Academia adia Óscar para premiar “melhor filme popular”

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidiu atrasar a implementação da nova categoria para o melhor filme popular do ano.

Afinal, o Óscar de Melhor Filme Popular não vai ser apresentado em 2019. O prémio tinha sido introduzido a 8 de agosto, para aumentar a diversidade de filmes galardoados, mas tal decisão resultou numa onda de críticas por parte de membros da organização, jornalistas e, até, fãs.

Pode ler-se no comunicado oficial da Academia: “Enquanto se mantém empenhada em celebrar o vasto espectro de filmes, a Academia anunciou hoje que não vai apresentar a nova categoria dos Oscars nos próximos 91.º prémios“.

A Assembleia de Governadores da Academia continua a discutir o assunto, e vai examinar e procurar informações adicionais sobre a categoria. No entanto, foi ainda comunicado que “a Academia reconheceu que implementar qualquer novo prémio nove meses depois do começo do ano cria desafios aos filmes que já foram lançados“.

“Tem havido uma ampla variedade de reações à introdução de um novo prémio“, assumiu o diretor executivo da Academia, Dawn Hudson, “e nós reconhecemos a necessidade de nova discussão com os nossos membros“.

Prova disso é a controvérsia surgida depois de a Academia ter clamado que os melhores filmes populares também poderiam vencer o Óscar mais apetecido – o de melhor filme.

Inúmeros jornalistas de cinema criticaram, então, a organização por ter tomado esta decisão no mesmo ano em que Black Panther, um filme tido como comercial e portanto popular, atira também as suas balas à categoria mais prestigiada.

As outras mudanças para os Oscars 2019, relativas ao encurtamento da duração da transmissão televisiva da cerimónia e à apresentação de seis a oito das 24 categorias durante os intervalos, vão ser mantidas.

A 91.ª cerimónia dos Oscars ocorre a 24 de fevereiro, no entanto, a edição de 2020 será antecipada para o dia 9 de fevereiro.

O Conselho de Governadores justifica as alterações com a necessidade de corresponder às sugestões apresentadas pelos membros, no sentido de “manter a relevância dos Óscares e da academia num mundo em mudança”.

A cerimónia deste ano, que distinguiu com o Óscar de melhor filme “A forma da água”, de Guillermo del Toro, foi a menos vista de sempre.

PARTILHAR

RESPONDER

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …

UEFA decide: Ligas europeias têm até 3 de agosto para terminarem

As principais ligas europeias de futebol têm até ao dia 3 de agosto para encerrar a atual época, tendo a UEFA deixado nas mãos de cada federação a decisão de retomar ou dar por terminados …