Academia adia Óscar para premiar “melhor filme popular”

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidiu atrasar a implementação da nova categoria para o melhor filme popular do ano.

Afinal, o Óscar de Melhor Filme Popular não vai ser apresentado em 2019. O prémio tinha sido introduzido a 8 de agosto, para aumentar a diversidade de filmes galardoados, mas tal decisão resultou numa onda de críticas por parte de membros da organização, jornalistas e, até, fãs.

Pode ler-se no comunicado oficial da Academia: “Enquanto se mantém empenhada em celebrar o vasto espectro de filmes, a Academia anunciou hoje que não vai apresentar a nova categoria dos Oscars nos próximos 91.º prémios“.

A Assembleia de Governadores da Academia continua a discutir o assunto, e vai examinar e procurar informações adicionais sobre a categoria. No entanto, foi ainda comunicado que “a Academia reconheceu que implementar qualquer novo prémio nove meses depois do começo do ano cria desafios aos filmes que já foram lançados“.

“Tem havido uma ampla variedade de reações à introdução de um novo prémio“, assumiu o diretor executivo da Academia, Dawn Hudson, “e nós reconhecemos a necessidade de nova discussão com os nossos membros“.

Prova disso é a controvérsia surgida depois de a Academia ter clamado que os melhores filmes populares também poderiam vencer o Óscar mais apetecido – o de melhor filme.

Inúmeros jornalistas de cinema criticaram, então, a organização por ter tomado esta decisão no mesmo ano em que Black Panther, um filme tido como comercial e portanto popular, atira também as suas balas à categoria mais prestigiada.

As outras mudanças para os Oscars 2019, relativas ao encurtamento da duração da transmissão televisiva da cerimónia e à apresentação de seis a oito das 24 categorias durante os intervalos, vão ser mantidas.

A 91.ª cerimónia dos Oscars ocorre a 24 de fevereiro, no entanto, a edição de 2020 será antecipada para o dia 9 de fevereiro.

O Conselho de Governadores justifica as alterações com a necessidade de corresponder às sugestões apresentadas pelos membros, no sentido de “manter a relevância dos Óscares e da academia num mundo em mudança”.

A cerimónia deste ano, que distinguiu com o Óscar de melhor filme “A forma da água”, de Guillermo del Toro, foi a menos vista de sempre.

PARTILHAR

RESPONDER

Sismo de magnitude 5 atinge a cidade de Atenas

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Tribunal de Contas deteta falta de controlo na gestão de donativos de Pedrógão Grande

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …

Depois do veto de Marcelo, PSD chumba lei do lóbi

O grupo parlamentar do PSD vai votar conta as propostas de alteração do CDS e PS à lei do lóbi, fazendo cair o diploma. A 7 de junho, data da aprovação da lei do lóbi no …

Bloco defende fim das propinas na próxima legislatura

O Bloco de Esquerda vai propor o fim das propinas durante a próxima legislatura, anunciou esta quinta-feira, em Coimbra, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, que defendeu também o financiamento plurianual para as universidades. “O …