Acidente nuclear matou 200 pessoas e coloca Coreia do Norte sob risco de radiação

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Um túnel do complexo de testes nucleares da Coreia do Norte colapsou, matando 100 pessoas. Outras 100 pessoas, enviadas na tentativa de salvamento das primeiras vítimas, morreram também. O acidente aconteceu no início deste mês, havendo risco de exposição a radiação causada pelo acidente.

O colapso de um túnel do complexo de testes nucleares de Punggye-ri, na Coreia do Norte, matou cerca de 200 pessoas. O acidente aconteceu no início deste mês, mas só esta terça-feira foi noticiado pela agência estatal sul-coreana Yonhap e pela cadeia de televisão japonesa TV Asahi, que citam fontes norte-coreanas.

Segundo o The Telegraph, 100 pessoas terão ficado inicialmente soterradas no colapso do túnel, após o que, durante as tentativas de salvamento, o túnel terá colapsado de novo, matando outras 100 pessoas envolvidas na missão de socorro.

Segundo a imprensa sul-coreana, o acidente pode ter provocado fuga de radiação.

A televisão japonesa adianta que os colapsos poderão ter sido provocados pelos testes nucleares que a Coreia do Norte realizou no início de setembro, que terão potencialmente enfraquecido os terrenos à volta do complexo nuclear de Punggye-ri.

Um estudo publicado em setembro pelo 38 North / US-Korea Institute, da Universidade Johns Hopkins, sugeria que o 6º ensaio norte-coreano tinha causado “danos substanciais no túnel”, e imagens de satélite captadas após os testes de 3 de setembro mostravam sinais de danos significativos à superfície do local, incluindo desabamentos de terras.

(dr) 38north.org

Complexo de testes nucleares subterrâneos de de Punggye-ri, na Coreia do Norte

A Coreia do Norte anunciou ter testado com sucesso, a 3 de setembro, uma nova e mais poderosa bomba de hidrogénio, desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental. Este engenho é muito mais poderoso do que a bomba atómica.

As autoridades sul-coreanas adiantaram então que o teste ocorreu em Kilju County, próximo de Punggye-ri, localizado no Norte do país, local onde habitualmente Pyongyang leva a cabo os seus testes nucleares.

O anúncio do “sucesso absoluto” do teste de uma bomba de hidrogénio, conhecida como ‘bomba H’, foi feito pela pivô da televisão estatal norte-coreana KCTV, horas depois de Seul e Tóquio terem detectado uma invulgar actividade sísmica na Coreia do Norte.

A agência meteorológica da Coreia do Sul registou na altura um sismo de magnitude 3.0 na Coreia do Norte, mas avaliou o evento como um fenómeno natural, ao contrário de especialistas chineses, que se referiram a uma “explosão”.

Um funcionário da agência meteorológica sul-coreana, que não se quis identificar, explicou então que foi detetado um sismo na área em redor de Kilju,  província no noroeste da Coreia do Norte onde se situa o local de testes nucleares Punggyeri, garantindo que o abalo não foi provocado por uma explosão artificial.

Mas segundo a Sky News, as autoridades chinesas suspeitam que o sismo de 3,4 de magnitude possa ter sido uma explosão causada por um novo teste nuclear.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Com algum azar, ainda fazem o super-vulcão em Paektu entrar em actividade, causando tamanha hecatombe ecológica na região, que põem fim a si mesmos, enquanto ameaça para o mundo.

      • Caro ZAP, o que matou as 200 pessoas foram as toneladas de terra que lhes caíram em cima.
        Penso que foi o ZAP quye escreveu isto: “O colapso de um túnel do complexo de testes nucleares de Punggye-ri, na Coreia do Norte, matou cerca de 200 pessoas.”

        Então decida-se: foi o colapso do túnel ou a libertação de radiação nuclear?

  2. “Segundo o The Telegraph, 100 pessoas terão ficado inicialmente soterradas no colapso do túnel, após o que, durante as tentativas de salvamento, o túnel terá colapsado de novo, matando outras 100 pessoas envolvidas na missão de socorro.”

    Foi o colapso do túnel que matou as 200 pessoas. Esse colapso pode originar a libertação de radiação nuclear que poderá matar mais gente mas não as que já estavam mortas em virtude do colapso do túnel, certo?

RESPONDER

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …