/

Advogado de jovem agredido acusa RTP de abuso por entrevista não autorizada

10

RTP

Rúben Cavaco, o jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal

Rúben Cavaco, o jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal

O advogado de Rúben Cavaco, o jovem violentamente agredido por dois filhos do embaixador do Iraque em Portugal, acusa a RTP de ter falado com o seu cliente sem autorização.

Este sábado, no dia em que o jovem completou 16 anos, a RTP transmitiu uma reportagem em que entrevista Rúben Cavaco, a partir da casa dos avós, em Sacavém, onde se encontra a recuperar.

“Deixei claro a quem ia fazer o trabalho que só podiam falar com a mãe. Qualquer conversa com o Rúben estava fora de questão. Garantiram-me, sob compromisso de honra, que assim seria. Mas, aproveitando-se da bondade da mãe e de eu não estar presente, falaram com ele, gravaram a conversa e emitiram-na. Uma autêntica vergonha”, afirmou o advogado Santana Leonardo ao Correio da Manhã.

Segundo o advogado, Rúben não pode falar sobre o processo, “não só porque não está em condições físicas nem psicológicas”, mas também “por o caso se encontrar em segredo de justiça“.

“Quando soube o que se passou, liguei para a RTP e pedi para não passarem as declarações. Fi-lo ontem e hoje. Não quiseram saber. Emitir a reportagem foi um completo abuso e uma grande traição”, concluiu, em declarações dadas este sábado ao CM.

A mãe de Rúben, Vilma Boto, garante que desconhecia o compromisso da RTP com o advogado e que, por isso, permitiu que falassem com o filho.

A RTP esclarece que “o testemunho foi autorizado e acompanhado pela mãe e com a concordância do jovem”, acrescentando que “a RTP protegeu o jovem e não expôs o seu estado físico”. A estação defende que “a relevância do testemunho deve-se ao facto de o jovem ser um elemento importante num processo que adquiriu contornos especiais e que envolve a diplomacia de dois países”.

ZAP

10 Comments

  1. Em Direito, muiitas vezes dizemos que “mais vale um bom acordo do que a demanda”.
    Já no que respeita ao “acordo”, sendo ele proposto pelo advogado da vitima, parece-me prematuro. Quanto a este episódio da RTP, juilgo estarmos a entrar no domínio da exploração. A entrevista, para ser feita teria, necessáriamente, tem de ser alvo duma autorização expressa. Acho pouco provavel o hospital dar acesso sem a dita autorização..

  2. O que verifico, na maior parte dos comentários abaixo, é uma total ignorância, dos factos, relativamente á familia do Ruben. Quase tão repugnante, como o crime que os dois iraquianos cometeram. Será por despeito? Será por inveja? Gostariam de receber a presumivel indminização, por eles? São voçês que irão pagar todas as despesas de recuperação plena do rapaz?. Ou os hospitais trabalham completamente de borla? A saúde não custa dinheiro? A reconstrução facial do Ruben, em quanto ficará? A sua saúde mental, não irá custar Euros?. Se a familia do rapaz não tiver dinheiro suficiente para fazer face ás despesas, irão assaltar um banco? Ou voçês vão organizar um peditório nacional a favor dele?. Seria melhor ficarem calados, do que estar a destilar veneno. Voçês metem nojo.

  3. Que eu saiba a mãe do Ruben é maior de idade e sabe o que faz. Com toda a certeza que os jornalistas não entraram pela casa de e “isto é tudo nosso”. Parece-me que estão a crer utilizar esta entrevista AUTORIZADA pela mãe do Ruben para tentar ganhar mais dinheiro.

  4. Nojo mete a comunicação social, na forma como deu destaque
    a este tipo de borrachões, que para alem de não saber beber,
    não tem idade para tal e ninguem comenta esse facto…

  5. Mas o que é que este Advogado quer? Este Senhor tem passado a maior parte do tempo a pavonear-se perante a Comunicação Social, e a dizer asneiras. Na passada semana até falou na possibilidade da Família do Rapaz fazer um acordo com o Pai dos criminosos… e a Mãe nem sabia de nada…!

    • Olhe que o advogado dos outros dois veio dizer o mesmo quanto à entrevista feita pela TV a eles. Parece que não é só o advogado do Rúben a ficar indignado.

  6. Cá pra mim este advogado anda a comer as papas detrás da orelha desta família. Será que o exclusivo estava guardado e negociado pró lixo da manhã onde ele já esteve a comentar o caso. Esta família que acorde depressa porque está sujeita a não receber nenhum e ainda ficar a dever a este mamão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.