Ações do BES e do Espírito Santo Financial Group caem acima dos 2% e 4%

(dr) BES.pt

Ricardo Salgado, presidente do BES

Ricardo Salgado, presidente do BES

As ações do Banco Espírito Santo (BES) e do Espírito Santo Financial Group (ESFG) são os títulos que mais desvalorizaram esta segunda-feira na bolsa portuguesa, acima dos 2% e dos 4%, respectivamente.

Cerca das 10h40, os títulos do BES caíam 2,28% para 0,86 euros, com 14 milhões de ações transacionadas, enquanto as ações do ESFG recuavam 4,89% para 2,47 euros, depois de já terem registado quedas de 6,82% na sessão de hoje.

As ações inverteram a tendência verificada no início da sessão. Às 09h, as ações do BES eram as que mais subiam, com valorizações de 1,82%, para 0,895 euros, recuperando da queda de sexta-feira na sequência da proposta de saída do presidente do banco, Ricardo Salgado, e a proposta de substituição pelo atual administrador financeiro do BES, Amílcar Morais Pires.

Estas instituições financeiras têm vivido um período conturbado, que culminou com o agendamento, na sexta-feira, de uma assembleia-geral extraordinária do Banco Espírito Santo para 31 de julho.

Os acionistas serão confrontados com as propostas do principal acionista do banco, o ESFG, com 25,1% do capital, entre as quais se destaca a saída do líder histórico Ricardo Salgado da presidência executiva do banco.

O banqueiro deverá ser substituído na liderança da instituição por Amílcar Morais Pires, atual administrador financeiro, mas não vai dizer adeus à instituição.

Isto, porque caso os acionistas assim o aprovem na reunião magna, vai presidir a um novo órgão do banco, o Conselho Estratégico, que contará também com José Maria Ricciardi, entre outros.

A holding para a área financeira do Grupo Espírito Santo (GES) propõe também aos acionistas a eleição para o Conselho Estratégico de Patrick Monteiro de Barros, “ao qual poderão acrescer outros membros que venham a ser propostos por acionistas de referência”, segundo o comunicado disponibilizado no supervisor do mercado.

Mais, a ESFG propõe a designação de Isabel Bernardino e Ana Rita Barosa para desempenharem cargos de administradoras executivas.

Finalmente, o deputado do Partido Social Democrata (PSD) Paulo Mota Pinto é proposto para a liderança do Conselho de Administração do BES pelo maior acionista do banco, substituindo Alberto de Oliveira Pinto no cargo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …