Acordado cessar-fogo definitivo entre Ucrânia e Rússia

Poland MFA / Flickr

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, comunicou esta quarta-feira, por telefone, à chanceler alemã, Angela Merkel, que acordou com o líder russo, Vladimir Putin, um cessar-fogo “bilateral e definitivo” no Leste da Ucrânia.

Na habitual conferência de imprensa após o conselho de ministros, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, comunicou que Petro Poroshenko transmitiu a Angela Merkel os detalhes da reunião que teve com Putin, na terça-feira, em Minsk, capital da Bielorrússia.

O porta-voz disse que o contacto direto entre Petro Poroshenko e Vladimir Putin é um “bom sinal“, já que poderá abrir caminho à solução da crise que se arrasta no Leste da Ucrânia há meses.

A Alemanha voltou a exigir à Rússia que proteja a fronteira com a Ucrânia, para evitar o acesso de mercenários e o contrabando de armas para os separatistas pró-Rússia das regiões de Donetsk e Lugansk.

Em comunicado, o chefe da diplomacia alemã, Frank-Walter Steinmeier, saudou igualmente a reunião entre Poroshenko e Putin, convicto de que apenas através de um “diálogo direto e respeituoso” se poderá pôr fim à escalada do conflito na região.

Na opinião do ministro, a chave para uma solução política passa por um cessar-fogo de ambas as partes e um controlo efetivo da fronteira comum.

Steinmeier defende ainda que as conversações devem continuar até resultarem em passos concretos e num plano que possa ser posto em prática rapidamente.

Petro Poroshenko e Vladimir Putin estiveram reunidos a sós na cimeira de Minsk.

O presidente ucraniano garantiu que todos os líderes, incluindo Putin, apoiaram as suas propostas de paz para acabar com os combates no Leste da Ucrânia.

Por seu lado, Putin manifestou-se disposto a “fazer tudo” para garantir a paz na região, admitindo que militares russos poderão ter cruzado a fronteira com a Ucrânia durante uma ação de patrulhamento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Paquistão. Protestos violentos levam governo a ordenar bloqueio das redes sociais

O Governo do Paquistão ordenou o bloqueio temporário das redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas esta sexta-feira, após vários dias de protestos violentos contra a França, avançou a agência AFP. Numa notificação enviada à Autoridade …

Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo

A judoca Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por 'ippon'. Telma alcançou o seu sexto título …

PS já não está a uma só voz. José Sócrates, o ativo tóxico, fez mossa e dividiu o partido

Fernando Medina diz que não falou com António Costa, Vieira da Silva não esconde o desgosto e o PS já não está a uma só voz. O juiz Ivo Rosa arrasou o Ministério Público (MP) na …

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …