assumir as obras mas como contrapartida vais ficar com mais 40 ou 50 anso de exploração dos aeroportos e, como todos temos visto, nos ultimos anos tem aumentado exponencialmente todas as taxas e mais algumas que no final são pagas pelo cliente, isto é, por nós…
porque não investir em outros serviços publicos básicos como habitação social ou infantários… não dá dinheiro aos podereosos já sabemos…
O ministro Galamba não quererá dizer que quer o aeroporto em frente à sua residência?
Talvês este Ministro ainda esteja conturbado com todo o episódio , recente que tem enfrentado, com a situação que já todos conheçemos em relaçâo ao Episódio da Tap dai não têr reflectido bem a Construçâo do Novo Aeroporto, e dizer que émuito longe Santarem .
O aeroporto em Santarém é o que o Médio Tejo, o Oeste, a Beira Baixa, Coimbra , Leiria, Fátima, Castelo Branco e Portalegre também defendem. Servirá um muito grande e ativo núcleo populacional, ao contrário da parte alentejana na margem esquerda do Tejo. O aeroporto de Lisboa, em Santarém, ficaria entre duas vias estruturantes de enorme presente e futuro, a EN.1 e a Linha do Norte, futura via de alta velocidade, que colocará Santarém praticamente à mesma distancia temporal de um aeroporto na margem esquerda do Tejo. O fator custo também é altamente favorável ao aeroporto em Santarém. Este será decisivo para um enorme desenvolvimento de regiões a norte de Lisboa, do Centro, Este, Oeste do país.
Este ministro tem todo o ar de drogado. Como é que um espantalho destes foi metido no governo?
O Galamba, bem!!
Galamba diz: É longe!
Longe porque fica fora do raio de acção da ANA e portanto fora de possíveis negociatas.
Será uma questão passional? Galamba love ANA?
O que ganha Portugal com a ANA?