Acidente do avião russo poderá ter sido causado por uma bomba

Sergey Korovkin 84 / Wikimedia

Airbus A321-231 da MetroJet / Kogalimavia

Airbus A321-231 da MetroJet / Kogalimavia

Um responsável norte-americano considerou “altamente provável” que a explosão de uma bomba tenha sido a causa para a queda do avião russo no Egito.

O agente, que não quis ser identificado, afirmou que o Airbus A321 da Metrojet, que caiu no último sábado, foi provavelmente vítima de um ataque terrorista protagonizado pelo Estado Islâmico.

O acidente pode ter acontecido devido a “um explosivo numa mala ou em qualquer outro lugar do avião”, disse a fonte, em entrevista à CNN, citada pela Sputnik.

Segundo o responsável norte-americano, esta avaliação tem como base uma série de dados recolhidos na região antes da queda do voo da companhia russa.

“Existem outras atividades na Península do Sinai que já nos tinham chamado a atenção”, afirmou, destacando que, no entanto, ainda não há conclusões formais sobre o acidente.

Outro funcionário do governo norte-americano também confirmou as suspeitas de que o acidente se trate, na verdade, de um ataque terrorista, devido ao conteúdo de algumas mensagens trocadas por militantes do Estado Islâmico.

Estas declarações surgem no seguimento do governo britânico ter anunciado ontem a suspensão de todos os voos da estância turística egípcia com destino ao Reino Unido, alegando preocupações com o verdadeiro motivo da queda.

Também durante o dia de ontem, a fação egípcia do Estado Islâmico voltou a reivindicar a a responsabilidade pela queda do Airbus A321, não querendo, para já, dar pormenores do ataque.

Numa mensagem áudio divulgada em sites extremistas, o grupo jihadista afirmou que divulgará pormenores do ataque quando entender e desafiou aqueles que duvidam do ataque a demonstrar o que aconteceu.

“Não temos qualquer obrigação de explicar como caiu. Levem os destroços e procurem, levem as caixas negras e analisem-nas e, depois, digam-nos o resultado da vossa investigação”, afirmou uma voz masculina na gravação.

Por outro lado, tanto as autoridades russas como as egípcias continuam a afirmar que a versões que defendem que o avião foi vítima de um ataque terrorista são “infundadas” porque a investigação ainda “não encontrou sinais” que as confirmem, pode ler-se na notícia da RT.

O avião, que fazia a ligação entre a estância turística egípcia de Sharm el-Sheikh e a cidade russa de São Petersburgo, despenhou-se no sábado, matando todas as 224 pessoas a bordo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …