Ações do BES e do Espírito Santo Financial Group caem acima dos 2% e 4%

(dr) BES.pt

Ricardo Salgado, presidente do BES

Ricardo Salgado, presidente do BES

As ações do Banco Espírito Santo (BES) e do Espírito Santo Financial Group (ESFG) são os títulos que mais desvalorizaram esta segunda-feira na bolsa portuguesa, acima dos 2% e dos 4%, respectivamente.

Cerca das 10h40, os títulos do BES caíam 2,28% para 0,86 euros, com 14 milhões de ações transacionadas, enquanto as ações do ESFG recuavam 4,89% para 2,47 euros, depois de já terem registado quedas de 6,82% na sessão de hoje.

As ações inverteram a tendência verificada no início da sessão. Às 09h, as ações do BES eram as que mais subiam, com valorizações de 1,82%, para 0,895 euros, recuperando da queda de sexta-feira na sequência da proposta de saída do presidente do banco, Ricardo Salgado, e a proposta de substituição pelo atual administrador financeiro do BES, Amílcar Morais Pires.

Estas instituições financeiras têm vivido um período conturbado, que culminou com o agendamento, na sexta-feira, de uma assembleia-geral extraordinária do Banco Espírito Santo para 31 de julho.

Os acionistas serão confrontados com as propostas do principal acionista do banco, o ESFG, com 25,1% do capital, entre as quais se destaca a saída do líder histórico Ricardo Salgado da presidência executiva do banco.

O banqueiro deverá ser substituído na liderança da instituição por Amílcar Morais Pires, atual administrador financeiro, mas não vai dizer adeus à instituição.

Isto, porque caso os acionistas assim o aprovem na reunião magna, vai presidir a um novo órgão do banco, o Conselho Estratégico, que contará também com José Maria Ricciardi, entre outros.

A holding para a área financeira do Grupo Espírito Santo (GES) propõe também aos acionistas a eleição para o Conselho Estratégico de Patrick Monteiro de Barros, “ao qual poderão acrescer outros membros que venham a ser propostos por acionistas de referência”, segundo o comunicado disponibilizado no supervisor do mercado.

Mais, a ESFG propõe a designação de Isabel Bernardino e Ana Rita Barosa para desempenharem cargos de administradoras executivas.

Finalmente, o deputado do Partido Social Democrata (PSD) Paulo Mota Pinto é proposto para a liderança do Conselho de Administração do BES pelo maior acionista do banco, substituindo Alberto de Oliveira Pinto no cargo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …