Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros “disponíveis imediatamente”

Stephanie Lecocq / EPA

O presidente do Eurogrupo, Mario Centeno

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19.

O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a crise do novo coronavírus. “A reunião terminou com os ministros a aplaudir”, anunciou o porta-voz de Mário Centeno no Twitter.

Na mesma rede social, o ministro francês, Bruno Le Maire, adiantou que foi atingido, na reunião desta quinta-feira, “um excelente acordo” que garante “500 mil milhões de euros disponíveis imediatamente” e que prevê “um fundo de relançamento” no futuro. Paolo Gentiloini, comissário europeu da Economia, também anunciou um acordo em torno de “um pacote de dimensões sem precedentes”.

Mário Centeno começou a conferência de imprensa desta noite afirmando que os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a um acordo que tem contornos que seriam “impensáveis” há poucas semanas.

Em relação às medidas para o emprego, detalha o Observador, o presidente do Eurogrupo confirmou a criação da plataforma SURE que vai “complementar as redes de segurança” existentes em cada país. Segundo Centeno, serão 100 mil milhões para fortalecer as medidas que já existem.

O governante confirmou também um “escudo pan-europeu” proporcionado pelo Banco Europeu de Investimento que vai garantir 200 mil milhões de euros para empresas europeias, sobretudo pequenas e médias empresas (PMEs).

Através do Mecanismo Europeu de Estabilidade, será assegurada a “rede de segurança para os estados-membros”, que equivale a 2% do PIB de cada país, o que no total representa 240 mil milhões.

O país que precisar de recorrer “ficará sujeito aos mecanismos de vigilância” da União Europeia e “o único compromisso é que estes fundos têm de ser diretamente usados para cuidados de saúde e cuidados relacionados com a pandemia”, adiantou Mário Centeno.

Dando a garantia de que as diferenças foram superadas, Mário Centeno concluiu com uma garantia: “Vamos esforçar-nos para que estas medidas estejam operacionais nas próximas duas semanas”.

Esta tarde, o presidente do Eurogrupo publicou uma mensagem vídeo no Twitter, na qual advertiu que, neste encontro, “há muito em jogo”. “Exorto todos os ministros das Finanças a chegarem a acordo sobre um plano ousado e ambicioso para proteger as nossas economias em resposta a esta ameaça comum”, disse.

Centeno sublinhou ainda que o objetivo passa pela adoção de um pacote sem precedentes que constituísse uma “rede de segurança” para proteger os trabalhadores, as empresas e as finanças das nações.

A decisão desta quinta-feira foi tomada depois de vários adiamentos, o último deles na quarta-feira, dia em que a reunião foi suspensa ao início da manhã, depois de 16 horas de discussão. A reunião foi retomada hoje, às 20h30 de Lisboa.

Agora, segue-se uma reunião do Conselho Europeu, que poderá acontecer já no início da próxima semana. Passada a fase mais técnica do acordo, os líderes políticos – onde se inclui o primeiro-ministro António Costa – irão discutir, nos próximos dias, a ratificação oficial.

Liliana Malainho LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …