“Acusação histórica”. Operação Lex deve colocar Vieira e dois juízes no banco dos réus

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

A acusação do processo conhecido por Operação Lex vai ser conhecida nos próximos dias e parece quase certo que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e os juízes desembargadores Rui Rangel e Vaz das Neves vão ser acusados num caso de suspeitas de corrupção e troca de favores.

O Diário de Notícias (DN) revela as conclusões da investigação final da Operação Lex e constata que esta é “inequívoca na incriminação do presidente do Benfica e de dois juízes desembargadores, Rui Rangel e Vaz das Neves”.

Estes três arguidos deverão, assim, vir a ser julgados no caso, tal como a magistrada Fátima Galante, ex-mulher de Rangel, e José Veiga, antigo empresário de futebolistas.

De acordo com os dados recolhidos pelo DN, há indícios “suficientemente fortes” para acusar estes arguidos, bem como outras figuras menos conhecidas como o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues.

O processo tem, no total, 18 arguidos, entre os quais advogados e oficiais de justiça. Em causa estão suspeitas de troca de favores e de corrupção.

A confirmar-se que Vieira, Rangel e Vaz das Neves serão julgados, será uma “acusação histórica, por envolver magistrados de topo e dirigentes desportivos”, atesta o DN.

A responsável pelo processo é Maria José Morgado, a “dama de ferro” da Justiça portuguesa que se destacou no combate à criminalidade económico-financeira e que esteve na base das acusações do famoso Apito Dourado que envolveu Pinto da Costa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que a malta quer é transparência, clareza nos factos e justiça. Ninguém gosta de ver os seus clubes, centenários alguns, a ser usados para proveito próprio de alguns, e ainda pior a usar táticas burlescas para tentar ganhar campeonatos e assim poder manter alguns no poder a troco de favores.
    O achincalanço, desprestígio e desrespeito que tais dirigentes e promotores do futebol trazem ao clube e aos seus adeptos é uma mancha que demora muito tempo a apagar das memórias dos adeptos de desporto em todo o mundo. O dano imaterial que tais práticas acarretam para a insígnia que os jogadores vestem é grande, pelo que interessa resolver estás questões com imparcialidade para que no futuro outros que lhes sigam sejam desencorajados a fazer o mesmo.

  2. “PORTUGAL CHAMA MÁQUINAS NO CAMPO…” lê-se nos tablóides da estrada do IC19..
    Em vez disso porque não escrever nesses painéis “Portugal chama piratas aos srs do futebol’

RESPONDER

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …