Advogado de Rui Moreira diz que perda de mandato não se aplica

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O advogado do presidente da Câmara Municipal do Porto, que esta semana ficou a saber que vai ser julgado pelo crime de prevaricação no caso Selminho, considera que a eventual perda de mandato nem sequer se aplica.

Em declarações ao jornal Expresso, Tiago Rodrigues Bastos, advogado de Rui Moreira, explicou que, no plano jurídico, a eventual perda de mandato, caso o seu cliente venha a ser condenado, “não se aplica sequer”.

Isto porque, explica o advogado, a perda de mandato pedida pela acusação só poderia ter ocorrido no primeiro mandato, ou seja, entre 2013 e 2017, altura em que o Ministério Público alega que o autarca cometeu o crime de prevaricação.

“Se for condenado, o que não creio face às provas e testemunhos que não apontam para nenhum benefício da família Moreira, a perda de mandato seria sempre uma sanção autónoma, ou seja, teria de ser declarada noutro juízo”, declarou ao semanário.

O presidente da Câmara do Porto ficou a saber, esta terça-feira, que vai a julgamento pelo crime de prevaricação no âmbito do caso Selminho, no qual é acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município.

“A prova testemunhal e documental constante dos autos não deixa persistir quaisquer dúvidas sobre o preenchimento dos elementos objetivos e subjetivos do crime imputado ao arguido”, referiu a juíza Maria Antónia Ribeiro, do Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

Ainda assim, o autarca independente já disse que a decisão do tribunal não irá pesar sobre se avança com a sua recandidatura à câmara portuense. O Expresso avança que Moreira deverá mesmo anunciá-la no final de maio ou início de junho.

Francisco Ramos, líder do “Porto, o Nosso Movimento”, assegura ao jornal que o autarca tem todas as condições para ir a votos, tendo-se gerado uma onda de incentivos depois de conhecida a decisão judicial.

“O movimento tem recebido cada vez mais pedidos de cidadãos de vários quadrantes políticos para que Rui Moreira não desista“, disse o também ex-líder da concelhia do PSD/Porto, que antecipou uma “campanha negra” por parte do seu antigo partido.

“Os portuenses têm características próprias, não gostam de ver o seu presidente ser atacado e enxovalhado na praça pública, sobretudo por quem apregoou um banho de ética na política”, atirou ainda.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois está claro que não. Ele até poderá vir a ser o primeiro autarca, em Portugal, que durante o dia está na autarquia e à noite regressa ao estabelecimento prisional, no caso de vir a ser condenado.
    Referi em Portugal, porque no Brasil já há situações assim.

RESPONDER

Jogos Olímpicos. A terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …

Governo duplica ajuda a bares e discotecas

O Governo vai duplicar o limite máximo dos apoios, através do programa Apoiar,  a empresários em nome individual de setores que se mantêm encerrados por lei. O Governo decidiu não só prolongar o programa Apoiar para …

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …