Putin admitiu que o Estado russo financia o grupo Wagner, o que o pode responsabilizar indiretamente pelas atrocidades cometidas pelos mercenários na Ucrânia e noutros países onde o grupo atua.
Após a rebelião do grupo Wagner contra o Kremlin, Vladimir Putin afirmou que os mercenários eram “totalmente financiados” pelo Estado russo, especificando que só desde janeiro a maio de 2023, os homens de Prigozhin receberam mais de 86 mil milhões de rublos dos cofres públicos.
Esta admissão do Presidente russo pode deixá-lo em maus lençóis porque associa-o diretamente às ações do grupo Wagner na Ucrânia, podendo ser usada como prova num julgamento sobre crimes de guerra.
“Estas palavras podem potencialmente ter consequências muito significados em expor a responsabilidade do Estado russo pelos atos de Wagner, e Putin, pessoalmente e individualmente enquanto líder do Estado russo”, explica o especialista em lei humanitária internacional Philippe Sands KC, ao The Guardian.
Durante vários anos, Putin distanciou-se das ações do grupo Wagner, que já há vários anos é acusado de cometer crimes de guerra nos países africanos onde está presente. Já em 2018, Moscovo negou qualquer controlo sobre as forças mercenárias que estavam a atuar na Síria.
A mudança de postura de Putin sobre o financiamento do grupo pode ser uma peça importante num eventual julgamento no Tribunal Penal Internacional. “É uma admissão significativa. Financimento, em si, não chega para se dizer que alguém é responsável por um crime internacional, mas dificulta poder dizer ‘estas coisas não têm nada a ver comigo’. Você disse que estava realmente a financiar este grupo, o que significa que, de certa forma, estava a contribuir para o que este grupo está a fazer”, explica Dapo Akande, professor de lei pública internacional.
Em março, Vladimir Putin tornou-se o primeiro chefe de Estado em exercício a ser alvo de um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional (TPI), devido ao seu papel na deportação ilegal de crianças ucranianas.
O TPI não reconhece a imunidade dos chefes de Estado, ao contrário de outros tribunais internacionais. O mandado fica também na história por, pela primeira vez, o TPI pedir a detenção do Presidente de um dos cinco países com poderes de veto do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O Ocidente já anda há mais de Um ano a Forneçêr Armas para os Soldados Ucranianos , Putin já foi Indiçiado há uns meses atrás a Um tribunal Internaçional . E Portanto não Vemos nada nem o Ocidente que gasta o Dinheiro dos Contribuintes em envio de Armas e nada de novo e agora quê mais Armas e mais Armas é tudo uma Jogada Política enão o que nos contam com aldraviçes em todos os Jornais já basta de conversas moles e perniciosas , que nada resolvem. é realmente o povo do Ocidente , que está a passar dificuldades Económicas por causa de uma causa e uma guerra de encomenda com o envio de armas sem cessar há mais de um Ano, que nâo é causa Nehuma mentiras e notícias perniciosas de aldraviçes..
Tu tens claramente dois problemas e apenas um tem a ver com o profundo desconhecimento da língua portuguesa.
Pois é verdade os dois problemas que tu e outros como Sua Ex têem é que tenho um feeling mais aguçado e uma inteligênçia mais activa de racioçinio lógico do que a maioria , e isso claro imcomoda os que puxam carroça não é verdade por isso sou um verdadeiro Carroçeiro
Sr. Jose ……em termos de Narcisismo exuberante , você bate recordes !
Pode ir com as seus vocabulários muito elegantes, de ..Narcisi… não é …ismo… Sou um Cidadâo como Voçê! tenho o Meu Pensamento Prório e nâo vivo amedrontado de nenhum preconceito , nem Político nem Social..
Político não será, mâs social é linguístico é certamente.
Sr Mascarenhas, para deter o fascismo e o ditador imperialista todos os esforços serão poucos. Putin com o seu exército privado está a destruir os povos africanos, pretende reconquistar e subjugar os antigos países da URSS. Enfim, usa todos os recursos para destruir os povos. Todos temos que lutar contra Putin, como fizemos contra Hitler.
Mas qual tribunal?? Hahaha nunca irá acontecer.
É preciso ser ignorante para acreditar que Putin vai a tribunal hahahabaa
Ó Zé Mascarenhas…eu até discutia consigo mas, para o efeito, teria primeiro de o conseguir entender.
Toda a fortuna que Putin gastou com o Grupo Wagner teria sido mais bem empregue em melhorar as condições de vida do povo russo, que ficou atónito ao descobrir que os ucranianos viviam melhor do que eles. Quanto ao exmo. sr. José Mascarenhas, recomendo que volte à escola, porque aprenda (ou reaprenda) a escrever (pelo menos em português).
Toda a fortuna que Putin gastou com o Grupo Wagner teria sido mais bem empregue em melhorar as condições de vida do povo russo, que ficou atónito ao descobrir que os ucranianos viviam melhor do que eles. Quanto ao exmo. sr. José Mascarenhas, recomendo que volte à escola, para que aprenda (ou reaprenda) a escrever (pelo menos em português).
É verdade juan! mas de vêz em quando apareçem por aqui uns Convencidos a dizer, o que a Mídia os convençe Eu chamo a estas pessoas cérebros lavados .. ou melhor dizendos …cascarões vazios…
Bem… Ele até poderia ir a tribunal se o governo de Putin cair para a oposição, mas mesmo assim vejo difícil
Este Mascarenhas é uma autêntica nulidade. Terá saído há pouco da toca?
Alguém que empreste um cérebro ao Mascarenhas…