Academia adia Óscar para premiar “melhor filme popular”

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidiu atrasar a implementação da nova categoria para o melhor filme popular do ano.

Afinal, o Óscar de Melhor Filme Popular não vai ser apresentado em 2019. O prémio tinha sido introduzido a 8 de agosto, para aumentar a diversidade de filmes galardoados, mas tal decisão resultou numa onda de críticas por parte de membros da organização, jornalistas e, até, fãs.

Pode ler-se no comunicado oficial da Academia: “Enquanto se mantém empenhada em celebrar o vasto espectro de filmes, a Academia anunciou hoje que não vai apresentar a nova categoria dos Oscars nos próximos 91.º prémios“.

A Assembleia de Governadores da Academia continua a discutir o assunto, e vai examinar e procurar informações adicionais sobre a categoria. No entanto, foi ainda comunicado que “a Academia reconheceu que implementar qualquer novo prémio nove meses depois do começo do ano cria desafios aos filmes que já foram lançados“.

“Tem havido uma ampla variedade de reações à introdução de um novo prémio“, assumiu o diretor executivo da Academia, Dawn Hudson, “e nós reconhecemos a necessidade de nova discussão com os nossos membros“.

Prova disso é a controvérsia surgida depois de a Academia ter clamado que os melhores filmes populares também poderiam vencer o Óscar mais apetecido – o de melhor filme.

Inúmeros jornalistas de cinema criticaram, então, a organização por ter tomado esta decisão no mesmo ano em que Black Panther, um filme tido como comercial e portanto popular, atira também as suas balas à categoria mais prestigiada.

As outras mudanças para os Oscars 2019, relativas ao encurtamento da duração da transmissão televisiva da cerimónia e à apresentação de seis a oito das 24 categorias durante os intervalos, vão ser mantidas.

A 91.ª cerimónia dos Oscars ocorre a 24 de fevereiro, no entanto, a edição de 2020 será antecipada para o dia 9 de fevereiro.

O Conselho de Governadores justifica as alterações com a necessidade de corresponder às sugestões apresentadas pelos membros, no sentido de “manter a relevância dos Óscares e da academia num mundo em mudança”.

A cerimónia deste ano, que distinguiu com o Óscar de melhor filme “A forma da água”, de Guillermo del Toro, foi a menos vista de sempre.

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …