“Acusação histórica”. Operação Lex deve colocar Vieira e dois juízes no banco dos réus

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

A acusação do processo conhecido por Operação Lex vai ser conhecida nos próximos dias e parece quase certo que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e os juízes desembargadores Rui Rangel e Vaz das Neves vão ser acusados num caso de suspeitas de corrupção e troca de favores.

O Diário de Notícias (DN) revela as conclusões da investigação final da Operação Lex e constata que esta é “inequívoca na incriminação do presidente do Benfica e de dois juízes desembargadores, Rui Rangel e Vaz das Neves”.

Estes três arguidos deverão, assim, vir a ser julgados no caso, tal como a magistrada Fátima Galante, ex-mulher de Rangel, e José Veiga, antigo empresário de futebolistas.

De acordo com os dados recolhidos pelo DN, há indícios “suficientemente fortes” para acusar estes arguidos, bem como outras figuras menos conhecidas como o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues.

O processo tem, no total, 18 arguidos, entre os quais advogados e oficiais de justiça. Em causa estão suspeitas de troca de favores e de corrupção.

A confirmar-se que Vieira, Rangel e Vaz das Neves serão julgados, será uma “acusação histórica, por envolver magistrados de topo e dirigentes desportivos”, atesta o DN.

A responsável pelo processo é Maria José Morgado, a “dama de ferro” da Justiça portuguesa que se destacou no combate à criminalidade económico-financeira e que esteve na base das acusações do famoso Apito Dourado que envolveu Pinto da Costa.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que a malta quer é transparência, clareza nos factos e justiça. Ninguém gosta de ver os seus clubes, centenários alguns, a ser usados para proveito próprio de alguns, e ainda pior a usar táticas burlescas para tentar ganhar campeonatos e assim poder manter alguns no poder a troco de favores.
    O achincalanço, desprestígio e desrespeito que tais dirigentes e promotores do futebol trazem ao clube e aos seus adeptos é uma mancha que demora muito tempo a apagar das memórias dos adeptos de desporto em todo o mundo. O dano imaterial que tais práticas acarretam para a insígnia que os jogadores vestem é grande, pelo que interessa resolver estás questões com imparcialidade para que no futuro outros que lhes sigam sejam desencorajados a fazer o mesmo.

  2. “PORTUGAL CHAMA MÁQUINAS NO CAMPO…” lê-se nos tablóides da estrada do IC19..
    Em vez disso porque não escrever nesses painéis “Portugal chama piratas aos srs do futebol’

RESPONDER

Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias. Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares …

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …