“Acusação histórica”. Operação Lex deve colocar Vieira e dois juízes no banco dos réus

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

A acusação do processo conhecido por Operação Lex vai ser conhecida nos próximos dias e parece quase certo que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e os juízes desembargadores Rui Rangel e Vaz das Neves vão ser acusados num caso de suspeitas de corrupção e troca de favores.

O Diário de Notícias (DN) revela as conclusões da investigação final da Operação Lex e constata que esta é “inequívoca na incriminação do presidente do Benfica e de dois juízes desembargadores, Rui Rangel e Vaz das Neves”.

Estes três arguidos deverão, assim, vir a ser julgados no caso, tal como a magistrada Fátima Galante, ex-mulher de Rangel, e José Veiga, antigo empresário de futebolistas.



De acordo com os dados recolhidos pelo DN, há indícios “suficientemente fortes” para acusar estes arguidos, bem como outras figuras menos conhecidas como o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues.

O processo tem, no total, 18 arguidos, entre os quais advogados e oficiais de justiça. Em causa estão suspeitas de troca de favores e de corrupção.

A confirmar-se que Vieira, Rangel e Vaz das Neves serão julgados, será uma “acusação histórica, por envolver magistrados de topo e dirigentes desportivos”, atesta o DN.

A responsável pelo processo é Maria José Morgado, a “dama de ferro” da Justiça portuguesa que se destacou no combate à criminalidade económico-financeira e que esteve na base das acusações do famoso Apito Dourado que envolveu Pinto da Costa.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que a malta quer é transparência, clareza nos factos e justiça. Ninguém gosta de ver os seus clubes, centenários alguns, a ser usados para proveito próprio de alguns, e ainda pior a usar táticas burlescas para tentar ganhar campeonatos e assim poder manter alguns no poder a troco de favores.
    O achincalanço, desprestígio e desrespeito que tais dirigentes e promotores do futebol trazem ao clube e aos seus adeptos é uma mancha que demora muito tempo a apagar das memórias dos adeptos de desporto em todo o mundo. O dano imaterial que tais práticas acarretam para a insígnia que os jogadores vestem é grande, pelo que interessa resolver estás questões com imparcialidade para que no futuro outros que lhes sigam sejam desencorajados a fazer o mesmo.

  2. “PORTUGAL CHAMA MÁQUINAS NO CAMPO…” lê-se nos tablóides da estrada do IC19..
    Em vez disso porque não escrever nesses painéis “Portugal chama piratas aos srs do futebol’

RESPONDER

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …