Ácaro vence chita como animal mais veloz à face da Terra

Hein waschefort / Wikimedia

-

Afinal, a chita não é tão rápida como se pensava. De acordo com a descoberta de investigadores da Califórnia, um pequeno ácaro é o animal terrestre mais rápido à face da Terra.

Ao medir a velocidade de corrida relativamente ao comprimento do corpo, investigadores afirmam que o animal mais veloz não é a chita, nem o sengi, mas sim um ácaro do tamanho de uma semente de sésamo, que consegue correr 20 vezes mais rápido, noticia o Christian Science Monitor.

Identificado pela primeira vez em 1916, o Paratarsotomus macropalpis, uma espécie de ácaro, consegue percorrer, em apenas um segundo, a distância de 322 vezes o comprimento do seu corpo.

«A questão em estudo era se existia um limite para a velocidade relativa», disse Jonathan Wright, professor de Biologia no Pomona College e autor da investigação, explicando que «quando os valores para os ácaros são comparados com os dados de outros animais, surge a indicação de que se há um limite superior, não foi ainda descoberto».

A investigação consistiu na observação de ácaros, tanto em laboratório como no seu ambiente natural, através de câmaras adaptadas à velocidade.

«É muito emocionante verificar algo que é mais rápido que tudo o resto, e apenas imaginar, como humano, andar assim tão rápido em comparação com o comprimento do corpo é realmente incrível», afirma Samuel Rubin, do Pitzer College, em Claremont, Califórnia.

«Mas, para além disso, observando a fundo a forma como os ácaros alcançam esta velocidade, pode ser de extrema utilidade a inspirar designs revolucionários de coisas como robots ou dispositivos biomiméticos», conclui Rubin.

CG/ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …