Advogado de jovem agredido acusa RTP de abuso por entrevista não autorizada

RTP

Rúben Cavaco, o jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal

Rúben Cavaco, o jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal

O advogado de Rúben Cavaco, o jovem violentamente agredido por dois filhos do embaixador do Iraque em Portugal, acusa a RTP de ter falado com o seu cliente sem autorização.

Este sábado, no dia em que o jovem completou 16 anos, a RTP transmitiu uma reportagem em que entrevista Rúben Cavaco, a partir da casa dos avós, em Sacavém, onde se encontra a recuperar.

“Deixei claro a quem ia fazer o trabalho que só podiam falar com a mãe. Qualquer conversa com o Rúben estava fora de questão. Garantiram-me, sob compromisso de honra, que assim seria. Mas, aproveitando-se da bondade da mãe e de eu não estar presente, falaram com ele, gravaram a conversa e emitiram-na. Uma autêntica vergonha”, afirmou o advogado Santana Leonardo ao Correio da Manhã.

Segundo o advogado, Rúben não pode falar sobre o processo, “não só porque não está em condições físicas nem psicológicas”, mas também “por o caso se encontrar em segredo de justiça“.

“Quando soube o que se passou, liguei para a RTP e pedi para não passarem as declarações. Fi-lo ontem e hoje. Não quiseram saber. Emitir a reportagem foi um completo abuso e uma grande traição”, concluiu, em declarações dadas este sábado ao CM.

A mãe de Rúben, Vilma Boto, garante que desconhecia o compromisso da RTP com o advogado e que, por isso, permitiu que falassem com o filho.

A RTP esclarece que “o testemunho foi autorizado e acompanhado pela mãe e com a concordância do jovem”, acrescentando que “a RTP protegeu o jovem e não expôs o seu estado físico”. A estação defende que “a relevância do testemunho deve-se ao facto de o jovem ser um elemento importante num processo que adquiriu contornos especiais e que envolve a diplomacia de dois países”.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Em Direito, muiitas vezes dizemos que “mais vale um bom acordo do que a demanda”.
    Já no que respeita ao “acordo”, sendo ele proposto pelo advogado da vitima, parece-me prematuro. Quanto a este episódio da RTP, juilgo estarmos a entrar no domínio da exploração. A entrevista, para ser feita teria, necessáriamente, tem de ser alvo duma autorização expressa. Acho pouco provavel o hospital dar acesso sem a dita autorização..

  2. O que verifico, na maior parte dos comentários abaixo, é uma total ignorância, dos factos, relativamente á familia do Ruben. Quase tão repugnante, como o crime que os dois iraquianos cometeram. Será por despeito? Será por inveja? Gostariam de receber a presumivel indminização, por eles? São voçês que irão pagar todas as despesas de recuperação plena do rapaz?. Ou os hospitais trabalham completamente de borla? A saúde não custa dinheiro? A reconstrução facial do Ruben, em quanto ficará? A sua saúde mental, não irá custar Euros?. Se a familia do rapaz não tiver dinheiro suficiente para fazer face ás despesas, irão assaltar um banco? Ou voçês vão organizar um peditório nacional a favor dele?. Seria melhor ficarem calados, do que estar a destilar veneno. Voçês metem nojo.

  3. Que eu saiba a mãe do Ruben é maior de idade e sabe o que faz. Com toda a certeza que os jornalistas não entraram pela casa de e “isto é tudo nosso”. Parece-me que estão a crer utilizar esta entrevista AUTORIZADA pela mãe do Ruben para tentar ganhar mais dinheiro.

  4. Nojo mete a comunicação social, na forma como deu destaque
    a este tipo de borrachões, que para alem de não saber beber,
    não tem idade para tal e ninguem comenta esse facto…

  5. Mas o que é que este Advogado quer? Este Senhor tem passado a maior parte do tempo a pavonear-se perante a Comunicação Social, e a dizer asneiras. Na passada semana até falou na possibilidade da Família do Rapaz fazer um acordo com o Pai dos criminosos… e a Mãe nem sabia de nada…!

    • Olhe que o advogado dos outros dois veio dizer o mesmo quanto à entrevista feita pela TV a eles. Parece que não é só o advogado do Rúben a ficar indignado.

  6. Cá pra mim este advogado anda a comer as papas detrás da orelha desta família. Será que o exclusivo estava guardado e negociado pró lixo da manhã onde ele já esteve a comentar o caso. Esta família que acorde depressa porque está sujeita a não receber nenhum e ainda ficar a dever a este mamão.

RESPONDER

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …