/

Adiamento do Brexit é “pura especulação”

A pouco mais de um mês da data oficial para o Brexit – 29 de março de 2019 -, o impasse continua a dominar a questão.

A imprensa britânica avançou este domingo que a Comissão Europeia admitia adiar a saída do Reino Unido da União Europeia para 2021 dadas as dificuldades que a primeira-ministra britânica, Theresa May, tem tido para conseguir o apoio parlamentar ao documento acordado entre Bruxelas e Londres com os termos do divórcio.

A resposta da Comissão Europeia a essas notícias demorou menos de 24 horas. “Vi notícias na imprensa, mas trata-se de pura especulação. Já dissemos várias vezes nesta sala de imprensa que uma extensão requer, antes de mais, um pedido do Reino Unido, e, em segundo lugar, exige que a UE a 27 acorde de forma unânime com tal extensão. Nenhuma destas duas aconteceu até ao momento”, sublinhou a porta-voz do executivo comunitário Mina Andreeva, durante uma conferência de imprensa, citada pela Lusa.

O Parlamento britânico vai ser chamado a pronunciar-se novamente sobre o acordo alcançado entre Bruxelas e Londres com vista à saída do Reino Unido do bloco comunitário até ao próximo dia 12 de março. Isto depois de em janeiro, os deputados britânicos terem rejeitado o acordo negociado no final do ano passado.

A porta-voz da Comissão Europeia deixou ainda claro esta segunda-feira que a UE a 27 continua a “trabalhar no pressuposto de que o Brexit acontecerá em 29 de março e de que o mesmo vai acontecer nos termos do Acordo de Saída” acordado entre Londres e os 27 no final do ano passado.

“E penso que o presidente Juncker foi muito claro no parlamento de Estugarda na passada terça-feira, quando disse que é o Reino Unido que decide sozinho quando é que sai, e eles notificaram-nos que saem em 29 de março. E este continua a ser o nosso pressuposto de trabalho”, disse.

O presidente da Comissão Europeia e a primeira-ministra britânica estão a participar na cimeira entre a União Europeia e a Liga Árabe, que está a decorrer no Egito. Os dois responsáveis, de acordo com a Bloomberg que cita fontes comunitárias, concordam que é necessário um entendimento relativamente às alterações ao acordo para o Brexit a tempo da cimeira de líderes da UE, agendada para 21 de março.

Entretanto, o líder de negociadores da UE, Michel Barnier, vai reunir-se com os seus homólogos britânicos esta terça-feira para continuar as negociações.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.