Acordado cessar-fogo definitivo entre Ucrânia e Rússia

Poland MFA / Flickr

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, comunicou esta quarta-feira, por telefone, à chanceler alemã, Angela Merkel, que acordou com o líder russo, Vladimir Putin, um cessar-fogo “bilateral e definitivo” no Leste da Ucrânia.

Na habitual conferência de imprensa após o conselho de ministros, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, comunicou que Petro Poroshenko transmitiu a Angela Merkel os detalhes da reunião que teve com Putin, na terça-feira, em Minsk, capital da Bielorrússia.

O porta-voz disse que o contacto direto entre Petro Poroshenko e Vladimir Putin é um “bom sinal“, já que poderá abrir caminho à solução da crise que se arrasta no Leste da Ucrânia há meses.

A Alemanha voltou a exigir à Rússia que proteja a fronteira com a Ucrânia, para evitar o acesso de mercenários e o contrabando de armas para os separatistas pró-Rússia das regiões de Donetsk e Lugansk.

Em comunicado, o chefe da diplomacia alemã, Frank-Walter Steinmeier, saudou igualmente a reunião entre Poroshenko e Putin, convicto de que apenas através de um “diálogo direto e respeituoso” se poderá pôr fim à escalada do conflito na região.

Na opinião do ministro, a chave para uma solução política passa por um cessar-fogo de ambas as partes e um controlo efetivo da fronteira comum.

Steinmeier defende ainda que as conversações devem continuar até resultarem em passos concretos e num plano que possa ser posto em prática rapidamente.

Petro Poroshenko e Vladimir Putin estiveram reunidos a sós na cimeira de Minsk.

O presidente ucraniano garantiu que todos os líderes, incluindo Putin, apoiaram as suas propostas de paz para acabar com os combates no Leste da Ucrânia.

Por seu lado, Putin manifestou-se disposto a “fazer tudo” para garantir a paz na região, admitindo que militares russos poderão ter cruzado a fronteira com a Ucrânia durante uma ação de patrulhamento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Raios cósmicos galácticos afetam a atmosfera de Titã

Raios cósmicos oriundos do exterior do Sistema Solar afetam as reações químicas que ocorrem na superfície de Titã, a maior lua de Saturno. Recorrendo a dados do telescópio ALMA (Atacama Large Millimeter Array), uma equipa de …

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …