Adiamento do Brexit é “pura especulação”

A pouco mais de um mês da data oficial para o Brexit – 29 de março de 2019 -, o impasse continua a dominar a questão.

A imprensa britânica avançou este domingo que a Comissão Europeia admitia adiar a saída do Reino Unido da União Europeia para 2021 dadas as dificuldades que a primeira-ministra britânica, Theresa May, tem tido para conseguir o apoio parlamentar ao documento acordado entre Bruxelas e Londres com os termos do divórcio.

A resposta da Comissão Europeia a essas notícias demorou menos de 24 horas. “Vi notícias na imprensa, mas trata-se de pura especulação. Já dissemos várias vezes nesta sala de imprensa que uma extensão requer, antes de mais, um pedido do Reino Unido, e, em segundo lugar, exige que a UE a 27 acorde de forma unânime com tal extensão. Nenhuma destas duas aconteceu até ao momento”, sublinhou a porta-voz do executivo comunitário Mina Andreeva, durante uma conferência de imprensa, citada pela Lusa.

O Parlamento britânico vai ser chamado a pronunciar-se novamente sobre o acordo alcançado entre Bruxelas e Londres com vista à saída do Reino Unido do bloco comunitário até ao próximo dia 12 de março. Isto depois de em janeiro, os deputados britânicos terem rejeitado o acordo negociado no final do ano passado.

A porta-voz da Comissão Europeia deixou ainda claro esta segunda-feira que a UE a 27 continua a “trabalhar no pressuposto de que o Brexit acontecerá em 29 de março e de que o mesmo vai acontecer nos termos do Acordo de Saída” acordado entre Londres e os 27 no final do ano passado.

“E penso que o presidente Juncker foi muito claro no parlamento de Estugarda na passada terça-feira, quando disse que é o Reino Unido que decide sozinho quando é que sai, e eles notificaram-nos que saem em 29 de março. E este continua a ser o nosso pressuposto de trabalho”, disse.

O presidente da Comissão Europeia e a primeira-ministra britânica estão a participar na cimeira entre a União Europeia e a Liga Árabe, que está a decorrer no Egito. Os dois responsáveis, de acordo com a Bloomberg que cita fontes comunitárias, concordam que é necessário um entendimento relativamente às alterações ao acordo para o Brexit a tempo da cimeira de líderes da UE, agendada para 21 de março.

Entretanto, o líder de negociadores da UE, Michel Barnier, vai reunir-se com os seus homólogos britânicos esta terça-feira para continuar as negociações.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …