Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros “disponíveis imediatamente”

Stephanie Lecocq / EPA

O presidente do Eurogrupo, Mario Centeno

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19.

O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a crise do novo coronavírus. “A reunião terminou com os ministros a aplaudir”, anunciou o porta-voz de Mário Centeno no Twitter.

Na mesma rede social, o ministro francês, Bruno Le Maire, adiantou que foi atingido, na reunião desta quinta-feira, “um excelente acordo” que garante “500 mil milhões de euros disponíveis imediatamente” e que prevê “um fundo de relançamento” no futuro. Paolo Gentiloini, comissário europeu da Economia, também anunciou um acordo em torno de “um pacote de dimensões sem precedentes”.

Mário Centeno começou a conferência de imprensa desta noite afirmando que os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a um acordo que tem contornos que seriam “impensáveis” há poucas semanas.

Em relação às medidas para o emprego, detalha o Observador, o presidente do Eurogrupo confirmou a criação da plataforma SURE que vai “complementar as redes de segurança” existentes em cada país. Segundo Centeno, serão 100 mil milhões para fortalecer as medidas que já existem.

O governante confirmou também um “escudo pan-europeu” proporcionado pelo Banco Europeu de Investimento que vai garantir 200 mil milhões de euros para empresas europeias, sobretudo pequenas e médias empresas (PMEs).

Através do Mecanismo Europeu de Estabilidade, será assegurada a “rede de segurança para os estados-membros”, que equivale a 2% do PIB de cada país, o que no total representa 240 mil milhões.

O país que precisar de recorrer “ficará sujeito aos mecanismos de vigilância” da União Europeia e “o único compromisso é que estes fundos têm de ser diretamente usados para cuidados de saúde e cuidados relacionados com a pandemia”, adiantou Mário Centeno.

Dando a garantia de que as diferenças foram superadas, Mário Centeno concluiu com uma garantia: “Vamos esforçar-nos para que estas medidas estejam operacionais nas próximas duas semanas”.

Esta tarde, o presidente do Eurogrupo publicou uma mensagem vídeo no Twitter, na qual advertiu que, neste encontro, “há muito em jogo”. “Exorto todos os ministros das Finanças a chegarem a acordo sobre um plano ousado e ambicioso para proteger as nossas economias em resposta a esta ameaça comum”, disse.

Centeno sublinhou ainda que o objetivo passa pela adoção de um pacote sem precedentes que constituísse uma “rede de segurança” para proteger os trabalhadores, as empresas e as finanças das nações.

A decisão desta quinta-feira foi tomada depois de vários adiamentos, o último deles na quarta-feira, dia em que a reunião foi suspensa ao início da manhã, depois de 16 horas de discussão. A reunião foi retomada hoje, às 20h30 de Lisboa.

Agora, segue-se uma reunião do Conselho Europeu, que poderá acontecer já no início da próxima semana. Passada a fase mais técnica do acordo, os líderes políticos – onde se inclui o primeiro-ministro António Costa – irão discutir, nos próximos dias, a ratificação oficial.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …