Galamba: “Não estou a condicionar ninguém. O que disse é um facto”

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O ministro das Infraestruturas diz que não está a condicionar a comissão técnica, quando afirma que Santarém é longe para a construção do novo aeroporto de Lisboa.

João Galamba disse, esta terça-feira, à margem da CNN Summit, o que para ele “é um facto”: Santarém “é longe de Lisboa”.

Apesar dos “factos“, o ministro das Infraestruturas considera que estas declarações não condicionam a comissão técnica de aprovar a eventual construção do aeroporto de Lisboa na capital ribatejana.

João Galamba falava na audição regimental na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no parlamento, onde está a ser ouvido sobre a política geral do ministério e outros assuntos de atualidade.

“O que eu disse é um facto. 80 km ou 70 km é longe de Lisboa e isso em nada condiciona o trabalho da Comissão Técnica Independente, que, como sabe, não se pronuncia sobre distâncias, faz outro tipo de análise”, afirmou.

“Não vejo em que é que as minhas declarações condicionam, prejudicam o trabalho da Comissão Técnica Independente, que tem, obviamente, um conjunto de equipas a trabalhar, que continuarão a trabalhar e que emitirão as suas opiniões e que tornarão público o seu relatório e ele será a base da decisão política”, justificou, quando questionado sobre o tema pelo deputado social-democrata Paulo Rio de Oliveira.

João Galamba diz que “quando sair esse relatório, esse relatório não vai dizer que Santarém é perto de Lisboa”.

“Isso não significa que não possa haver um aeroporto em Santarém. Mas que é um aeroporto, que se vier a existir e se for em Santarém ou a 80 km de Lisboa é longe, é um facto”, sublinhou.

A comissão técnica que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa anunciou em 27 de abril nove opções possíveis para o novo aeroporto, que incluem as cinco definidas pelo Governo.

Às cinco opções avançadas pelo Governo – Portela+Montijo; Montijo+Portela; Alcochete; Portela +Santarém; Santarém – foram adicionadas as opções: Portela+Alcochete; Pegões; Portela+Pegões; e Rio Frio+Poceirão, totalizando sete localizações e nove opções estratégicas.

No entanto, João Galamba deixou ontem, na CNN Summit, um aviso: “Ainda vamos viver com a Portela por muitos anos. Teremos pelo menos mais 12 anos de aeroporto na Portela”.

Melhorias no aeroporto da Portela

Entretanto, o Governo está a concluir avaliação das propostas da ANA – Aeroportos de Portugal sobre melhorias do aeroporto Humberto Delgado.

O ministro das Infraestruturas informou na comissão que o Governo está a terminar a avaliação das propostas que a ANA apresentou para as melhorias operacionais do aeroporto de Lisboa, e garantiu o compromisso com soluções para atenuar dificuldades no verão.

“Sabemos que há problemas por resolver e estamos empenhados nas soluções. Considerando a época de verão que agora começa, a ANAC [Autoridade Nacional da Aviação Civil] está a trabalhar com os ‘stakeholders’ de forma a acautelar todas as ações possíveis para garantir o melhoramento operacional do Aeroporto Humberto Delgado, no que respeita ao tráfego aéreo e de movimentos, mas também aos passageiros”, afirmou.

O governante revelou ainda que o executivo está “a terminar a avaliação das propostas” que a ANA – Aeroportos de Portugal apresentou, na sequência da notificação para apresentar o Plano de Investimentos para as melhorias operacionais em Lisboa.

“Este é um desafio complexo. Sabemos que o Aeroporto Humberto Delgado funciona no limite da sua capacidade. E também por isso qualquer intervenção terá de ser cautelosamente pensada, minimizando impactos e problemas operacionais”, salientou.

João Galamba garantiu ainda que o Governo está a trabalhar para que “a ANA cumpra as suas obrigações de investimento com a maior brevidade”, de modo a que o Aeroporto Humberto Delgado dê resposta à procura, até à futura solução aeroportuária estar definida.

ZAP // Lusa

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